[Olhares sobre o FC2025] Peculiar - "Adamastor"
Intérprete(s): Peculiar
Tema: Adamastor
Emanuel Nabais - É das melhores canções da edição e, como tal, é totalmente incompreensível ter de ser salva numa segunda ronda de votação. Até porque ao vivo não desiludiu, e é provavelmente o staging mais bem conseguido da primeira semifinal. O único ponto fraco que poderei apontar, será a parte vocal, que esteve um pouco aquém na parte final da atuação. Mais uma vez, nada que justifique ficar de fora das primeiras cinco finalistas, e é algo que pode ser melhorado para a final. Quanto a quem crucifica o júri pelo resultado aquém das expectativas, não sei até que ponto o televoto na primeira ronda de votação terá sido assim tão impressionante. É algo que confirmaremos mais tarde.
Pontos: 10
Gonçalo Canhoto - “Adamastor” é uma composição arrojada que não se propõe a soar como um hit comercial, mas que enfeitiça e fascina. Com um visual irreverente, uma escolha correta de cores e efeitos cénicos e uma elaborada coreografia, Peculiar deu uma lição acerca do que é construir uma atuação. Infelizmente, a performance vocal do artista saiu beliscada em grande parte pela qualidade do som na transmissão televisiva. Foi a performance mais Eurovision-ready da noite e é efetivamente peculiar que apenas tenha conquistado o seu apuramento pela repescagem. Lamentável.
Pontos: 10
Hugo Sepúlveda - E para acabar em grande o alinhamento da semifinal: Peculiar! Será que o Adamastor desta proposta foi mesmo o júri? Eu e os restantes fãs de Peculiar tivemos de dobrar o cabo da repescagem para o termos na final. "Adamastor" foi das que subiu nas minhas preferências mal saíram as canções! Temia pela actuação, sendo que esperava o “monstro do flop”, mas não foi o que aconteceu. Tivemos coreografia, planos e luzes para nos ajudar nesta navegação. Esperava ver um pouco mais daquele efeito dos bailarinos duplicados no chão e considero apenas que Peculiar podia ter um coro ou um outro elemento para o ajudar a ter mais segurança e força no que toca à voz. Mesmo que o júri da final seja diferente do das semifinais, não sei até que ponto Peculiar disputará a vitória, mas pelo menos acredito que conquiste um bom lugar junto do televoto.
Pontos: 10
Ivo Mendonça - Era quem eu tinha mais curiosidade em ver ao vivo. Trouxe uma performance bastante moderna e interessante para o festival da canção, já praticamente pronta para a Eurovisão. Vocalmente esteve bem. De qualquer das formas, não o consigo colocar como favorito, considero que este tipo de performance exige maior movimento por parte do intérprete, assim como a conexão com os bailarinos, algo que faltou. Senti inclusivamente que não fez jus ao gigante “Adamastor” - não pode estar estático e confiar apenas nos movimentos da equipa.
Pontos: 8
Joana Moreno - Uma das propostas mais inesperadas da noite, cheia de irreverência e ousadia. Foi… bem… diferente. No entanto, apesar de ser interessante e de trazer novidade, não sei se resultaria como uma proposta forte. Foi memorável pela originalidade, mas talvez não fosse a escolha ideal para seguir em frente. A nível melódico chega a dar um pouco de dores de cabeça. Ainda assim, foi um dos momentos que mais deram que falar.
Pontos: 5
João Diogo - "Adamastor" é uma das canções que mais me despertou expectativas para esta semifinal e, sem dúvida, uma das minhas favoritas desta edição. Tem um ritmo cativante e interessante, que capta a atenção desde o primeiro momento. A performance foi muito boa e complexa, conseguindo agarrar o telespectador, bastante dinâmica. No entanto, em algumas partes, o cantor estava um pouco estático, um pouco mais de movimento poderia ter elevado ainda mais a atuação. O ponto mais fraco foram os vocais de Peculiar, especialmente aquela flat note, que saltou à vista, e que não foi perdoada pelo júri. Mesmo assim, deveria ter avançado para a final na primeira ronda de qualificação – foi, sem dúvida, uma das melhores da noite.
Pontos: 10
Madlen Tutelian - Gosto do dramatismo da música e acho que a cenografia é muito interessante e bem planeada. É uma surpresa que por pouco não passava à final.
Pontos: 8
Nuno Carrilho - Uma das minhas canções favoritas deste ano (se não, mesmo a minha favorita) e, claramente, fui tendencioso na pontuação que lhe atribuí… Uma atuação bem conseguida e bastante disforme da linha habitual no Festival da Canção, mas que parece não ter agradado ao júri. Mas "Adamastor" não ficou de fora das escolhas do júri de seleção do ano passado? Escolhas…Para mim seguia para Basileia.
Pontos: 12
Patrícia Gargaté - É desta que vou dizer tudo o que penso, doa a quem doer! Continuo indignada sobre esta canção não figurar entre os 5 primeiros finalistas e sinto que está praticamente excluída de ser uma potencial vitória de forma COMPLETAMENTE INJUSTA! Temos uma canção impactante e de um cuidado a pensar na Eurovisão como provavelmente nunca tivemos. Temos uma excelente prestação vocal (os vocal coaches que me digam o contrário e eu aceito, fora isso thanks but no), carisma, atenção aos detalhes, visuais incríveis e uma canção arrojada! Honestamente, o que motivou esta votação foi mesmo haver outras cinco melhores ou foi outra coisa? Estou muito curiosa para analisar a votação desta primeira semifinal. Por agora, parabéns, aqui temos a canção com mais potencial deste ano mas que infelizmente já se sabe o seu destino! Sinto que somos um pouco inimigos do ritmo, de verdade! Talvez um dia...
Pontos: 12
Rita Fonseca - Um dos vencedores da noite, sem dúvida! Desconfiei que não seria uma performance muito apetecível ao painel do júri, mas não tinha qualquer dúvida que seria um dos favoritos do público. Foi uma ótima atuação para terminar o festival e admiro toda a dedicação para que a performance fosse o mais memorável possível. Não tenho nada a acrescentar relativamente ao staging, apenas apontaria a falta de capacidade vocal para as partes da canção que não são em grave. De qualquer das formas, não é uma canção que exija uma grande capacidade vocal. Foi um justíssimo finalista e fiquei bastante feliz de ser repescado pelo público!
Pontos: 10
Total: 95 pontos
Comentários
Sem comentários