Olhares sobre o ESC2015: Suécia


Suécia
Intérprete(s): Måns Zelmerlöw
Tema: 'Heroes'


Aáron García-Álvarez - A Suécia volta a surpreender-me este ano. Gosto do tema e não descartaria a hipótese de voltar a ver a Eurovisão acontecer neste país já em 2016. Boa melodia, original, única é um refrão que fica na mente. A apresentação no Melfest foi fabulosa... simplesmente tem tudo o que é preciso para ganhar!

12 pontos

Carlos Coelho - Fora as semelhanças com Avicii e outros êxitos actuais, é a canção da casa (a Eurovisão pode ser em Viena ou Baku, mas tudo é sempre feito pelos suecos). E a casa, tal como nos casinos, nunca pode perder. Não irá vencer, mas também não é esse o objectivo da SVT, é apenas fazer da Eurovisão uma finalíssima do seu Melodifestivalen. A canção é boa, o cantor também, mas tudo parece um exercício de “overthinking”, de tal forma que falta alguma verdade, alma e genuinidade à música. E por vezes, menos é mais.

6 pontos

Eurico Alves - Aqui está a Suécia, sendo a Suécia a mostrar à Europa o quão boa é e a humilhar países como o nosso que também têm uma longa tradição no modelo de seleção nacional mas a última vez que o produziu decentemente foi em 2010. Vejo a Suécia a ganhar a competição deste ano, não sendo a minha favorita, mas a dar 10-0 a mais de metade das canções a concurso. Ganha na alegria, ganha na originalidade cénica, ganha na força e no investimento. Canção animada, cativante… enfim, uma grande aposta para o certame. Força!

8 pontos

Fabiana Silva - Era o melhor conjunto do Melodifestivalen e, com certeza, fará um bom papel em Viena, mas ainda segue os moldes básicos da música sueca (é muito interessante e bem produzida, mas ainda é comercial demais para o meu gosto). Não sei como eles se apresentarão em Viena, mas eles precisam de algo mais impactante que aquele bonequinho da final nacional; caso contrário, as comparações serão inevitáveis e isso pode ser prejudicial para o país. Quanto ao cantor, Mans é uma excelente escolha, pois canta bem, têm intimidade com as câmeras, é carismático e bonito. 

8 pontos

Fernanda Ribeiro - Imagine que começa Johnny Cash a cantar e segue para uma melodia muito do estilo  de David Guetta! É Mans Zelmerlow a cantar o forte tema Heroes, aposta da Suécia que nunca brinca em serviço. Não é nada original, mas é diferente de todas as outras canções a concurso. No vídeo da actuação do Melodifestivalen, o Mans é apoiado pela projecção holográfica de uns bonecos tipo “gnomos” que preenchem a canção. O refrão é forte e puxa pela audiência, mas desconheço o impacto desta canção sem a referida projecção holográfica, caso não seja utilizada no palco da Eurovisão.

10 pontos

Gonçalo Vieira - Heroes é uma das canções favoritas à vitória deste ESC2015, sendo que, na minha opinião, é merecedora de tal. Interpretada por um dos mais talentosos cantores da Suécia,  a canção que este país nos traz este ano é original, cativante e boa ao mesmo tempo. Na verdade, o que distingue este tema é a interpretação de  Måns que faz com que haja distinção deste tema em relação a outros. Por ser a Suécia, por sabemos que este país é muito forte na promoção dos seus temas, não me admiraria nada que houvesse uma vitória sueca na edição 2015 da Eurovisão. 

12 pontos

João Diogo - Altamente sobrevalorizada pelos eurofãs. Não é que a música seja má mas não é a obra-prima que muitos pintam. O instrumental lembra uma quantidade de músicas diferentes, é o típico pop sueco! É moderno, é comercial mas é vazio. Não transmite nada. A apresentação em palco é soberba ... mas isso não chega!

6 pontos

Patrícia Gargaté - Este país raramente pensa mal e claro que este ano não é exceção. Fórmula de sucesso garantida, a Heroes é obviamente candidata à vitória. Essas comparações com a canção do David Guetta fazem-me um pouco de comichão, possa é só o tom de voz do cantor, mais nada! Se é a melhor? Não, mas merece os 12. 

12 pontos

Paulo Morais - A canção é comercial e pensada para conquistar, mas acredito que a sua apresentação e o próprio cantor arrecadaram imensos votos no Melodifestivalen e lá havia uma meia dúzia bem melhor do que este Heroes. Em Viena, a chuva, os bonecos, os olhares do Måns e a repetição We are the heroes vão levar milhares a votar e é ver a sempre amada Suécia a subir na tabela…bahhh, este ano diz-me pouco… 

4 pontos

Rui Ramos - Uma das melhores cotadas para este ano. A Suécia só tem que agradecer ao bonequinho pelo favoritismo que tem conquistado. Prometeram que ele vinha renovado e mais cheiinho para Viena, o que o tornará ainda mais fofo e a conquistar ainda mais os europeus. Deixando de lado o ator principal de Heroes, Mans é seguro, faz bem o trabalho para que se comprometeu e provavelmente vai levar para casa mais um top 5. Não é das minhas favoritas.

5 pontos

Total: 83 pontos

Atenção: Os textos de Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

4 comentários:

  1. Carlos Coelho e João Diogo, tudo dito!! (h) (h) (h)

    ResponderEliminar
  2. Que invejosos...tomara portugal algum dia produzir musica assim...

    ResponderEliminar
  3. Não percebo a razão de tanto alarido à volta desta canção. Só teve aquela vitória categórica no Melodifestivalen por causa da atuação. Acho uma música completamente banal e espero sinceramente que tenha a justa classificação no final, uma posição na 2ª metade da tabela.

    Pontuação: 5 pontos

    ResponderEliminar
  4. Esta canção da Suécia não é superior em qualidade a muitas outras presentes no certame deste ano, mas tem os ingredientes necessários para conquistar a simpatia e por arrasto muitos votos dos televotantes. Só o intérprete, pela sua voz, simpatia natural e talento para perceber este tipo de música vale meia canção. Não sei se a mesma música com outro intéprete resultaria num produto tão bom mas mesmo assim tenho a dizer que esta não era a minha favorita do Melodi. Essa era a música interpretada por aquela que vai ser a porta-voz sueca para a atribuição dos votos. A minha pontuação: 10 pontos.

    ResponderEliminar