[Olhares sobre o FC2019] João Couto - O Jantar



Intérprete(s): João Couto
Tema: O Jantar



André Moreira - Não é tarefa fácil defender um tema que não havia sido feito a pensar em João Couto, porém, de modo peculiar, este "O Jantar" foi bem "digerido" pelo mesmo ao vivo. Não aponto nada de negativo vocalmente, reforçando, a este nível, o quão adorei os backing vocals e o que contribuíram para a elevação desta canção. De todas as formas, considero que João Couto construiu, em palco, um personagem expressivo, brincalhão, no sentido da letra, que, a meu ver, não foi conseguido a 100%. Talvez porque não o visualize neste campo. Ainda assim, é uma canção que terá sucesso por si, bem longe do festival. 

7 pontos

Fábio Ventura - O vencedor da sexta edição dos Ídolos traz-nos a icónica canção do icónico verso do rissol e da sorte grande que o fez optar pelo jantar correto. Tanto se falou em comida que, mesmo tendo acabado de jantar antes do festival começar, a fome surgiu por esse tão grande e delicioso banquete que se previa… porém calhou-nos o coffee break daquela conferência gratuita que temos mesmo que ir, que só tem, lá está, rissóis e mini-sandes mistas. A canção pedia uma atuação também ela icónica, com um cardápio bem mais diversificado e tentador. Vale a originalidade da canção, cantada pela voz ideal, o que justificaria o apuramento que, infelizmente, não se verificou.

8 pontos

Hugo Sepúlveda - João Couto chega-nos para substituir Marlon e cantar o verso icónico do rissol (o compositor, Pedro Pode e pôde tudo mesmo). Já o João, ele pode ter a voz, mas Marlon tinha a “pinta” que esta música pedia. Fiquei um pouco insatisfeito com o Jantar de sábado. Uma atuação básica, sem entradas nem sobremesas… o prato principal e pronto. Nem houve direito à bebida! Não era uma música para grande consumo externo, mas podia ter sido um momento mais delicioso. Continuo a achar alguma piada à música, ainda assim!

6 pontos

João Diogo - Não tenho nada de muito positivo a dizer sobre esta canção infelizmente. É um tema agradável, interpretado de forma segura pelo João Couto, e com uma apresentação em palco normal. Não é nada mais do que isso, infelizmente. Repito isto imensas vezes mas, mais uma vez, o Festival da Canção apresenta um grupo de canções agradáveis mas que não passam disso. Esta é um perfeito exemplo.

5 pontos

Nuno Carrilho - "O Jantar" era uma das minhas canções favoritas da edição deste ano. Com uma batida viciante e uma letra simples (e algo surreal, até), a canção era uma das poucas que me deixava a trautear.  A mudança de intérprete fez-me ainda gostar mais da candidatura... mas o direto não correu a 100%. Não sei se foram os planos escolhidos, se a própria atuação ou até um certo "mau estar" de João Couto com a canção... mas a mensagem não passou. Nem a mensagem passou, nem os pontos chegaram... Infelizmente ficou de fora da Final, mas entrou na história como a primeira canção com a palavra "rissol" no Festival da Canção.

6 pontos

Patrícia Gargaté - Outra surpresa positiva. No fim de contas fiquei feliz por ter sido o João Couto a interpretar esta canção. Correu tudo muito bem, uma interpretação esteve bem ao gosto da canção. Se me dissessem que tinha sido composta pelo próprio João acreditava pois esteve super envolvido. Caiu que nem uma luva este jantar!

7 pontos

Pedro Fernandes - “O Jantar” é um tema morno e com isto quero dizer que não é mau, nem é bom, não é 8 nem 80, é algo ali no meio. João é um excelente cantor, mas a canção é só média. Não prende, não surpreende e seria completamente eclipsada no palco da Eurovisão, tal como aconteceu, de resto, no palco do Festival da Canção. Ficou pelo caminho e tal não me choca.

6 pontos

Ricardo Matias - A canção mais alegre desta semifinal, a ser bem interpretada pelo último vencedor do programa “Ídolos”, com uma letra engraçada, uma canção animada e que deixa toda a gente com um sorriso ao ouvir a canção. Infelizmente, para se poder ter destacado na semifinal, faltava algo mais na canção, que talvez passasse por alguma coreografia, sem descurar a boa interpretação do João, mas que serviria de um bom complemento. Gostei, mas não o suficiente para passar à final.

7 pontos



Total: 52 pontos

Sem comentários