Olhares sobre o ESC2019: Chipre



Chipre
Intérprete(s): Tamta
Tema: Replay



André Moreira - Chipre decide fidelizar-se ao estilo e à estrutura musical que lhes garantiu a vice-liderança em 2018. A meu ver, "Replay" é uma canção inferior a "Fuego", ainda que considere que tem imenso potencial para, ao vivo, impor-se perante as adversárias. Concorre numa semifinal com muita informação para reter e a simplicidade e força pop que a proposta cipriota transporta consigo, garantirá, a meu ver, uma fácil passagem à final. Já na final, não a vejo ir longe. Fórmulas repetidas não são habitualmente muito bem aceites no mundo eurovisivo. 

6 pontos

Daniel Neves - Música muito repetitiva para acompanhar a sensualidade de Tamta que é tanta a ponto de ser desejada em replay constante. Os minutos passam muito devagar porque quando se saboreia um bom prato há sempre a vontade de o repetir.  A interpretação assumida aqui não tem contornos tão sedutores como no número a que assistimos num passado recente. Esta aposta de Chipre é um bocado arriscada porque é quase a sequência do programa que trouxeram à Eurovisão no último ano. Este género musical que tem por fim apelar  a sentimentos mais ou menos lascivos  não tem muito a ver com a apreciação que eu faço de uma boa canção. Há aqui um toc toc como que a imitar o andar para a frente e depois para trás para se observar um pouco melhor certos detalhes que se quer ver repetidos segundo o guião o que torna a música pouco interessante. Com base nestes argumentos dou 1 ponto.

1 ponto

Fábio Cunha - Parece-me claro que estamos perante um Fuego 2.0.Mas também é necessário relembrar que o sucesso de Fuego aconteceu pois o carisma e a própria atuação da Eleni era espetacular.Tamta é uma excelente cantora mas não acredito que este Replay venha a ter o mesmo sucesso que Fuego teve(há que relembrar que a mesma fórmula não costuma resultar 2 anos seguidos).Mesmo assim creio que o Chipre será finalista mas acredito que fique longe do 2º lugar conquistado em Lisboa.

6 pontos

João Diogo - Tamta finalmente aceitou o convite para participar na Eurovisão. Era sabido que a cantora era bastante desejada, tanto pela Grécia como por Chipre, e para ter aceite o convite é porque acreditava que tinha a canção certa para um bom resultado. Eu concordo com ela. Não terá o resultado da "Fuego" mas tem imenso potencial para um top 10. Boa canção pop, refrão chorudo, boa intérprete, e provavelmente, boa apresentação em palco. O pequeno Chipre a mostrar como se faz.

7 pontos

Júlio Silva - Após o segundo lugar em Lisboa, o Chipre aposta numa música que muito tem a ver com Fuego. Esta fórmula poderá ter ou não sucesso, tudo dependerá da performance de Tamta. Relativamente à cantora, tem uma boa imagem e uma boa voz, no entanto as comparações com Eleni Foureira poderá fazer desta canção um autêntico flop. Apesar disto a canção deverá estar na final e no top 10.  

7 pontos

Luís Coelho - Replay apesar de ter uma batida dance é um copy paste de Fuego quase a roçar o plágio barato. Não é das piores músicas deste ano mas não a acho ganhadora.

2 pontos

Margarida Garção Lopes -  Depois de uma pontuação excelente em 2018 e das expectativas altas, o Chipre não surpreendeu e decidiu jogar pelo seguro com uma canção melodicamente igual à canção da edição do ano passado: Dançante e monótona, é impossível ouvirmos Replay sem ouvirmos “Fuego” no background. Parece que o Chipre fez Replay em Fuego. A mensagem é bastante básica e não apresenta grande potencial lírico. Com certeza vai trazer muita animação ao palco da Eurovisão e pelo feedback positivo que tem recebido, tem um lugar quase garantido na final e deve acabar
com uma boa pontuação, que não deve passar a recebida na edição anterior.

6 pontos

Ricardo Mota - “Replay”, a música cipriota deste ano, parece vir na sequência de “Fuego”, que ficou em 2º lugar no ano passado. O Chipre apostou novamente numa música mexida e que fica no ouvido, o que, aliado a um bom staging, penso que será favorável para ganhar pontos em maio. Contudo, este tipo de canção começa a ser já tão comum que parece não acrescentar nada de novo, para além de que não traz nenhuma mensagem. Gosto bastante do ritmo e da vibe que a música transmite, mas não é algo que me surpreenda ou que me preencha.

8 pontos

Total dos 35 comentadores: 271 pontos
Ver pontuações na íntegra AQUI

1 comentário: