[Olhares sobre o FC2019] Matay - Perfeito



Intérprete(s): Matay
Tema: Perfeito



André Moreira - "E quem Matay quem, quem Matay quem, quem Matay..." ups, desculpem, mas esta música é tão desinteressante e aborrecida que aproveitei para fazer trocadilhos com algo que vai para além da mesmice portuguesa no seu legado de décadas. Já aprendemos alguma coisa com a nossa história? Este "Perfeito" é uma espécie de Alex Hirsoux meets Filipa Azevedo para fazerem uma banda sonora para o Aladino.  P.S. Gosto muito da voz do Matay! 

2 pontos

Fábio Ventura - Tiago Machado compôs e tocou o piano, Boss AC escreveu e Matay cantou esta balada de amor incondicional de Boss AC às filhas, segundo o próprio. Sim… faz lembrar as canções das estórias da Disney (em especial, Bela e o Monstro), mas so what? A melodia, os arranjos e a letra são todos belíssimos e muito bem conseguidos. O vozeirão de Matay não é para qualquer um e a elegância em palco leva-nos aos tempos em que ainda havia orquestra na Eurovisão, o que é bom porque foge à fast food que estamos habituados a ouvir nesse festival, mas é quase uma repetição da fórmula já muito usada nas canções que levámos. Não justifica, por isso, a pontuação máxima que recebeu do júri português – se a canção está muito longe de ser má, também não é esta que conquistará o pódio em Israel.

8 pontos

Hugo Sepúlveda - Foi uma bela forma de acabar o alinhamento, até foi. Matay e o seu vozeirão é inegável! Gosto bastante da sua profundidade que atinge, embalando bem ao som do piano. Mas a música… Perfeito é tudo menos isso, perfeita. Arranhando traços de baladas Disney, Matay conseguiu encantar o suficiente para obter os 12 do júri e um 10 do televoto. Eu percebo, é fácil gostar. Mas isto não é o The Voice e daí que não se pode dar pontuação máxima pela voz e apenas isso. Não carece de total qualidade, mas é mais uma balada portuguesa, e nem é das mais icónicas. Acredito que vá ser mais uma no meio de outras tantas, arriscando-se a ficar pela semi-final em Israel. Perfeito é aquela proposta mediana que esperam de nós, Portugal na Eurovisão. Confesso também que não consigo gostar da forma como a letra está construída. Depois de tantos progressos no Festival, seria uma pena culminar numa proposta assim. Arriscar? “sim, eu agradeço”.

6 pontos

João Diogo - O vencedor da semifinal não me convence totalmente. Não há nada de errado com esta canção mas falta-lhe aquele "extra" para se destacar, para cativar, para fazer um jurado ou um telespetador do outro lado da Europa votar nela. O Matay defende-a muitíssimo bem mas falta mais interação com as câmaras. É preciso comunicar lá para casa, fazer passar a emoção. 

6 pontos

Nuno Carrilho - "Perfeito", tema de Tiago Machado na voz de Matay, partia como o meu tema favorito para esta edição do Festival da Canção. A voz do Matay é inigualável, apesar de, ao vivo, a interpretação tenha ficado um tanto aquém... tal como atuação. Talvez se, na Grande Final, a atuação for alterada (e tornar-se mais próxima do universo Disney, que a canção aparenta pertencer...) talvez Matay possa sonhar em representar Portugal em Telavive. Contudo, uma grande grande canção!

10 pontos

Patrícia Gargaté - Gostava de ter visto o Matay num registo menos rígido, algo mais intimista, como se fosse um desabafo a público. A imagem que o cantor apresentou acaba por também ser demasiado formal, quando esperava algo mais relaxado, com uma maior conexão com as câmaras, mais movimento e uma maior envolvência. Ainda que a sua voz tenha mostrado emoção precisamos que haja uma melhor e mais solta linguagem corporal.

10 pontos

Pedro Fernandes - Tiago Machado é um compositor exímio e prova disso são alguns dos temas que tem composto para a voz de uma das maiores vozes do fado, Mariza. “Perfeito” é uma canção que não envergonha o seu compositor, pois é possuidora de uma orquestração lindíssima. Matay é uma das maiores vozes nacionais, atrevo-me, e defenda este tema de uma forma que nenhum outro intérprete o conseguiria fazer. Ao mesmo tempo, esta proposta não acrescenta nada de novo a mil outras que já ouvimos no palco da Eurovisão. Vai muito provavelmente ficar no pódio e pode mesmo causar uma causar uma surpresa em Portimão... Apesar de não ser a minha escolha para Tel-Aviv.

10 pontos

Ricardo Matias - O Matay tem claramente um grande carisma, e a canção permite com que ele brilhe no palco com a sua interpretação. No meu ponto de vista, é uma jogada pelo seguro, uma vez que estamos a remeter-nos para o universo das fábulas, da Disney e dos tempos de outrora, no bom sentido. O problema é que, tendo em conta todos os vencedores anteriores do Festival da Canção, bem como a modernidade que se está a conseguir obter no mesmo, não acho que esta canção enquanto vencedora contribua para tal modernidade. Mas se vencer o Festival, pelos pontos positivos que referi anteriormente, é uma boa aposta para a Eurovisão.

10 pontos



Total: 62 pontos

2 comentários:

  1. De perfeito não tem nada. São cerca de 3 minutos de uma representação deplorável. Tentarem fazer lavagem ao cérebro da assistência não vale. Digo já que sou imune a tais tentativas infames.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar