[Olhares sobre o FC2019] Madrepaz - Mundo a Mudar



Intérprete(s): Madrepaz
Tema: Mundo a Mudar



André Moreira - Mais uma canção sobre um tema bastante importante. "Mundo a Mudar" insurgiu-se pela vibe diferenciadora, pelos visuais invulgares dos intérpretes e também pela afinação exímia realçada pelas bonitas harmonias conseguidas. Apesar de tudo isto, "Mundo a Mudar" soa-me bastante plana, sem uma estrutura que realmente puxe por mim. Ainda assim, consigo entender o que pode ser visto nesta canção. Das finalistas da segunda semifinal, esta foi a que menos gostei, sem, ainda assim, ter algo de suficientemente negativo para fazer desmerecer o esforço da composição. 

5 pontos

Fábio Ventura - Os Madrepaz têm toda uma vibe indie-folk-nórdica, que se expressa na voz, na indumentária, na maquilhagem e nos adereços utilizados. Despertaram logo o meu interesse, após os ter inicialmente colocado em 7º nesta SF2. E, de facto, a atuação surpreendeu e ficou para mim pertíssimo de merecer o apuramento para a Final, apuramento esse que veio a concretizar-se na mesma. Madrepaz levam pontos pela harmonia e perfeita afinação das vozes, o que demonstra o potencial que têm (vejo-os como soundtrack para um qualquer filme indie), mas foi pena a canção em si não ter conseguido expressar o significado que se pretendia da melhor forma. Ainda assim, continuam em jogo, o que não é mau de todo!

5 pontos

Hugo Sepúlveda - Mundo a Mudar parece-me uma música que muito provavelmente só aparece na nossa selecção… Madrepaz têm uma boa harmonia e vozes e o mundo até pode mudar, mas esta música não. Com uma monotonia plena e muito plana, Mundo a Mudar é a música de fundo para uma sessão de tranquilidade onde se fuma o cachimbo da paz. Vá, pode ser uma sessão relaxante acompanhada de incenso. E onde não falta ritmo, barulho e energia é na Eurovisão, onde esta seria totalmente abafada pelas restantes participantes, não tendo força para se fazer ouvir.

5 pontos

João Diogo - Um dos temas mais esquecíveis desta edição do Festival da Canção. Não sei como conseguiu o apuramento para a grande final, talvez a caracterização dos cantores tenha ajudado o público a lembrar-se. Sei que este é o som habitual dos Madrepaz e por isso não critico a sua escolha, aliás elogio terem sido fiéis a si próprios. Simplesmente não teria qualquer hipótese na Eurovisão de descolar do último lugar.

4 pontos

Nuno Carrilho - "Mundo a Mudar" é uma canção que me fica na cabeça... mas a atuação dos Madrepaz foi demasiado monótona e parada para o meu gosto. Espera algo mais dinâmico e cativante, mas pelos vistos o público gostou... Sinceramente, depois do que vi na semifinal, teria colocado o grupo fora dos escolhidos. Dificilmente ficará na primeira metade da tabela em Portimão.

6 pontos

Patrícia Gargaté - Compreendo o propósito da canção e até a pontuação que teve, percebo que tem público mas pensando mais além... terá um tema com estas características sucesso na Eurovisão? Posso dizer que gostei do cheirinho a tradicional, quase lembrar as canções dos Beirut... mas só quase, porque continua a faltar algo. Este género de canções pode ter impacto, tem é que se trabalhar para tal. A imagem é curiosa e criativa, outro ponto a favor para os Madrepaz que no total levam os meus... 

6 pontos

Pedro Fernandes - Não tenho nada de mau a dizer acerca deste tema, mas não é material para se enviar à Eurovisão. Está muito bem para consumo interno e talvez isso justifique os 10 pontos recebidos pelo público, a meu ver, exagerados. Não estava à espera que chegassem a Portimão, mas percebo que cumpriram os requisitos mínimos para lá chegar.

7 pontos

Ricardo Matias - Admito que não estava à espera que o público desse a este grupo 10 pontos (2º lugar). Era a única canção folk existente nesta edição, e gostei da cenografia simples e eficaz existente durante a atuação, combinada com vozes interligadas entre si e com uma boa combinação, como se estivéssemos a desfrutar de um picnic no meio do campo, e simplesmente a cantarolar músicas para o pessoal. Na minha opinião, foi a interpretação e a cenografia que lhes permitiram passar a final, apesar de continuar a não ser a minha escolha para ser uma das canções finalistas.

7 pontos



Total: 45 pontos

1 comentário:

  1. MUNDO A MUDAR - Não é novidade nenhuma, o Mundo está constantemente em mudança, nota-se a olhos vistos no comportamento das pessoas, nos valores que eram e deixaram de ser, etc. O tema é atual, a música é ligeira como se espera que seja para este concurso e este grupo de rapazes entende-se na perfeição no que toca à afinação das vozes. O que interessa que a RTP
    envie para Telaviv é um trabalho bem feito, uma canção de sons harmoniosos, em que a voz é parte importante para que a obra resulte bem no seu todo. Por isso eu digo que os Madrepaz não envergonhariam ninguém se lhes fosse dada essa oportunidade. Mas parece que persiste este ano a obsessão de que Portugal tem que voltar a ganhar ràpidamente a Eurovisão, como se isso melhorasse a vida de alguém, o que leva as gentes a uma confusão de identidades.

    ResponderEliminar