Olhares sobre o ESC2014: Bélgica
Intérprete(s): Axel Hirsoux
Canção: Mother
André Moreira: Com palavras fáceis, uma mensagem fácil e tão sincera
não há como ficar indiferente. A melodia é realmente simples mas a composição
está bem pensada. Uma balada realmente potente na voz imprevisível e comovente
de Alex Hirsoux. A simplicidade da performance, o tom dramático e a letra
facilmente entendida tornam a aposta da Bélgica um tanto especial. Por mim é
merecedora da grande final mas não muito mais que 15º-20º lugar.
6 pontos
Eurico Alves: Compreendo que muitos achem que aqui há muita
qualidade (que há) aliada a uma grande voz. A mim parece-me tudo muito
exagerado e chega a cansar-me. Considero a participação da Bélgica uma
incógnita este ano. Eu não gosto, mas são gostos…
1 ponto
Fabiana Silva: Tenho um pouco de sono ouvindo "Mother",
mas é inegável o poder vocal e o carisma de Axel Hirsoux. Como canta o rapaz!!!
Ele também sabe transmitir muita emoção através de sua voz, controlando bem
graves e agudos, falsetes, volume... A letra da canção é o extremo do clichê -
tem tudo que uma canção sobre mãe deve ter: a mãe é protetora, a mãe é
superior, a mãe anima, a mãe ajuda, a mãe protege, etc. Entendo que a Bélgica
esteja tão bem colocada nas casas de apostas, mas não pela música em si, mas
pelo que o intérprete fez com ela no palco.
7 pontos
João Diogo: Sublime, do início ao fim. O Axel tem uma
interpretação fantástica e a letra é muito tocante. A apresentação deve
manter-se simplista, apenas com o Axel, a dançarina (que deve ser de alguma
idade para encarar a personagem de mãe) e talvez um pianista. O jogo de luzes
vai ser muito importante. Temo que passe algo despercebida entre algumas
baladas que conquistam mais à 1ª audição. Por isso, a Bélgica tem de
se destacar seguindo a via que enunciei em cima. Alguns irão achar isto
extremamente secante.
8 pontos
Nelson Costa: “Mother” presta homenagem a todas as
mães, avós e mulheres do mundo. É um tributo tocante vindo de um cantor
talentoso, que está realmente a cantar do coração. A mensagem passa para o
espetador, por isso, sou de opinião que irá atingir o top dos tops deste
festival. Falta, contudo, mais “soul” na sua voz e mais originalidade na melodia! Olhando para o
tema da canção e para este tributo às mães, não posso deixar de comparar a
canção com o mesmo título que representou a Rússia em 2009 (“Mamo”, em russo),
esta sim ainda hoje uma das mais marcantes de sempre da Eurovisão.
8 pontos
Patrícia Gargaté: É a canção mais emocional a concurso. Apesar de a
adorar tenho consciência que não é do agrado de todos, o que pode prejudicar o
resultado para a Bélgica. Uma não passagem à final seria mais que injusto mas
sim um absurdo, dada a qualidade das canções no seu todo.
12 pontos
Paulo Morais: Gosto da voz do cantor, mas já do hino à mãe nem por
isso... acho dramático demais e choradinho. O cantor merecia uma canção melhor, a
sua excelente voz vai muito certamente ficar na Semi, caso todas as mães
estejam distraídas quando ele atuar, se por outro lado elas perceberem a
mensagem e ficarem todas babadas então uma boa classificação espera este
país…mas cheira-me a flop…
4 pontos
Pedro Sá: Eu sou
suspeito porque o compositor é EL RAFA. E bem, eu gosto. Mas também não ficarei
muito surpreendido se isto for um flop daqueles épicos porque visualmente...é
mauzinho.
4 pontos
Rogério Berrucho: É indiscutível que Axel Hirsoux tem uma excelente
voz, mas a canção, aquela balada sensaborona sobre a mãezinha, faz com que o
cantor seja mal aproveitado. É possível que uma versão alterada e uma
envolvente na atuação possa salvar a coisa, mas não acredito muito. Mas às
vezes há surpresas…
2 pontos
Sânio Silva: A letra trata de uma temática que poucos vão achar
interessante, mas isso não deve comprometer as chances dessa fantástica
candidatura. “Mother” é uma balada muito emocionante, interpretada com muito
profissionalismo por Axel, e a dançarina na apresentação do Eurosong foi um
ótimo elemento de palco. É realmente uma boa canção, mas o importante aqui é a
belíssima voz de Axel, que pode muito bem ser levar a Bélgica para o top 3 e
ser a grande surpresa dessa edição, assim como Chiara foi em 1998.
12 pontos
Total: 64 pontos
Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores.
É óbvio que a presença física do intérprete não é a melhor mas também a maltesa Chiara não primava pela elegância e no entanto teve boas classificações no ESC quase ganhando nas 2 primeiras aparições. A música é belíssima, o tema, enfim, é mesmo para apelar aos corações sentimentais mas a mim o que me comove é a sinceridade que ele põe nas palavras que canta e bem. Seria uma surpresa do tamanho do mundo se este Axel não fosse apurado para a etapa seguinte e aí veremos, ganhar talvez não seja fácil, até porque a juventude que vota não me parece que esteja muito virada para emoções fortes desta natureza. Dos tema analisados até agora só 2 estão no meu top 10, a Rússia no 1º lugar e a Bélgica precisamente no 10º.
ResponderEliminarNão dá para ouvir repetidamente esta música: é deprimente, ao longo do dia. Sentimentos baratos, batida sentimental para uma dança slow... uns sons de garganta em nó... e pode ser como a Noruega em 2004: 4° lugar!
ResponderEliminar7 pts.
Rui Neiva
claro a música nem é feia mas para mim é uma música é um bocado assustadora e tudo (não gosto a de portugal é melhor)
ResponderEliminarPortanto, Moreira, não é impactante? É isso que queres dizer?
ResponderEliminarIsto é uma lamechisse pegada, la etra é primitiva, o mau gosto inqualificável. É o tipo de canção que dá mau nome ao ESC e as mãezinhas por esse mundo mereciam uma homenagem melhor. É por causa de tantos portugueses gostarem deste tipo de lixo que nunca vamos levar nada de jeito à eurovisão, bastava termos uma proposta assim no FdC ficava logo tudo babado. Provavelmente é o único país com uma proposta pior que a nossa, lol. Sinistro a todos os níveis.
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