Olhares sobre o ESC2018: Lituânia


Lituânia
Intérprete(s): Ieva Zasimauskaite
Tema: When We're Old



Adão Nogueira - A Lituânia melhora em relação ao ano passado... o que não era nada difícil. Quanto a esta aposta, é uma balada intimista, com uns arranjos agradáveis e simples. Calma, mas com pouco power, o que poderá fazer com que os espetadores acabem por a achar monótona e aborrecida. Quanto a Ieva tem uma fragilidade na voz que se adequa bem a esta canção.

4 pontos


Hélder Simões - Primeiro estranha-se, depois entranha-se. Já conhecia a Ieva antes da longa seleção da Lituânia e já sabia que este registo era uma aposta ganha. A voz é angelical e cola bem na melodia que, por sua vez, cola bem à voz. O refrão é diferente, com aquele grito lá no meio recebemos uma lufada de ar fresco durante a canção. O problema aqui é que… sabe a pouco. Muito pouco. Se a canção fosse mais longa aposto que seria uma séria candidata à vitória, mas assim, duvido que passe da semifinal...

4 pontos


Luís Florindo - Este é um momento de simplicidade em que os espectadores da Eurovisão param para “respirar” ou então para ir à casa de banho. Sinto-me mais inclinado para a segunda hipótese. A canção é muito aborrecida, mas vinda do país que vem, são algumas as hipóteses de passar à final. O timbre de voz da intérprete é interessante mas no seu todo a canção não tem ponta por onde pegar.

3 pontos


Nuno Carrilho - Não me diz rigorosamente nada... Ouve-se, aprecia-se... mas dez minutos depois já nem me lembro do ritmo da canção. Duvido muito que se destaque no alinhamento, apesar de se denotar alguma qualidade.

5 pontos


Patrícia Gargaté - Apesar de ser uma balada lindíssima, creio que existem outras opções a concurso que podem “abafar” um pouco esta canção. Com uma letra muito bonita, a melodia cai que nem uma luva: soa tudo tão querido e ternurento. Destaque também para o coro que fica tão mas tão bem! A ausência de ecrãs led faz-me pensar na solução que será aplicada para a performance deste tema, que na final nacional viveu (demasiado) das imagens de fundo. A parte boa é que a canção vai ganhando intensidade até ao fim e é impossível não ficar emocionado.

6 pontos


Ricardo Matias - Esta música, a par da alemã, é a que mais se pode comparar à do Salvador Sobral em 2017. É uma música altamente genuína, despretensiosa, e bastante emotiva, o que irá ganhar votos que poderão levar a Lituânia à final. Contudo, as comparações com Portugal em 2017, associado a uma música algo calma, monótona e em inglês, pode levar a que, não obstante poder ganhar alguns pontos por parte do júri, não venha a ser tão acarinhado pelo público, que poderá ver esta canção como “mais uma balada”.

7 pontos


Rui Vieira - Bonita balada, voz delicada e muito agradável. No entanto penso que não se destaca o suficiente para almejar grandes voos. Estando na semifinal mais forte e o facto atuar entre a República Checa e Israel, que são propostas muito dançáveis e que vão agitar o publico, não a favorece, pois facilmente deverá ser esquecida e não deverá ter muitas hipóteses de passar á final do ESC 2018.

2 pontos


Sérgio Costa - Um país frio em termos de clima traz uma canção para nos aquecer a alma e o coração. Canções que falam do amor na Eurovisão provavelmente resultam melhor quando são animadas. Esta é bastante calma e pausada. A voz da cantora é agradável e profunda. Qualidade existe bastante, mas é um tema para apreciadores e eventualmente resultaria melhor com um coro em vez de atuação a solo. Os sons do piano tornam este tema bastante agradável.

4 pontos



Total: 231 pontos

2 comentários:

  1. Balada simples, pouco harmoniosa, que o tema também não dá para nos transportar para muito longe, senão para lá das cãs. Pela voz suave e afinadinha da intérprete vou até aos 3 pontos.

    ResponderEliminar
  2. A voz de Leva Zasimauskaite lembra-me a da Luisa Sobral o que é uma maravilha e um grande agradecimento que ajuda a manter-me preso durante toda a canção. Minimalista. Agradavel. Mas Lituania com «When we`re old» não avança até há final porque «quando sejamos idosos» já será demasiado antiga para uma final de eurovisão (LOL). 4 pontos

    ResponderEliminar