Olhares sobre o JESC2015: Albânia



Albânia
Intérprete(s): Mishela Rapo
Tema: Dambaje



Fabiana Silva - Se ouvisse essa música em outro contexto, jamais pensaria que ela é albanesa. Particularmente, é uma das minhas preferidas! Ela se destaca por ser diferente de todas as rivais e por seu ritmo contagiante. Não é a melhor da noite nem tem chances de vitória, mas fará o público cantarolar ‘dibidibidandaie’. Quanto à Mishela, ela é uma grande interprete e, sem dúvida, não decpcionará em Sofia.

07 pontos

Gonçalo Vieira - Tal como esperava, a Albânia melhorou imenso a sua canção desde a versão da final nacional para a do JESC. Temos aqui uma das melhores canções do ano! "Dambaje" é atual, cativante, jovem e sem as complexidades que não são adequadas de todo a este concurso. O albanês continua a ser uma língua simpática para canções e isto nota-se aqui. Há apenas um senão: tendo em conta as prestações em palco da Albânia no JESC, acho que poderemos ter aqui uma chance falhada de haver um bom resultado para este país. Gosto, contudo, da simplicidade. A ver vamos como é que essa mesma simplicidade ficará espelhada em palco.

10 pontos

João Diogo - A Albânia traz-nos um tema muito interessante, com um ritmo e uma sonoridade que cativam. A língua albanesa encaixa perfeitamente e dá até vontade de acompanhar a Mishela. O ponto menos positivo desta música será talvez o facto de se tornar monótona, precisava de um ponto alto que a fizesse ficar na memória.

07 pontos

Jorge Leiria - Com o tema Dambaje, a Albânia apresenta-se a concurso com uma música bastante inteligente. O ritmo presente na canção é contagiante, assim como o tema da letra que apela à união entre diferentes países, usando a música como elo de ligação. O refrão é, no entanto, o grande trunfo da Albânia, pois fica facilmente na cabeça de quem ouve e é facilmente reproduzido por qualquer pessoa, podendo arrecadar pontos valiosos.

10 pontos

Nuno Carrilho - Naquela que será a segunda participação do país no concurso, a Albânia traz um tema que apela à união e à diversidade. Com um refrão que fica facilmente na cabeça e com uma mensagem bastante direcionada para o júri, é uma candidatura com tudo para singrar. Contudo, a prestação em palco será determinante para a classificação final… Apesar de gostar bastante, duvido que fique na primeira metade da classificação.

08 pontos

Patrícia Gargaté - Confesso que à primeira audição achei a música um pouco repetitiva. Mas é uma aposta engraçada, que pode dar uma boa atuação em palco. A Mishela tem uma voz muito bonita.

08 pontos

Pedro Fernandes - Uma canção alegre, com ritmos africanos, o que acaba por ser curioso vindo da Albânia. A Mishela tem uma voz bastante agradável mas, apesar disso, o tema acaba por se tornar monótono não sendo, por isso, uma das candidatas à vitória.

06 pontos

Pedro Madeira - Canção com “tons” étnicos que a fazem sobressair num ano em que o JESC está especialmente fraco. A voz madura da cantora dá-lhe um toque especial e faz com que se torne mais quente. Deverá ficar bem classificada!

07 pontos

Salomé Silveira - A Albânia apresenta-se com uma canção que transmite uma mensagem alegre com um espírito positivo que apela à paz e ao amor, na voz de Mishela Rapo, que é dona de uma voz madura com alguma técnica vocal. Em palco demonstra descontração durante a sua atuação doce, conseguindo transmitir a mensagem da música.

08 pontos

Total: 71 pontos 

Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

Sem comentários