David Navarro em entrevista ao ESC Portugal


Foto: RTP

EscP - Pode revelar-nos um pouco do seu percurso musical até este momento?

David Navarro (DN) - O meu percurso musical já vem desde os 15 anos, quando comecei a tocar em bares da cidade do Porto. Em 2000 participei e ganhei um concurso televisivo no programa Big Show Sic.
Após isso, integrei um trio pop romântico no qual, como voz principal, gravei dois genéricos de duas telenovelas portuguesas, uma de título Anjo Selvagem e a outra Sonhos Traídos.
Fiz, e ainda faço, back vocals em trabalhos discográficos de grandes nomes da música portuguesa. Sou também autor, compositor e produtor com um pseudónimo diferente.


EscP – Quais são as suas grandes referências musicais, os artistas que mais influenciam o seu trabalho?

DN - Gosto de todo o tipo de música, portanto as minhas referências musicais são diversas. Tenho vários artistas de quem gosto e com quem me identifico, mas nenhum, em Portugal, neste momento, se identifica com o meu projecto.


EscP - Costuma acompanhar o Festival da Canção? Como olha para a actual momento do Festival da Canção, tendo em conta a aposta, por parte da RTP, na inovação e no reavivar do prestígio do evento, feita nos últimos anos?

DN - Sempre acompanhei os Festivais Da Canção. Este ano, sem dúvida, a RTP está a tornar este momento alto da música em um acontecimento inovador para o nosso país. Está a dar maior responsabilidade, aos Portugueses, na escolha da canção vencedora, brindando-os depois com 3 grandes espectáculos televisivos, o que torna este evento mais prestigiante.


EscP - Como seguiu o processo de pré-selecção online? Surpreendeu-o, de algum modo, o resultado obtido e o apuramento para a fase final?

DN - Este processo foi seguido, por mim, muito intensamente. Primeiro fiquei feliz por ter entrado nas 30 seleccionadas, mas depois inquieto e preocupado em fazer chegar aos amigos o que estava a acontecer. Enviei emails, sms, telefonemas etc., para que todos pudessem votar. Sempre tive fé e graças a Deus consegui…não fiquei muito surpreso pois sempre acreditei.

EscP – Entre as canções seleccionadas para a fase final do Festival RTP da Canção 2010 existe uma grande predominância de baladas de recorte clássico, romântico. Que características encontra no tema Quem é que será que o possam fazer destacar-se das restantes canções a concurso?

DN - Quem É Que Será é um tema pop muito quente a nível instrumental e melódico, com uma letra simples e directa… Fala de uma história de amor. O que o pode fazer destacar-se em relação a outras baladas é que, na minha opinião, tem um refrão muito orelhudo.

EscP – Este é um momento decisivo, em que se ultimam os preparativos para a grande noite. É possível revelar um pouco do que vamos poder assistir no palco do Campo Pequeno, durante a apresentação de Quem é que será?

DN - Vão assistir a uma entrega total, da minha parte e dos meus músicos, na interpretação e na execução do tema…o resto depois irão ver.

EscP - Quais são as suas expectativas para este Festival? Que resultado será considerado satisfatório?

DN - Eu só penso e espero que corra tudo bem, e que seja um grande momento para todos. Gostava de passar à final. Esse já era um bom prémio

EscP – Se o desafiassem para recriar uma das muitas canções apresentadas ao longo da história do Festival, que tema escolheria?

DNLusitana Paixão!

EscP – Para além da participação no Festival da Canção, tem mais algum projecto em curso? Quais são os próximos desafios da sua carreira?

DN - O próximo desafio é realmente o meu primeiro disco como cantor a solo…

EscP – Gostaria de deixar alguma mensagem aos leitores do ESC Portugal e aos fãs do David Navarro?

DN - A minha mensagem é que sejam todos muito felizes e ouçam a musica Portuguesa.
Aos meus fãs, prometo nunca os desiludir, dar sempre o máximo de mim e agradecer pelo apoio e pelo carinho…se não fossem vocês hoje não estaria aqui. Muito, muito obrigado!
Já sabem: dia 4 de Março, canção nº 4, Quem É Que Será. Votem! Um simples telefonema pode fazer tudo acontecer…

Sem comentários