Olhares sobre o FC2015: Outra Vez Primavera (Yola Dinis)
Tema: Outra Vez Primavera
Intérprete: Yola Dinis
Compositor: Nuno Feist
Letra: Nuno Marques da Silva
Eurico
Alves: Desculpem o extenso comentário, mas acho que um verdadeiro diamante
como este não se deve ficar pelos 90%, por si já satisfatórios, mas ir mesmo
até aos 100%. Passo a explicar: já o
disse e volto a dizer que aquilo que mais me impressiona nas canções do Feist
são os instrumentais (que é para mim a parte mais importante de uma canção),
mas desta vez fiquei surpreendido por esta música ser expulsiva mesmo com um
instrumental minimal, tudo devido à voz da Yola e aos traços de Fado que lá vão aparecendo. Tenho para mim que seria muito
bem aceite lá fora - afinal se temos algo tão nosso que a Europa tanto elogia, porque não arriscar? Canção muito boa tanto a nível vocal como no que
toca à letra (a melhor da noite, longe das palavras básicas de tantas outras,
fazendo lembrar os grandes poemas de outrora), é inclusivamente a única da
semifinal que resultaria no ESC sendo cantada em português, mas ainda assim,
talvez por estar habituado aos fortes instrumentais (chamo-lhe o 'efeito Alvorada'), fiquei com a sensação de que
falta ali algo, daí que ache que o instrumental deva ser refeito principalmente
depois do primeiro refrão, por forma a que a canção não expluda só no final, amenizando assim o risco de
quem a ouve pela primeira vez a considerar monótona. Caso ganhe (ou até mesmo já para a final do FC) espero que façam alterações ao encontro daquilo
que referi, daí que, para já (apenas!) atribuo:
10 pontos
Fabiana
Silva: É a canção mais portuguesa da noite e
é possível sentir tanta coisa apenas ouvindo Yola. Ela é uma fadista impressionante
e sua proposta caiu como uma luva em sua voz e seu estilo - considero Nuno um
dos gênios da composição portuguesa e suas músicas são sempre muito bem
construídas, tendo sempre em mente seus intérpretes. Provavelmente é muito
tradicional para o Eurovision, ainda mais em um ano cheio de baladas.
10 pontos
Fernanda
Ribeiro: Ao que
parece, a favorita dos fãs! Adoro fado, mas há algo nesta música que não me
cativa. Talvez porque ouça muitas vezes fado? Será a voz da Yola? Tem muita
parra e pouca uva. A música soa-me a um pouco plana até ao remate final, onde
finalmente explode (bem), mas, até chegar a este final, mói um bocado. Não
gosto, não desgostando. Eu reveria o penteado e a maquilhagem um pouco pesada
da Yola. Algo mais “nude”, menos elaborado. Só mantinha a cor do batom.
7 pontos
João Diogo:
A primeira coisa que me apraz dizer é: mudem o visual para a final! Não
resultou minimamente em televisão pois deu um ar muito pesado à Yola. Sei que
este é um tema dramático mas isso deve estar mais focado no jogo de luzes, na
coreografia e nos planos de câmara (que foram péssimos nesta atuação). A Yola é
dona de uma voz fantástica e interpreta muitíssimo bem este tema. Precisa
apenas de criar maior empatia com a câmara visto que passou grande parte da
atuação com os olhos fechados. Outra Vez Primavera é um tema forte, intimista e
com alguns toques de fado. Certamente agradaria ao júri.
6 pontos
Luke Fisher:
Por vezes, pouco é muito, e aqui está um exemplo. Não precisa de coreografia,
apenas uma boa cantora com uma canção decente. Eu gosto! Pode parecer uma
canção antiquada, mas há algo de classe neste tema e nesta interpretação. Não
há nada de errado em votar naquilo que conheces e sabes fazer e Portugal
conhece este estilo muito bem.
