Olhares sobre o ESC2015: A.R.J Macedónia


A.R.J Macedónia
Intérprete(s): Daniel Kajmakoski
Tema: 'Autumn Leaves'





Aáron García-Álvarez - Apesar da mudança que a canção sofreu recentemente e de ter feito com que esta melhorasse muito, sem duvida que esse facto pode fazer com que esta se qualifique para a final de sábado.

7 pontos

Carlos Coelho - Canção com um toque oriental, a piscar o olho ao Leste para que a possa salvar. É o país do quase, que fica sempre quase quase quase à beira da final, mas raramente o consegue. E 2015 não deverá ter um final diferente para esta canção simples e muito pouco marcante.

5 pontos

Eurico Alves - Porque é que eu nunca gosto de canções interpretadas por homens da Macedónia? Pela voz quase sempre rouca; como eu não gosto de vozes roucas… Além disso a canção não é nada de outro mundo, mas admiro o esforço que este país fez. Ainda assim não chega.

2 pontos

Fabiana Silva - Acho a versão do Skopje Fest bem melhor do que a versão final, não só por ser em macedônio, mas também pelo tempo levemente mais acelerado da canção. Daniel tem um vocal muito consistente, além de ser um show de simpatia, portanto o país não terá problemas com ele; porém, acredito que a classificação para a final não é tão certa. Obs.: Ele pode concorrer ao título de mais bonito do ano, pelo menos!

6 pontos

Fernanda Ribeiro - A Macedónia deveria ter mantido a versão original na sua língua e não cantar em Inglês. Estas Folhas de Outono perderam um pouco a sua garra inicial, sacrificando a sua raiz dos Balcãs para uma sonoridade um pouco mais moderna. No entanto, não deixa de ser uma bonita canção que muito certamente será bem pontuada.

7 pontos

Gonçalo Vieira - Um revamp que mostrou-se como uma grande surpresa! Após a vitória de Daniel na seletiva macedónia, as esperanças de apuramento mantiveram-se muito baixas. Até que saiu a versão em inglês e consequentemente a final de “Autumn Leaves”. A proposta deste país balcã parece ser uma das melhores desta semifinal, muito por causa da diferenciação de outros temas a concurso. A voz do Daniel é sem dúvida uma garantia para a Macedónia, sendo que uma prestação em palco segura e original poderá levar o país à final de novo. 

8 pontos

João Diogo - O maior problema desta música é que se torna esquecível e perde-se facilmente no meio das outras. Quero gostar mais deste tema mas falta-lhe alguma coisa que o torne mais marcante. A apresentação em palco poderá decidir o destino da Macedónia no ESC2015.

6 pontos

Patrícia Gargaté - A música em inglês não soa mal mas não compreendi a mudança. Provavelmente pode ser uma das injustiçadas desta edição. Traz pouco plástico ao festival e eu gosto disso, plástico cada vez há mais. E ainda por cima consegue ser moderna sem grande artificialidade. Mas vá, preferia a versão na língua original ainda assim são os meus primeiros 12 pontos nesta edição do olhares.

12 pontos

Paulo Morais - Adoro a voz do Daniel e gosto da sua “ Autumn Leaves”, na língua nacional seria muito mais forte. Apesar de gostar, não acredito na sua passagem à Final, vai ficar perdida ali no meio… 

8 pontos

Rui Ramos - Não era a minha favorita na final nacional deste país mas venceu. Daniel Kajmakoski sobressairia mais se cantasse 'Autumn Leaves' na sua língua materna. Em Viena, sem uma apresentação tão fantástica, como a do videoclip, será esquecida na hora da votação.

0 pontos

Total: 61 pontos

Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

5 comentários:

  1. Confesso que apreciei muito mais esta música na sua língua materna. A mudança para o inglês pode ter acabado com todas as hipóteses de a Macedónia passar à final. É pena...

    Pontuação: 5 pontos

    ResponderEliminar
  2. Em Macedónio e com versão mais rapida...ñ desgosto desta versão mas ñ consigo prever um resultado,gostava que fosse á final mas ñ sei ñ .

    ResponderEliminar
  3. O arranjo é melhor que o inicial, deu uma cadência gostosa para a música.

    A música fica ainda mais próxima se eles apostarem em um palco mais lúdico, menos sério. O natural é partirem para um palco escuro, sóbrio. Eu iria para um clima mais leve, claro, fofinho mesmo, próximo ao do videoclipe. Porque se Malta demonstrou em 2013 que dá pra ter um palco colorido e lúdico, sem ficar carnavalesco, a Macedônia deveria aproveitar a receita. Mas é a Macedônia. Não sei se devemos confiar.

    Daniel Kajmakoski tem uma voz limpa e clássica, que vai chamar a atenção justamente por sua sutileza. Daniel não precisa gritar pra mostra seu valor.

    8 pontos

    ResponderEliminar
  4. Rui Ramos...0 pontos? Vá lá sejamos coerentes...ou afinal estas apreciações têm um objecto cómico?

    ResponderEliminar
  5. Uma canção despretensiosa, com um refrão particularmente cativante. Gosto qb. 5 pontos.

    ResponderEliminar