[OLHARES SOBRE O ESC2021] Estónia

Estónia
Intérprete(s): Uku Suviste
Tema: "The Lucky One"


Alexandre Lopes - A Estónia voltou a utilizar o Eesti Laul como método de seleção e, tal como no ano passado, Uku Suviste voltou a ser selecionado para representar o país. “The Lucky One”, embora ache um bocadinho datada, é um upgrade considerável em relação ao tema que Uku iria apresentar na edição de 2020 (embora isso não fosse difícil de conseguir). Tendo em conta as opções que o Eesti Laul tinha para representar o país, acaba por ser uma desilusão para mim. A sua performance na final nacional, apesar de ter alguns elementos interessantes, há demasiadas coisas a acontecerem em palco, o que faz a performance seja algo confusa. Vai ser complicado para a Estónia conseguir qualificar-se, porque a sua ordem de atuação não será uma das melhores (longe disso) e vai estar numa half com muitas upbeat dance songs mais modernas que “The Lucky One”. Muito provavelmente vamos ver a Estónia a falhar o acesso à final pela 1ª vez desde 2017.

Posição no ranking de Alexandre Lopes: 3


André Pereira - A emissora da Estónia decidiu convidar o Uku Suviste para participar na final nacional de 2021, e teve sorte e ganhou. Realmente, também não era muito complicado ganhar está NF. Ainda estou a tentar entender o porquê dos Gram-of-Fun não terem ido à Final da NF. Sobre a canção do Uku, é bem superior à do ano passado, não consigo gostar nem desgostar desta canção, acho que vai acabar por ser esquecida no meio de tanta canção boa na sua semifinal. 

Posição no ranking de André Pereira: 32


Carina Ferreira - À semelhança de 2020, a Estónia faz-se representar com um tema interessante cantado por Uku Suviste e com qualidade semelhante. Penso que será um dos países cuja qualificação é incerta, mas pessoalmente cativa-me o suficiente para a colocar nos dez primeiros da segunda semifinal. Na verdade, é mesmo uma das minhas canções preferidas não só desta semifinal, como também da própria edição. A nível vocal, Uku Suviste agrada-me. Tenho curiosidade em perceber como estará o palco desta atuação, uma vez que gostei dos pormenores da água na final nacional. Sinto que é um dos temas mais subvalorizados deste ano, mas espero que isso se inverta ao longo do tempo.

Posição no ranking de Carina Ferreira: 5


Diogo Resgate - O tema da Estónia, tal como o ano passado, sempre me passou um pouco ao lado. Uma produção POP contemporânea bastante radiofriendly, contudo acho que um cantor como o Uku merecia melhor do que esta canção, que considero já básica para a eurovisão. A prestação da final nacional foi eficaz e penso que irá estar perto dos lugares de qualificação. 

Posição no ranking de Diogo Resgate: 36


Emanuel Filipe - Deus me dê paciência para tanto cliché. O quão básico se consegue ser? A Estónia costuma ter finais nacionais riquíssimas no que à diversidade de géneros musicais diz respeito, mas ultimamente tem optado por escolher propostas tão mainstream, que acabam por não ter qualquer alma ou identidade. Sim, o Uku é um bom cantor, mas numa canção tão fraca é apenas maquilhagem para mascarar um produto fraquíssimo. Posso definir esta música usando uma célebre música dos Táxi: "Chiclete (Prova), Chiclete (Mastiga), Chiclete (Deita fora), Chiclete (Sem demora)".

Posição no ranking de Emanuel Filipe: 38


Marcel Pessoa - Definitivamente "What Love Is" não estava entre minhas escolhas para a grande final do ano passado. Portanto, estava sem expectativas e fiquei muito surpreso com esta nova tentativa eurovisiva de Uku Suviste, porque a considero superior tanto em melodia quanto em instrumental, tornando-o meu favorito a vencer na Estónia. Há algo no refrão que te envolve e transmite uma sensação nostálgica (talvez seja a força do instrumental com batidas que lembram os anos 2000). Para mim o stage combina bastante com a mensagem de "The Lucky One" e pode trazer bons números para o país em Roterdão. Acredito que passe à final sem grandes dificuldades, mas no dia 22 não deve ir muito longe na tabela de classificação. Um TOP20 talvez? Seria bom ver o Uku provar sua força aos jurados que tentaram (e muito) tirar a vitória dele no Eesti Laul deste ano.  

Posição no ranking de Marcel Pessoa: 16


Rui Duarte - Pela 2ª vez, o Uku foi o vencedor e vai representar o seu país. Não era de todo a minha predileta, nem acho que tenha o potencial de fazer um "estrago" por ali além. Acredito apenas que será finalista, ficando nos últimos lugares da final.

Posição no ranking de Rui Duarte: 27

 Média de Classificação: 25,10

Melhor classificação: 5

Pior classificação: 39

Aceda AQUI à classificação na integra

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

2 comentários:

  1. ESTÓNIA - "The lucky one", por Uku Suviste: mais um tema romântico sobre uma separação anunciada, transportando por isso inerentemente uma corrente de ideias feitas ao som de uma música cujo tom é o que melhor assenta nesta vã e vil tristeza. A voz que interpreta esta lamúria também não traz brinde. Votação: 0 pontos.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar