[Olhares sobre o FC2025] Cantadeira - "Responso à Mulher"


Intérprete(s): Cantadeira
Tema: Responso à Mulher


Emanuel Nabais - Muito se diz que o Festival da Canção não valoriza música pop, ou mais alternativa (e não discordo), mas não sei até que ponto a música tradicional portuguesa tem tido um caminho mais facilitado. O que é, na verdade, o reflexo de um país que olha, muitas vezes, com desdém para aquilo que é seu. No entanto, tem havido todo um trabalho de vários artistas para dar uma nova vida ao que é mais tradicional, e neste leque se encontra a Cantadeira. Penso que houve um esforço enorme em apresentar uma atuação dinâmica, que penso ter conseguido incorporar e adaptar elementos tradicionais, a uma atuação para um programa de televisão que se quer atual. Gostei particularmente dos leds a preto e branco, que surgiram em vários pontos da atuação. Uma espécie de ponte entre passado e presente, uma linha de continuidade. Como crítica negativa, penso que o final da canção se torna um pouco repetitivo. De modo geral, uma boa atuação, que merecia o apuramento para a final. 

Pontos: 8

Gonçalo Canhoto - Os primeiros momentos da atuação de “Responso à mulher” criaram suspense: o contraste de cores e o LED com a adufeira elevaram as expetativas, que rapidamente se desvaneceram. A Cantadeira trouxe-nos aquilo que é Portugal no seu expoente máximo, porém, se os adufes e a gaita de foles tinham tudo para fazer a canção brilhar, no final senti a falta daquilo que a canção poderia ter sido e não foi. Ainda que não tenha nada a apontar à prestação vocal da cantora, a interpretação ao vivo não impressionou. Se o objetivo era pintar um retrato autêntico da música tradicional portuguesa, faltou algo que a tornasse memorável. Faltou autenticidade, faltou garra, faltou alma e, no final, soube a pouco. A concorrência mostrou mais cartas na passada noite de sábado e a não qualificação acabou por ser justa.

Pontos: 4

Hugo Sepúlveda - Começamos a 2ª semifinal novamente com uma sonoridade tradicional, desta vez com "Responso À Mulher"! E tal como na outra semifinal, esta também ficou fora do leque de finalistas. A Cantadeira trouxe-nos uma actuação competente com um cunho tradicional vincado, fazendo valer a junção das raízes antigas com a modernidade. Apesar do bom impacto que é criado inicialmente, sinto que na segunda metade da canção, todo o conjunto soa demasiado repetitivo, pelo que o seu não apuramento não me surpreendeu.

Pontos: 5

Ivo Mendonça - A Cantadeira conseguiu levar para o palco a entrega necessária para um tema que toca nas raízes do folclore - excelente capacidade de interpretação e de um timbre vocal bastante afinado. Fez jus à letra da canção e deu tudo o que conseguia dar nos 3 minutos. Talvez tivesse repensado o jogo de luzes em palco.

Pontos: 6

Joana Moreno - Isto foi uma surpresa, mas uma surpresa boa! Nunca pensei que uma gaita de foles funcionasse tão bem nesta música, mas ficou incrível e trouxe um toque especial. O staging foi muito interessante e ajudou a criar uma atmosfera única e intensa. É uma proposta diferente, mas um diferente que me agradou bastante e ficou comigo depois da atuação. Não sei se funcionaria na Eurovisão, mas marcou a noite e isso já é um ponto positivo.

Pontos: 8

João Diogo - "Responso à Mulher" é uma proposta que mescla sons tradicionais com alguns mais urbanos, e que o consegue fazer de forma interessante. Apesar da qualidade da canção, acho que o estilo musical limita, por si só, o público que vai gostar desta proposta, e portanto nunca seria muito competitiva. Em palco, a performance destacou-se pela dinâmica e pela coerência da apresentação, completamente adequada à canção, e complementada por aquelas imagens no background que enriqueceram o lado visual. Se se tivesse qualificado para a final não tinha ficado espantado.

Pontos: 6

Madlen Tutelian - Gosto dos instrumentos tradicionais, acho que são o mais interessante da música. É uma bela homenagem às raízes portuguesas, mas não foi uma atuação muito competitiva, tal como vimos nos resultados. 

Pontos: 4

Nuno Carrilho - A Cantadeira manteve-se fiel ao seu projeto e levou para o palco dos melhores sons tradicionais da Beira. No entanto, achei uma atuação muito aquém e, acima de tudo, muito escura, algo que (infelizmente) é prática comum no Festival da Canção. Nem com a benzedura conseguiu escapar à eliminação… Ficou aquém, muito aquém do que esperava.

Pontos: 5

Patrícia Gargaté - Esta canção fazia parte dos últimos lugares do meu top e conseguiu surpreender-me pela positiva. A Cantadeira esteve segura e defendeu muito bem a sua canção. A mensagem passou mas percebo o motivo do não apuramento: a concorrência estava mesmo muito forte. Os meus parabéns! 

Pontos: 6

Rita Fonseca - Na minha opinião, uma das atuações mais únicas e originais desta semifinal e que merecia o apuramento para a Grande Final. A Cantadeira é uma concorrente bastante carismática e é óbvio que a sua atuação foi pensada ao pormenor. Fiquei com pena desta canção não ter avançado, mas estando numa semifinal forte, nunca coloquei uma expectativa muito alta. Ainda que me tenha cativado até ao fim e a voz ao vivo não me tenha desiludido de todo, logo desconfiei que ficaria pela semifinal.

Pontos: 8

Total: 60 pontos

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Fonte e Imagem: ESCPORTUGAL / Vídeo: RTP

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