Olhares sobre o ESC2015: Espanha


Espanha
Intérprete(s): Edurne
Tema: 'Amanecer'



Aáron García-Álvarez - Na realidade a minha nacionalidade não me permite votar a canção do meu país com liberdade. Mesmo assim, e a partir da minha outra nacionalidade, a portuguesa, posso dizer que Espanha envia este ano uma grande voz, com uma canção que no poema pode resultar fraco mas que não precisa de muito mais para dar nas vistas e motivar o voto do público e do júri.

10 pontos

Carlos Coelho - Ao contrário do Reino Unido, a expectativa gerada em torno desta canção só podia dar em desilusão para os fãs e esta pressão mediática só parece ter um fim possível: um flop estrondoso.
A melodia é boa, a letra satisfaz, a produção é profissional, a cantora é bonita. Porém o conjunto é muito mais fraco que a soma destas partes fortes todas. A canção tem uma vertente étnica que não bate certo com o ar Barbie frágil de Edurne. A canção cresce mas o refrão é mais fraco que as estrofes. Gostava de gostar mais desta canção e acho que é esse o sentimento geral. Preferia a linha de Pastora Soler e Ruth Lorenzo.

7 pontos

Eurico Alves - Alguém me explica o histerismo de tanta gente com esta canção? Não vejo aqui nada de especial a não ser um refrão arrastado que se redime com um corpo da canção entusiasmante e cativante, mas que ainda não serve para salvar o tema.

4 pontos

Fabiana Silva - A TVE fez muito alarde para pouca coisa – “Amanecer” não é tudo o que eles venderam e Edurne não é a cantora mais segura vocalmente e mais carismática do mundo. Não é que a canção seja ruim, mas é menos do que disseram que ela seria. A cantora se daria melhor com um tema mais dançante e menos técnico, enquanto o tema seria mais bem interpretado por uma cantora com mais presença de palco e com mais potência vocal. O fato de ser, para mim, a menos interessante do Big-5 mostra o quão forte o festival deste ano está pois, em anos anteriores, ela seria até uma das favoritas

7 pontos

Fernanda Ribeiro - Este ano nuestros hermanos apostam numa balada de som muito épico, quase como que um pequeno hino. Claro que a música tem um elemento algo repetitivo, mas não deixa de ser uma aposta fortíssima, na voz da Edurne, que a defende muito bem. Peca pelo vídeo promocional que embora contenha uma forte produção cinematográfica, cola-se demasiado ao Senhor dos Anéis, numa enorme falta de originalidade: só faltou Gandalf mas Edurne tenta lembrar Cate Blanchett e os Elfos? Um Top3 dependerá da forma como esta canção for apresentada em palco. Tudo pode correr muito bem se os Elfos ajudarem, mas também corre o risco de não atingir a posição almejada, se os Orcs atacarem! Mas, quem não arrisca...

10 pontos

Gonçalo Vieira - Uma das canções mais fortes desta edição! Espanha, pelo bem ou pelo mal, nunca é a mesma quanto aos seus temas da Eurovisão. Gosto particularmente da voz da Edurne, que aliada com a beleza da artista, uma maior ênfase é dado ao impacto em palco. A canção tem uma grande força, sendo que no ESC poderá mesmo surpreender aqueles que não valorizam a canção.

8 pontos

João Diogo - Aposta muito forte dos nossos vizinhos que apontam à vitória este ano. É um tema moderno, comercial e com uma batida viciante. Vê-se bem a mão de Thomas G:Son aqui. Edurne parece não comprometer ao vivo, mas a verdade é que ainda não vimos como ela segura o tema enquanto dança. As variações de voz resultam estranhamente bem. Espero que Espanha não estrague tudo, como em 2009, com tanto malabarismo em palco

12 pontos

Patrícia Gargaté - O tema espanhol é bom e nota-se muito esforço por conseguir algo com impacto, esforço esse que Espanha tem feito ao longos dos últimos anos, o que se tem refletido em bons resultados. A jogar cada vez mais forte, este país está a mudar de liga e a passar para o lado dos “grandes”. Edurne está de parabéns, tem uma voz e presença fantásticas!

10 pontos

Paulo Morais - Não entendo o mal-estar espanhol por causa deste “Amanecer”! Para mim é uma excelente aposta, pode ter o dedo sueco, mas não deixa de ser interessante. Edurne, para além da sua beleza natural, tem uma boa voz e vai transmitir uma boa imagem do seu país. Espero uma apresentação poderosa, mas sem cair em exageros e ridículos circenses. Apesar de gostar muito desta canção, gostaria que a Edurne cantasse algo mais moderno, sensual, mais ao seu estilo. Adorava que ganhasse, mas não me parece

12 pontos

Rui Ramos - Confesso que não gostei muito desta música no início. Prometeram tanto e eu esperei (tanto) por algo melhor. Mas não nego que é uma fortíssima aposta dos nossos vizinhos com um refrão que não sai da cabeça. E a lindíssima Edurne só por ser tão lindíssima vai cativar votos!

7 pontos

Total: 87 pontos

Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

Sem comentários