Olhares sobre o ESC2011 - Noruega


Canção: Haba Haba
Intérprete: Stella Mwangi



André Caiola: A Noruega foi buscar algo que outros países como Portugal já podiam ter feito há muito tempo: apostar em sonoridades diferentes. Acho que o resultado é muito bom : apresentação simples mas harmoniosa, música marcante (principalmente o refrão). Apesar de não ser a minha favorita, está entre as melhores do ano. De certeza na final e posteriormente no top10.

(8 pontos)

André Marques: A Noruega fez este ano uma escolha muito inteligente. Uma cantora e uma canção bastante carismáticas. Vai marcar pela diferença e conseguir uma boa classificação.

7 pontos

Anita Santos: A Stella Mwagi é uma cantora muito expressiva e divertida em palco. Ela consegue animar os espectadores, mas acho que a voz dela não a favorece ou a música é que não favorece a voz dela. No entanto gostei da música, é divertida. Dou-lhe

5 pontos

Eurico Alves: Surpreendente esta escolha norueguesa. Depois da “deprimência” de 2010, chega-nos algo animado e fora do comum. Mas nem tudo são coisas boas e esta canção demonstra uma grande “falta de sal”… parece que falta algo; vejo-a como sendo carente de originalidade e de (não é bem o termo certo mas é o que encontro) classe pois cai muito no populismo. Estou inclinado para um melhoramento do instrumental, mas não sei se basta. Ganhar não ganha, passar é possível… É uma incógnita que não me faz criar grandes expectativas.

3 pontos

Gerardo Rodrigues: Agora parece que fui transportado para algures na Jamaica. Confesso que musicalmente gostei mais das propostas da Noruega dos ultimos anos, mas uma variedade de géneros é saudável, mas não se relaciona com o País. É um tiro no escuro, muito repetitiva, o que por um lado empobrece a canção, mas por outro lado, fica logo no ouvido (e a zucrinar a cabeça...). Não tem grande demonstração de possiveis potencialidades vocais. É apenas uma canção de entretenimento durante os 3 minutos. Passagem à final?

5 pontos

Gil Silva: A Noruega este ano leva ao ESC algo mais animado e que me agrada no entanto não me fascina. Musica cativante, interprete carismática que irá por todos a dançar um pouco. É quase certa a passagem à final.

7 pontos

Gonçalo Pedrosa: É daquelas músicas que de tão medonha por vezes consegue resultar... Mas por várias vezes o público já arrasou com músicas cujo guarda roupa seja hediondo e a coreografia a cheira a ridículo... Não prevejo coisas boas para esta música...

3 pontos

Nuno Carrilho: Novamente a Noruega defende uma cultura que não a sua! Uma canção com ritmos africanos que em nada faz lembrar a Noruega! Não era a minha favorita na Final Nacional, mas foi uma das melhores actuações! Apesar de ter um instrumental bom, a letra da canção deixa muito a desejar, o que poderá fazer o júri a esquecer o tema na hora de votar. O facto de ser muito parecido com um hit do Verão fará sucesso dentro das camadas mais jovens! É um dos temas favoritos á vitória final e tem um lugar na final garantido!

8 pontos

Paulo Morais: O país nórdico que nos habituou a ritmos bem diferentes das suas raízes, este ano não fugiu à excepção e envia uma bela cantora negra, com uma mensagem bem positiva sobre o poder do acreditar e nunca desistir, valorizando sempre tudo. Desta forma este país acredita que a Final é possível. Acredito que vai mesmo chegar lá. O seu refrão repetitivo, mas cativante leva-me a dar-lhe:

10 pontos

Pedro Sá: Um perfeito horror. Uma tentativa barata de misturar “Born This Way” com “Waka Waka”. Perfeitamente patético. Estou a ver esta canção a ser totalmente dizimada pelos júris.

0 pontos

Total: 48 pontos

4 comentários:

  1. A Born this way nem tinha sido lançada quando a Stella ganhou, por favor --' !Como é possivel fazer um comentario deste tipo?!

    ResponderEliminar
  2. Ah, por favor, Pedro Sá, horror é a música de Portugal, que não tem ritmo, nem o povo tem voz e a letra é muito brega. Portugal poderia inovar em suas músicas. Não estou surpreso que de todos os 54 Eurovision que já houveram até agora, Portugal nunca venceu NENHUM.

    ResponderEliminar
  3. Uma confusao de Born This Way com Express Yourself(1989) certamente. E mais confusa fico eu pois nao concordo para nada. Com a Waka Waka ate que parece so um pouquinho mesmo.

    ResponderEliminar
  4. Pelo amor de Deus... o sr Pedro Sá pôs em palco a Filipa Ruas com 2 Ferrero Rochers a gritar "4, 3, 2, 1, fujo à tesao".... e acha que esta canção é patética? lol Haja noção da realidade...

    ResponderEliminar