[Olhares sobre o ESC201] Rússia
Rússia
Intérprete(s): Sergey Lazarev
Tema: Scream
Carlos Carvalho - Era o grande candidato à vitória aquando da divulgação do seu retorno à Eurovisão, até ao momento em que a canção foi divulgada e muitas expectativas foram defraudadas. Contudo, Sergey não está fora da corrida para a vitória, e “Scream”, mais do que ser um tema pensado para se tornar num sucesso comercial, foi concebido para um palco. O mesmo é dizer que devemos estar preparados para extravagâncias visuais, que não só deverão estar coadunadas com o espírito da canção como ainda vão conseguir elevar o apreço por este tema que em termos auditivos parece ser a canção principal de uma banda sonora de um filme de contornos épicos. A linha que vai separar o epopeico e inesquecível do exagerado e ridículo vai ser ténue, mas Sergey sabe ao que vai e a vitória é uma possibilidade bastante verosímil, sendo que toda a expectativa inicialmente gerada vai ser amplamente justificada.
6 pontos
Cláudio Guerreiro - Como grande fã da canção deste cantor em 2016 e da maioria do seu reportório, fiquei bastante contente quando foi confirmado como representante da Rússia novamente. Depois de dois anos a desconsiderar um pouco o concurso, sabe bem voltar a ver a Rússia a levar isto a sério. Quando ouvi esta “Scream” pela primeira vez não me arrebatou completamente e fiquei com a sensação que não era uma canção que encaixaria bem no Sergey, já que nunca o vi como cantor para este tipo de power ballads. Contudo, aos poucos tem crescido em mim e começo realmente a sentir o poder do instrumental, principalmente na parte final. Adivinha-se um regresso da Rússia ao top 10, certamente. Só uma catástrofe a nível vocal - algo que não me parece que aconteça, tendo em conta as mais recentes interpretações ao vivo do cantor - o poderá afastar de um bom resultado.
8 pontos
Daniel Fidalgo - “SCREAM”, a canção mais aguardada desta temporada eurovisiva, é teatral e dramática. Um tema que só faz sentido ao vivo e que grita por uma apresentação épica. Na realidade, o tema só por si, não me diz nada. Todo o dramatismos e exagero na produção culmina num vazio e em algo pouco memorável. O Sergey canta bem, embora não seja o meu timbre predileto. Acredito que alcance a final, mas deverá estar afastado da vitória. (5 pontos)
5 pontos
Hugo Sepúlveda - Sergey Lazarev está de volta e o hype foi bem forte! Em 2016 Sergey ganhou o televoto e este ano mantém uma probabilidade de ter um lugar no pódio, embora não ache que o vencerá o televoto desta vez. Este ano a luta é pelo troféu no júri e Scream é a música ideal para isso. Apesar de o hype ter esmorecido um pouco depois da revelação da música, é certo que a Rússia não vai facilitar as coisas. Scream é uma música teatral e épica, dando hipótese ao Sergey de dar um show off vocal. Há dúvidas que ele manterá o registo da versão estúdio, mas não creio que vá vacilar. Quanto à atuação, não vai ser menos do que épica. Será o novo Dima Bilan? Não sei, mas Sergey vai dar luta a Duncan e Luca e até a outros dark horse que possam surgir do nada. A mim, a música ainda não me convenceu totalmente, falta aqui qualquer coisa.
7 pontos
Luís Custódio - A Rússia regressa a mais um certame eurovisivo, e regressa com tudo: intérprete (o sempre adorado Sergey Lazarev), uma música apoteótica e em crescendo, e pela espreitadela nas redes sociais, o "stagging" e a preparação de Sergey estão ao rubro. Há muitos detratores desta seleção russa mas a Rússia não costuma brincar em serviço e quando querem, dão 'show'. É uma "power balad" com algumas semelhanças de estilo em relação à canção da Holanda pelo que se o objetivo é a de que ganhe a melhor... pode acontecer que se anulem ambas na final. Mas isso só no dia 18 de maio se saberá.
7 pontos
Patrícia Gargaté - Goste-se ou não temos aqui uma proposta de qualidade. O Sergey Lazarev chegou para dizer que consegue ser mais do que uma máquina pop e penso que não havia melhor forma de o dizer. Honestamente espero que não montem uma novela em palco, às vezes menos é mais. Confio perfeitamente na capacidade da equipa e no poder vocal do Sergey. Não me parece que seja uma canção para vencer mas pode surpreender, especialmente a comunidade de fãs que meio que desvaloriza e tira mérito de forma constante, não só ao Sergey como a todas as canções que este país envia.
10 pontos
Paulo Lima - “Scream” é uma poderosa balada de sonoridade moderna e excelente produção técnica, potencializada na extraordinária harmonia vocal. Conduz-nos numa empolgante viagem ao mundo emocional do sofrimento, ao animismo das palavras, das lágrimas que caem e se ouvem gritar. É receita tradicional certa para o sucesso, de equipa internacional e multidisciplinar. Reconheço a qualidade da proposta e gosto muito da sua progressão épica com impactante refrão, que inclui pausa de fazer cortar a respiração. A canção é envolvente e emocional, sendo das minhas favoritas. Finalista talhada para o top 5, mas sem prognóstico de vitória.
12 pontos
Ricardo Matias - Sergey Lazarev a pedir desforra pelo 2º lugar de 2016. Admito que gosto muito do crescendo existente no primeiro minuto, que está bem conseguido, e o 1º refrão destaca-se imenso e é impactante com a voz excecional do cantor russo. Espera-se uma performance também impactante como em 2016. O meu receio com esta canção épica (se bem que o final deixa muito a desejar) é que seja de tal forma impactante que soe demasiado over-produced. Vai sem dúvida chegar à final e espero um TOP5, mas tenho as minhas dúvidas se vencerá.
8 pontos
Tomás Nabais - De volta aos palcos do ESC, Sergey envereda por outro estilo musical: a balada, em vez do pop dançável de 2016, lutando desta vez por uma vitória. Boa canção: com um toque de mistério, que nos vai fazer agarrar ao ecrã, envolvente e um instrumental poderoso. A voz do intérprete: segura e sem falhas faz jus ao tema. Será que a Rússia grita por vitória? Tudo depende da atuação, mas os russos nesse aspeto não brincam em serviço.
7 pontos
Total dos 35 comentadores: 264 pontos
Ver pontuações na íntegra AQUI
Sergey Lazarev retorna à Eurovisão com mais uma canção romântica no seu estilo habitual, em que nos lembra a sua voz aveludada, sem graves, com alguma amplitude. Apesar de não deslumbrar é um trabalho que merece atenção. Não noto uma grande diferença tanto no aspeto harmónico como no valor lírico em relação à sua passagem anterior por este certame e por isso vou dar 7 pontos.
ResponderEliminarPorque nao mostram os pontos dados por cada um?
ResponderEliminarPor baixo do Total dos 35 comentadores diz Ver pontuações na íntegra (onde eu me incluo, letra K) AQUI.
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