12 pontos
Nelson
Costa: Yola Dinis tem uma presença em palco marcante e carismática,
saltando logo à atenção. A letra é profunda e, sabendo que se trata de um autorretrato,
mais simbólico se torna. É a canção mais portuguesa desta semifinal, se me faço
entender. O instrumental é muito rico, contudo, para um produto eurovisivo, os arranjos finais têm de ser mais
poderosos. Aqui também se nota que se trabalhou contrarrelógio! Gostaria de ver
outros pontos altos no tema, e não só na parte final, como por exemplo um
início mais arrebatador para captar a atenção de espetadores eurovisivos que,
previsivelmente, não falem português. Gosto da atuação em palco minimalista, contudo, a intérprete não tem de estar com um look tão pesado. Porque não tentar cores mais claras, pelo menos nos acompanhantes em palco?
8 pontos
Nuno
Carrilho: Não há muito a dizer sobre Outra
Vez Primavera: a Yola disse tudo nos três minutos de atuação. Simplesmente
fantástico! Está praticamente pronta para Viena (sim, porque só um milagre tira
a cantora do ESC), algo que uns pequenos arranjos poderão resolver. A prestação
vocal da cantora é talvez uma das melhores dos últimos anos, se não de sempre,
do Festival da Canção! Esperemos o que o público decide sábado! Uma das minhas
favoritas!
12 pontos
Patrícia
Gargaté: Esta mulher canta! Tem potencial para crescer nas preferências no
ESC. E é uma boa para o voto do júri. Aconselho um arranjo musical mais forte e
algo diferente em palco. Eu tenho boas ideias para o palco de Viena (de
Áustria!), venham falar comigo caso estejam interessados ahahah!
12 pontos
Paulo Morais:
De todas as apostas do Feist e do Nuno, esta é para mim a sua segunda melhor
tentativa, apenas superada pela fabulosa “Alvorada”. A Yola é uma boa cantora e
nesta proposta está muito bem, gosto das sonoridades bem portuguesas e da junção
com a voz fadista, precisa apenas de mais segurança. Acredito que numa possível
ida a Viena terá o efeito contrário da “Quero ser tua”, ou seja, agradará aos
júris e muito pouco ao televoto. Ocupa o 1º lugar do meu Top 6.
10 pontos
Sânio Silva: Uma apresentação vocal de tirar o folego. A canção é
simples e tocante, sendo ainda mais bonita quando Yola alcança notas altas. O
arranjo é belíssimo, mas a melodia não é muito memorável. Tem muita qualidade,
mas não peca no quesito competitividade. É o tipo de candidato que muitos devem
gostar, mas poucos vão querer votar no Eurovision.
10 pontos
Total: 97 pontos
Nota: Os comentários de Fabiana Silva e Sânio Silva estão escritos em português do Brasil dada a origem dos autores.
Os comentários de Luke Fisher foram traduzidos do inglês.
Gostei. Há muito boas pistas que a produção deveria aproveitar, quer para sábado, quer para Viena caso ganhe. A ver vamos se hoje não haverá boas surpresas que vão remeter a Yola para um segundo plano das atenções. Acredito que os comentadores do "Olhares" devem ter já outras informações.
ResponderEliminarAchei a voz da Yola no início algo titubeante, nada comparado com a gravação que exibe na sua página do facebook. Que controle a sua emoção, respire fundo e pronuncie bem as palavras porque a letra é muito bonita.
O Eurico Alves tocou em algo importantíssimo: a instrumentação do início, arrancando com o piano (tenho dúvidas se outra sonoridade em substituição ou acrescentada não seria o ideal) e as primeiras palavras (que têm de ser ditas como está na gravação), em suma, os primeiros 20 segundos são fundamentais para cativar a atenção desde o início e, sem sombra de dúvida, esse não tem sido o forte do Feist.
Yola!! x-)
ResponderEliminarSem dúvida a melhor...e penso que não vai ser superada...confio no bom senso dos Portugueses...
ResponderEliminar12 Pontos
A revelação deste FC. Excelente
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