Olhares sobre o ESC2016: Malta
Intérprete(s): Ira Losco
Tema: Walk On Water
André Moreira - Eis aquela música tipicamente eurovisiva que começa com uma força estrondosa, tal como se Ira estivesse a dizer – “Cheguei! Preparem-se para dançar que eu estou aqui para arrasar!”. A artista parece-me muito motivada com a mudança de tema e estou impressionado, confesso, com a segurança vocal com que se tem apresentado nas suas recentes atuações. “Walk On Water” é feita para uma atuação ao vivo, atributo presente em poucas propostas este ano. Este tema terá a capacidade de atrair aplausos e de contagiar a arena com uma energia muito positiva que atrairá facilmente o televoto. Embora não ache que o tema deveria “democraticamente” ter sido mudado, dou graças por terem-no feito porque Malta pulou drasticamente no meu Top final. Com uma boa atuação e um coro fortíssimo como na versão estúdio poderemos ter aqui uma enorme surpresa.
André Pereira - Podem me explicar o porque de terem feito uma final nacional? Bem, este país faz parte das canções do mesmo género, mas é uma das melhoras nesse grupo e também uma das melhores a concurso. Mas não, Ira Losco muito provavelmente não vai conseguir o mesmo resultado obtido em 2002. A música é bastante boa e tem um instrumental bastante positivo.
10 pontos
Daniel Fidalgo - Walk on Water é daquelas canções que nos vão conquistando à medida que as escutamos outra e outra vez. Ira Losco é uma cantora competente, capaz de dar brilho a uma canção com uma produção de excelência. Certamente, Malta brindar-nos-á com uma prestação inesquecível em Estocolmo.
12 pontos
Fabiana Silva - Walk on Water é a típica canção rejeitada do Melodifestivalen, que acabou se dando bem em algum outro lugar. Ela me chamou a atenção quando ouvi pela primeira vez; já na segunda vez, boa parte desse interesse foi embora. Talvez tenham criado uma espectativa muito grande em torno de Ira, mas ela não entregou tudo o que foi prometido. É, sim, uma proposta moderna e com boa energia, que deve se destacar no palco, principalmente por causa de sua intérprete; em contrapartida, a construção é muito repetitiva e o refrão vago, o que a torna cansativa.
4 pontos
Hugo Sepúlveda - Malta optou por alterar a música representante e ainda bem! Devo admitir que mediante toda a especulação que circulava sobre a nova música, as expectativas eram altas e considerei que Walk On Water não correspondia às mesmas. No entanto, é um tema que agora me agrada imenso, com um instrumental bastante actual e moderno, que só peca pela letra. Ira Losco tem uma voz e uma energia que corresponderão bem ao que a canção exige. Este é um tema algo viciante que dá margem de manobra suficiente para proporcionar uma atuação bastante boa e com força necessária para conseguirem chegar à final, o que acredito que consiga.
10 pontos
João Diogo - Acho que estamos perante um dos temas mais subvalorizados do ano. Poucos são aqueles que estão a dar o devido valor a Walk On Water. Sei que o processo de seleção não foi o melhor, gerou muita confusão, mas no fim Malta saiu a ganhar pois este tema é muito mais forte que Chameleon. É uma bela canção pop, com uma intérprete poderosa, que conhece bem a Eurovisão e um país que parece adorar o certame. Tem tudo para um bom resultado.
10 pontos
Nelson Costa - Ira Losco é a cantora mais conhecida e popular de Malta. “Walk on water” é contemporânea, pop, catchy, inspiradora… tem power! Mas há aqui alguma coisa que não encaixa, talvez a canção pedisse uma cantora com voz mais “soul” e menos límpida, como a de Ira. Ira Losco não vai bater o seu record classificativo, o 2.º lugar em 2002, e se passar à final será por um triz. A não ser que aposte num melhor coro e performance no palco de Estocolmo.
7 pontos
Patrícia Gargaté - Não sendo fã da Ira Losco considero este um grande upgrade por parte de Malta! O refrão é belíssimo e acho que tem muito potencial. Pode ser um tema beneficiado também pela ordem de atuação, precisa de uma boa apresentação em palco para se sair bem.
Dica para Estocolmo: Sem exageros, fazer uma performance alegre e cheia de energia.
Pedro Fernandes - O tema maltês tem bastante profundidade e nota-se a qualidade na produção da mesma. Vê-se claramente que este tema tem dedinho da Molly Petterson Hammar pois consigo vê-la a interpretar esta música facilmente com o vozeirão, que infelizmente não posso dizer que Ira Losco tenha. Não creio que ela consiga defender este tema assim tão bem ao vivo. No entanto penso que a final está garantida e possivelmente também um lugar a meio da tabela classificativa.
7 pontos
Rui Ramos - Malta está a querer o poder da Suécia! Já o tem no JESC mas a vontade de singrar no festival dos adultos está a crescer, a crescer... Não sou fã desta WOW, fico antes 'meh'. Já não o era de 'Chameleon' e apesar da melhoria compreendo muito a revolta existente nesta mudança. É inegável a beleza e o poder vocal de Ira Losco mas será questionável a sua presença em palco numa música com 'Walk on Water'. Sinto o flop do ano.
2 pontos
Sérgio Rego - Há 14 anos atrás, Ira Losco representou Malta na Eurovisão com "Seventh Wonder" e ficou num honroso 2º lugar, posição que na altura achei merecida. Este "Walk on Water" deixa-me um pouco desiludido, apesar de ser um tema bem produzido e melhor que a primeira opção "Chameleon". Começa mais ou menos bem mas o refrão acaba por ser repetitivo e pouco melodioso. O ritmo drum'n'bass e os gritinhos "wooh!" (tão típicos do início dos anos 90!) dão um certo toque "retro". No geral, não me convence muito pela falta de melodia. Vou esperar pela actuação ao vivo.
5 pontos
Total: 83 pontos
Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.
Não me vejo capaz de prever se Ira Losco irá ter do seu lado os mesmos votos de agrado quando da sua primeira aparição neste certame, mas como habitualmente a minha opinião não emerge de qualquer influência exercida do exterior, principalmente da leitura de outras opiniões, mas apenas da minha sensibilidade e do meu gosto próprio. Por isso, não obstante preferir que Ira trouxesse para confirmação da sua aptidão eurovisiva uma música diferente, não descarto a hipótese de ela se sagrar finalista, já porque a canção tem conteúdo musical e sem dúvida nenhuma que ela tem presença e uma figura bonita.Dou-lhe: 10 pontos
ResponderEliminarNão gosto muito da música. Não me chama a atenção. Ouve-se bem mas uma ou duas vezes no máximo. Mais enjoa.
ResponderEliminarDuvido que faça um brilharete no palco do Globe Arena. Esperar para ver
Pontuação: 6 pontos