Olhares sobre o ESC2018: Estónia


Estónia
Intérprete(s): Elina Nechayeva
Tema: La Forza


André Fernandes - A Estónia a apostar forte! Este género de canção não costuma ser muito bem sucedido no concurso. A composição é bela, a artista excelente e com um vozeirão invejável. Acredito que atinja um bom lugar, mas penso que não chegará à vitoria.

10 pontos


Hugo Sepúlveda - Estónia apresenta um dos favoritos da temporada. Elina e La Forza desde cedo criaram o seu impacto e acredito que disputem um bom lugar. Estou curioso para ver como vão recriar a performance no palco eurovisivo. Apesar de gostar do impacto gráfico da actuação, senti que faltava algo... Talvez seja por este tipo de actuação não ser propriamente uma novidade, não desmerecendo a performance em si. La Forza cria uma ambiência mágica, trazendo ao de cima também o traço místico da sua letra simples. Agora é ver se faz jus ao seu hype ou se é mais um “flopera” no ESC.

8 pontos


Margarida Martins - Apesar de a cantora possuir um range vocal invejável, a canção é uma tentativa de juntar o pop com o clássico que, no fim, soa simplesmente a uma grande confusão de estilos.

1 ponto


Miguel Braga - Que vozeirão! A canção é lindíssima e acho que poderá alcançar a vitória em Lisboa. Parece tão fácil para a cantora cantar daquela forma... Adoro o palco e espero que seja feito algo parecido na Eurovisão.

8 pontos


Nuno Conceição - A Estónia traz-nos uma proposta que se distingue de tudo o mais que está a concurso embora não seja algo inovador no palco do ESC (o género já foi explorado por outros países no passado, todavia nem sempre com bons resultados…). Mas a força interpretativa da bela Elina Nechayeva poderá fazer toda a diferença; afinal, trata-se de uma proposta bem elaborada e muito harmoniosa, que brilhará certamente em Lisboa. A passagem à Final estará assegurada e deverá lutar por uma posição no Top10.

7 pontos


Paulo Morais - Acho que vou gostar de ouvir, de ver e de sentir ao vivo esta proposta na Altice Arena. Ninguém fica indiferente, mesmo que não goste. A voz da Elina é potente e o italiano dá-lhe aquele charme e magia. É uma proposta arriscada no ESC: as tentativas anteriores dentro deste género não tiveram o sucesso esperado, mas gostava de ver esta canção no Top 5.

12 pontos


Rúben Ameixa - Elina tem indiscutivelmente uma grande voz. Habitualmente este género de canção no ESC consegue um lugar final, vamos ver se será o caso da Estónia. Sem um palco cheio de led’s e sem figurinos parece-me no entanto uma prestação muito monótona e aborrecida. Não acho que seja uma canção para o top 10.

3 pontos


Tiago Alves - Sou um bocado suspeito ao falar desta canção pois é a minha favorita. Uma canção poderosa e cheia de força, com um poder vocal da Elina que vai além do incrível e que torna as atuações ao vivo... irrepreensíveis. Tem lugar garantido na Final e espero que possa lutar pela vitória se a apresentação em palco for parecida à da final nacional.

12 pontos


Total: 289 pontos

2 comentários:

  1. Agora, digo eu: pára tudo, esta é a minha canção e esta é também a minha intérprete.Quem em Portugal canta assim? Helena Vieira? Nem por isso.Acho que ninguém. Dá-se alvíssaras a quem encontrar algo assim desta dimensão na arte de bem cantar e saber fazer música.Nesta área da pop ópera ou vice-versa então a procura ainda se torna menos produtiva.Custa-me tanto,tanto...não poder dar mais do que 12 pontos. Vitória à vista. Espero não me enganar outra vez, como me enganei com a Itália em 2015, embora tivesse ganho no televoto.

    ResponderEliminar
  2. Asumo que Estonia é o tema que mais complicado tenho para clasificar e por isso quero desviar-me de toda a aceitação e reconhecimento que está a ter para poder ser objetivo na sua evaluação. A exaltação, loucura, poder e «a força» da voz de Elina são indiscutíveis mas como noutras ocasiões a mistura de dois estilos tão distintos e distantes formam o mesmo resultado que a união de agua com azeite. Por um artigo que pode lêr a Estónia não tem pressuposto econômico para fazer a mesma apresentação escénica na eurovisão o que será bastante negativo porque não pode jugar com o factor distração/absorção sobre o telespectador. Como será muito bem valorada pelos expertos passa á final. É evidente que para mim não entra no top 10. Pelo poder da interpretação 5 pontos.

    ResponderEliminar