Olhares sobre o ESC2014: Ucrânia

Intérprete(s): Maria Yaremchuk
Canção: Tick-Tock



André Moreira:
Depois de terem enviado Zlata com o poderosíssimo "Gravity" (minha preferida do ano passado), esperava algo no mesmo registo ou da mesma qualidade. Tamanha desilusão quando Tick-Tock vence a final nacional. A música conseguia ser melhor na versão original do que a atual. Maria Yaremchuk tem carisma e uma presença em palco agradável, mas o tema não é de todo o meu estilo. As rimas parecem forçadas, soam a pouco e não são impactantes. Porém, num todo, a música tem, na minha opinião, o suficiente para passar à final. Nesta não vejo grandes características para um TOP 15. Estou espectante com a performance. 

5 pontos

Eurico Alves: É uma das minhas grandes favoritas. Canção moderna, atrevida e com o seu quê de expectante e sedutor; tem tudo para surpreender em Copenhaga e não tenho dúvidas de que o fará. Mais uma grande aposta da Ucrânia que merece o melhor dos lugares. O ESC precisa disto!!

12 pontos

Fabiana Silva: Ao contrário da Rússia, a Ucrânia pode receber votos em apoio a sua situação política. Devo admitir que "Tick-tock" melhorou consideravelmente a letra e a melodia (bye incesto), mas, para ficar bom, só trocando de música. Tirar a introdução que queria ser étnica ajudou, mas a proposta lembra muito o começo dos anos 2000. Ainda assim, a Ucrânia aparece na 7ª posição nas casas de apostas e vem recebendo elogios desde que a nova versão foi apresentada. Pessoalmente, não gosto de Maryia ao vivo: a finalização de algumas frases é falha e ela não tem lá muito carisma e intimidade com a câmera.

3 pontos

João Diogo: A Ucrânia andou bastante indecisa este ano e acabou por estragar uma música da qual eu gostava. Defendo que a primeira versão desta música é a melhor das que já apresentaram. A música ficou vazia, demasiado descomprometida e bastante repetitiva. O refrão consegue ser catchy, e o tick-tock é universal, mas o resto da música não é grande coisa. Mesmo assim, deve seguir em frente.

5 pontos

Nelson Costa: “TICK TOCK” ou “BOOM BOOM CHAKA CHAKA” será, para muitos, a canção mais “catchy” deste festival. Mas… quantas vezes já ouvimos isto antes? Uma letra mediocre, interpretação básica, pouco “power” e nada marcante, um ritmo previsível… fazem desta canção facilmente esquecível aos meus ouvidos. Contudo, acredito que a Ucrânia possa ainda apresentar em Copenhaga uma versão melhorada que lhe possa dar uma reviravolta nos resultados.

3 pontos

Patrícia Gargaté: Sempre pensei que as alterações pudessem transformar esta canção em algo mais interessante, mas não. O nível manteve-se e Tick-Tock, apesar de ficar no ouvido, fica longe de ser uma das melhores a concurso. É provável que passe à final, afinal, estamos a falar da Ucrânia.

7 pontos

Paulo Morais: Este Tick Tock ucraniano não me convence praticamente nada. A Maria por outro lado já me convence e muito, dona de uma beleza natural, agarra  bem a canção e vai tornar o pouco em muito, a Final não deverá escapar-lhe, mas não irá para o pódio…

5 pontos

Pedro Sá: Parecia fraquinha...mas ficou boa e moderna! Mais uma grande classificação para a Ucrânia a caminho!

7 pontos

Rogério Berrucho: Mariya Yaremchuk, com “Tick-Tock”, faz-me lembrar a Ani Lorak de 2008, embora sem a mesma força. A canção é forte e com uma atuação mais trabalhada que a da final nacional tem tudo para vingar e chegar à final e até aos lugares cimeiros da geral classificativa.

10 pontos

Sânio Silva: A música sofreu grande transformação, e agora pode ser muito perigosa. Há potencial para uma apresentação de impacto com uma boa coreografia, e isso deve acontecer já que a Ucrânia é conhecida por trazer surpresas para o palco do Eurovision. É um tema pop simples, cativante, e extremamente memorável. Não deve ser a grande favorita de ninguém, mas deve arrancar alguns votos para se classificar, e até mesmo chegar ao top 10 na final.

7 pontos

Total: 64 pontos


Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores.

3 comentários:

  1. Desta vez elejo o André Moreira, parecia pràticamnete impossível depois da abordagem pouco simpática que ele fez a propósito do tema russo que ainda por cima está no 1º lugar do meu top e por isso exijo respeito nesse ponto sensível (lol), o João Diogo, a Patrícia Gargaté, o Paulo Morais e o Rogério como os comentadores que nos diferentes aspectos qur focam se aproximam muito das minhas ideias sobre mais esta talentosa participação ucraniana que também está no meu top 10 (geral) na 8ª posição.

    ResponderEliminar
  2. Não é preciso exagerar: esta canção é assim-assim de agradável mas se quisermos ter um pouco de espírito crítico bem afiado ela é um pouco sem sal. Não a vejo articular-se como novidade: o "Quero Ser Tua" é mais novidade na Eurovisão do que este tick-tock... pois parece que já ouvi este estilo várias vezes no CEC, ora digam-me lá que não é verdade?

    É um pouco como uma prenda pichisbeque embrulhada num belíssimo papel de celofã, bem brilhante. Muita embalagem, pouco valor. Não percebo nada da letra porque é cantada no parolo inglês. Mais do que nunca eu esperava ouvir este ano o ucraniano na Eurovisão.

    Claaaaro que ela está na Final! E voará alto. Ou não houvesse muitos justiceiros por essa Europa fora. Seria uma lástima se ganhasse...

    6 pts

    Rui Neiva

    ResponderEliminar
  3. Portanto, Moreira, não é impactante? É isso que queres dizer?

    ResponderEliminar