[Olhares sobre o FC2019] NBC - Igual a Ti



Intérprete(s): NBC
Tema: Igual a Ti



André Moreira - Embora fosse, à partida, uma das minhas propostas preferidas, ao vivo, NBC não chegou até mim. Uma voz firme, que não se fez maior, uma imagem que não esteve, sob o meu ponto de vista, na lógica da canção, e uma estética demasiado amadora. "Igual a ti" merece uma atuação mais trabalhada, que faça jus ao real potencial da mesma. Talvez no novo palco se recrie e se volte a elevar.

7 pontos

Fábio Ventura - Quando foi revelada, e após ter ouvido já várias canções de rajada, “Igual a ti” não me conquistou. Só mais tarde é que me apercebi da letra fortíssima desta canção e, imediatamente, subiu para o meu primeiro lugar da noite, lugar esse que veio a perder para a canção da Surma. Num mundo em retrocesso, a deixar-se manipular novamente pela demagogia da extrema-direita e movimentos ultra-nacionalistas, NBC apresenta-nos uma canção que é um hino aos refugiados, ou antes um hino para o problema dos refugiados. NBC, na pele de um deles, deixa a sua casa e o seu país para trás, reduzidos aos escombros da guerra (“lugar cinzento”), “onde havia flores e havia gente”; encontra-se perdido no mar que tem de “navegar” na procura de “um lugar para ser quem é”. Implora e apela ao mundo, que habitualmente vê os refugiados como a “escória do planeta”, que o veja como “um igual”, um ser humano que somente teve o azar de nascer num lugar desfavorecido. Por tudo isto, a canção exigia uma atuação também ela fortíssima. Infelizmente, NBC falhou aqui. Espero que melhore, afinal todos merecemos definitivamente um lugar para sermos sempre quem somos. 

10 pontos

Hugo Sepúlveda - O vencedor antecipado da 2 ª Semifinal chega para fechar o alinhamento! Uma forma de acabar em grande.. ou assim pensava. Tudo bem que não era preciso muito para NBC garantir a sua passagem à final, mas mesmo assim, fiquei à espera de mais. Igual A Ti é uma boa canção com uma mensagem forte, mas tudo isso deve ter ficado à deriva porque aqui não chegou. Talvez ao vivo NBC tenha criado um impacto maior. Apesar de tudo, NBC consagrou-se vencedor da 2ª Semifinal - sem grandes surpresas, estando na corrida para disputar a vitória, conseguindo agradar tanto ao júri, como ao televoto. A ver vamos se algo muda para a final e faça jus à canção.

10 pontos

João Diogo - Igual a Ti era das minhas favoritas na versão estúdio. Uma canção com uma mensagem importante, abrangente, tocante. Infelizmente isso não foi traduzido em palco. Acho que praticamente nada resultou nesta atuação e precisa de um conceito totalmente novo se quer lutar pela vitória. A única parte positiva da atuação na semifinal foi mesmo a voz de NBC que se mantém muito fiel à versão estúdio. 

7 pontos

Nuno Carrilho - "Igual a Ti" entrava na segunda semifinal como "Perfeito" entrou na primeira, isto é, como o meu tema favorita. Contudo, se a atuação de Matay pecou por pouca intensidade, a de NBC pecou... por excesso. A interpretação foi irrepreensível e arrepiante, mas a atuação foi "estranha": alguns planos falharam completamente, se bem que as imagens transmitidas nos LED's foram das mais bem conseguidas da edição. Se a atuação for ajustada para a Grande Final, arrisco-me a dizer que estamos na presença de um dos favoritos para Telavive... Mas se for igual, ficamos por uma boa e grande canção.

10 pontos

Patrícia Gargaté - A favorita da semifinal não defraudou expectativas. Prova viva de que uma boa interpretação não precisa de mais floreados, o NBC fez exatamente o que estava à espera e usou o seu carisma e expressividade como chave na sua performance. Uma canção dele e para ele, com a postura correta do inicio ao fim e sem dúvida que merece, no mínimo, o pódio nesta edição. Já agora, sou muito fã das verdades que disse no decorrer do festival, os meus parabéns pela dignidade e pelos sentimentos que transmitiu!

12 pontos

Pedro Fernandes - Este era o tema que aguardava com mais expectativa nesta semifinal e, infelizmente, as expectativas criadas não foram completamente correspondidas.  A indumentária deixou muito a desejar e a performance foi algo estranha e exagerada, ao jeito do que havia acontecido com Filipe Keil na 1.ª Semifinal. Acredito que se nada mudar até sábado que este tema não irá estar na luta pela vitória, mas se o fizer pode causar uma surpresa... Não leva os 12 pontos pela expectativas defraudadas.

10 pontos

Ricardo Matias - Experiência musical e interpretativa é claramente visível neste artista. A canção é poderosa, fala de uma situação atualmente vivida na Europa (crise dos refugiados), mantendo sempre um toque de modernidade, sentimento e interpretação de qualidade, tendo todos os fatores necessários para se destacar na final do Festival da Canção. Acredito que esteja no top 3, contudo, não é a minha favorita para ir à Eurovisão, mas se for, estaremos de facto muito bem representados. È um bom representante, e o Festival da Canção só merece e agradece a qualidade que aqui está a ser apresentada.

10 pontos



Total: 76 pontos

3 comentários:

  1. É para mim a melhor canção do festival, mas estèticamente, quando vista em palco,torna-se horrível. Para esquecer mesmo. 12 pontos para a música e 0 pontos para o mau espetáculo apresentado.

    ResponderEliminar
  2. Já enviei o meu comentário. Ainda não chegou?

    ResponderEliminar
  3. Está visto que o meu comentário não caiu bem. Mas também não sei porquê. Quem diz a verdade não merece castigo e eu só disse a verdade, sem ofender ninguém. A minha verdade, evidentemente. Se eu estive a perder o meu tempo e a minha versão dos acontecimentos não aparecer aqui neste cantinho dedicado aos leitores mais assíduos, desisto de o fazer e vou-me dedicar a espatifar telemóveis ou, quem sabe, a fazer de esfregona no palco da final do FC (vide Pugna) evitando assim pagar entrada para observar a miséria que vai acontecer logo à noite. Até porque o algodão não engana e eu já sei de antemão que são os irmãos osíris que vão pegar no telemóvel, perdão, no lindo troféu oferecido pela RTP aos vencedores.

    ResponderEliminar