[Olhares sobre o FC2019] João Campos - É O Que É



Intérprete(s): João Campos
Tema: É O Que É



André Moreira - É difícil tornar este "É o Que É" mais interessante do que aquilo que efetivamente ele é. João Campos defendeu de forma honrosa um tema extremamente cansativo e aborrecido. "É o Que É" foi demasiado feito para D.A.M.A e pouco para explorar uma voz mais madura como é a de João Campos. A estética ao vivo foi coincidente com o ritmo musical e as animações foram igualmente bem pensadas; ainda assim, o facto de eu ter notado em tantos pormenores do que rodeava o artista demonstra o meu desinteresse e aborrecimento. Gostaria de ver João Campos voltar, mas com um tema à sua altura. 

3 pontos

Fábio Ventura - D.A.M.A e Francisco Clode jogaram pelo seguro e chamaram os D.A.M.A versão irmão mais velho… perdão, o João Campos para interpretar a sua canção. Nos primeiros acordes, rapidamente percebemos que continuamos dentro da caixa – letra bonita, com um significado que facilmente qualquer um de nós atribuí à própria vida, porém reduzida às palavras de poucas sílabas (alguém lhes diga que a língua portuguesa é bem mais rica e diversificada que isso!). É mais uma para a colecção dos D.A.M.A, colecção essa que dava ela própria um estilo musical característico que todos atribuímos, sem pestanejar, à banda pop-rock portuguesa. O instrumental, contudo, está mais para o “Oceano Pacífico”, o mais antigo programa em emissão da rádio portuguesa, rádio essa que abraçará definitivamente a canção e nem é para menos! Não é uma obra-prima, nem tampouco destacar-se-ia em Tel Aviv, mas está perfeitamente ao nível do ouvido tipicamente português… é o que é!

10 pontos

Hugo Sepúlveda - “É o que é” tem DAMA estampado em todo lado. Menos a cantá-la. A letra, a sonoridade, o estilo, lembra-nos logo quem a compôs. E acredito que se tivessem sido os próprios a dar-lhes voz, talvez tivessem passado. Apesar de todo o traço de DAMA que tem - seja isso bom ou mau -  é uma música bastante orelhuda, que facilmente se sabe a letra e, por isso, se entranha sem grande dificuldade. Sendo que até gostava da música, esperava algo mais na actuação. Não sei ao certo o que falhou, se o staging, por ter ficado demasiado estagnado e não acompanhou o desenvolvimento da música. Ou se foi o próprio intérprete, que apesar da sua qualidade, não tenha conseguido transmitir o suficiente para criar empatia. Talvez o pior mesmo tenha sido que os compositores “desistiram” da música antes de toda a gente.

7 pontos

João Diogo - Claramente uma canção dos DAMA. A voz do João Campos é deliciosa de se ouvir e a apresentação em palco foi simples mas adequa-se à canção. Infelizmente passa um pouco ao lado, é facilmente esquecível. Não seria competitiva na Eurovisão e isso comprovou-se pela eliminação na semifinal do Festival da Canção. Não envergonha ninguém, bem pelo contrário, apenas não é a canção certa.

5 pontos

Nuno Carrilho - Uma canção à La Dama, extremamente bem defendida por João Campos. Contudo, se "É o Que É" é uma das canções que mais me entrou na cabeça, a atuação ficou aquém das minhas expectativas, com a decisão de colocar tanta gente em palco a fazer-me ainda bastante confusão. Na segunda semifinal teria sido finalista, mas terá de contentar-se com um lugar na lista de canções do Festival da Canção... e talvez no alinhamento dos próximos concertos dos seus compositores. 

7 pontos

Patrícia Gargaté - Que esta canção é os DAMA noutra voz já todos nós sabemos. O que me intriga é o facto do grupo não aproveitar esta oportunidade para se mostrar com um tema que é claramente deles para eles. O João Campos tem um vozarrão que é completamente desperdiçado neste tema medíocre. Claro que não chegou para a final... Foi o que foi. E olhem que não foi mau!

5 pontos

Pedro Fernandes - A tatuagem dos D.A.M.A. está bem vincada neste tema, muito fiel àquilo que escutamos habituados a ouvir desta banda todos os dias na rádio e, por isso, estranho a razão pela qual não decidiram defender a sua canção em palco. João Campos, contudo, é um excelente intérprete e defendeu muito bem o tema. Infelizmente esta semifinal era muito competitiva e acabou por ficar fora dos eleitos para Portimão, algo que provavelmente não teria acontecido se tivesse ficado na 2.ª semifinal, mas… “É O Que É”.

8 pontos

Ricardo Matias - Quem conhece os D.A.M.A consegue facilmente reconhecer o estilo, melodia e letra desta canção. Também podemos reconhecer a experiência do João Campos ao nível da interpretação do tema que lhe foi proposto cantar. É uma canção emotiva e que pode apelar às gerações mais novas, contudo no meu ponto de vista, é “só mais uma balada” que não acrescenta nada de novo ao público nacional e europeu. Acredito que fosse uma das finalistas se estivesse na 2ª semifinal, mas nesta semi perante tão outras boas canções, é uma canção borderline que não merecia a final.

7 pontos



Total: 52 pontos

Sem comentários