Olhares sobre o ESC2016: Chipre



Chipre
Intérprete(s): Minus One
Tema: Alter Ego



André Moreira - Vamos recordar a música do ano passado… já ninguém se recorda porque adormeceu na hora de a ouvir. Era por ventura uma das minhas preferidas. Este ano o Chipre inverte totalmente o seu papel. “Alter Ego” consiste num rock envolvente, com um toque forte que promete acordar até os mais distraídos. Minus One são uma banda cujo vocalista tem um ótimo alcance vocal e muita presença em palco o que jogará a seu favor. Na minha opinião “Alter Ego” está muito bem produzida tendo momentos de cânone instrumental muito bem conseguidos. Uma música para descomprimir depois de um mau dia. Não sei se vai agradar ao público votante tal como tem agradado aos fãs mais atualizados. Penso também que não vai ter muita facilidade em passar como se faz parecer, mas ao mesmo tempo considero que o Chipre tem oportunidade de proporcionar um enormíssimo momento musical, recheado de pirotecnia e de energia.

7 pontos


André Pereira - E Chipre finalmente trouxe a sua melhor canção ao concurso! No ano passado o grupo tinha uma grande canção na final e era a minha favorita mas acabou por perder para uma canção mais secante. Tanto a letra como o instrumental são excelentes e claro a voz de Francis é das melhores deste ano!

8 pontos


Daniel Fidalgo - A canção rock desta edição. Gosto bastante do timbre do vocalista da banda e considero o tema suficientemente capaz de levar o Chipre até à final, mais uma vez. O que coloca os Minus One numa certa posição de segurança é o facto de Alter Ego ser completamente diferente de todas as outras canções a concurso este ano. Como tal, o Chipre não passará despercebido, o que é vantajoso. A qualificação deste tema na final é uma incógnita para mim, mas pelas semifinais não deve ficar.

8 pontos


Fabiana Silva - Não sou a maior fã do G:Son, mas dessa vez ele acertou em cheio. “Alter Ego” é um excelente pop-rock, que não te deixa ficar parado (e que merece a posição alta nas casas de apostas). A batida é cativante e a parte do ‘take it on’ fica na cabeça. Além disso, o estilo da música consegue mostrar bem quem o Minus One é musicalmente falando. Como defeito, contudo, devo apontar a letra, que é bastante melosa e não condiz com a energia e com a pegada rock do instrumental. Não os vejo vencendo, mas, com certeza, os vejo na final.

7 pontos


Fernanda Ribeiro - Canção euro-pop, feita à medida do concurso da Eurovisão! Não apresenta nada de original, não trás nenhuma surpresa aos fãs (e até os não fãs) do concurso. O vídeo não sendo mau, também não é inovador, pelo que não espero nada de novo ou surpreendente em palco. São três minutos gastos em nada de especial.

Hugo Sepúlveda - A meu ver, Chipre traz uma proposta bem melhor que a de 2015, e se essa chegou à final, esta também deveria, o que não sei, sinceramente, se vai acontecer. Tem um instrumental que facilmente pode agradar e é um tema que pede muita força ao vivo. É um pop-rock bastante bom, mas que se acaba por perder e ficar esquecida perante os gostos dos fãs eurovisivos.

5 pontos


João Diogo - Chipre surpreendeu-me, e muito, pela positiva este ano. Recorrendo aos serviços de Thomas G:Son, o país aposta num tema pop/rock muito bom, cheio de energia, bastante comercial e radio friendly. Destaca-se de todas as outras músicas desta semifinal o que só joga a seu favor. Para Estocolmo prevejo uma apresentação simples com maior ênfase no jogo de luzes e pirotecnia.

12 pontos

Nelson Costa - Uma das minhas canções favoritas do ESC2016. Encaixa bem no meu estilo musical. São três minutos de puro pop-rock “fora da caixa”, que deve agradar não só aos roqueiros, mas a todos! Espero que a performance em palco de Estocolmo seja cheia de energia, bons planos de câmara e de efeitos de luz, como o tema bem merece. Uma excelente parceria cipriota-sueca que deverá posicionar Chipre nos bons resultados eurovisivos, como já não acontece há mais de uma década.

12 pontos

Patrícia Gargaté - É completamente destacada de todas as outras nesta semifinal e isto pode render pontos. Se bem que me dá ares a Turquia 2011 (que eu adoro de coração) e não correu nada bem. Espero uma boa atuação ao vivo, tem potencial para preencher o gosto de um público-alvo que pode não identificar-se tanto com os outros temas, boa sorte Chipre!

8 pontos

Pedro Fernandes - Este ano é decididamente o ano em que os patinhos feios se tornam cisnes. Se me dissessem que este tema tem dedinho do Thomas G:Son não acreditaria pois julgava que a praia dele fosse mais o Pop mas revelou aqui que também sabe dar-nos o poder do rock! Espero bem que estejam a trabalhar bem os pormenores da apresentação em palco, pois este tema tem tudo para sair de Estocolmo com uma grande classificação!

8 pontos

Rui Ramos - O Chipre vai do 8 ao 80! E ainda bem. Este 'Alter Ego' pop-rock muito radiofriendly levará o público ao rubro. O vocalista dos Minus One está nas suas quintas e confesso que vozes como a dele são das minhas preferidas... Se o Chipre no ano passado conseguiu um lugar na final, este ano merecia a vitória! Passagem quase segura. Partam a louça toda gajos!!

5 pontos

Sérgio Rego - Não há muito a dizer. Uma proposta pop-rock com um refrão muito orelhudo e eficaz. Goste-se ou não, o produtor sueco G:sson sabe o que faz. É sem dúvida uma das minhas favoritas este ano e tenho quase a certeza que Chipre já está com um pé na final!

8 pontos


Total: 88 pontos


Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

4 comentários:

  1. Não gosto nada de lobos mas gosto muito desta toada. Sabendo tratar-se de um estilo roqueiro, comecei logo a imaginar outra coisa, muito barulho, vozes a gritar desalmadamente, já roucas por isso mesmo, enfim, uma composição sem nexo. Mas quando comecei a ouvir fiquei deliciado. Dou: 8 pontos e quero acreditar que vai ter uma final.

    ResponderEliminar
  2. Isto tem de ir à final! Se o ano passado conseguiram com aquela "coisa", este ano também o conseguirão. E na final estou a torcer por um top 10! A par de "La La Love" é a melhor canção alguma vez enviada por Chipre! 10 pontos

    ResponderEliminar
  3. muita energia em palco, numa proposta bem agradável de se ouvir... lugar na Final, bem merecido - 7 pontos

    ResponderEliminar
  4. Onde é que está o rock nesta canção? Quem chamou a isto pop-rock? Isto é só pop, senhores. De rock tem zero!

    ResponderEliminar