[Olhares sobre o ESC2019] Croácia



Croácia
Intérprete(s): Roko
Tema: The Dream



Bruno Roque - O Roko tem um bom instrumento vocal, mas, quanto a mim, não o usa da melhor forma. Parte da canção é gritada e talvez pela interpretação e expressões exageradas, faz-me querer que chegue rapidamente ao fim. E aquela subida de tom torna tudo ainda mais penoso. Já imagino a cara dele de anjinho nos leds durante a apresentação em palco… Até acho que pode passar à final, mas por mim, é uma grande “não”.

1 ponto

Cláudio Rodrigues - Roko Blazevic ganhou, e bem, o DORA, pois era de longe a melhor proposta a concurso. O instrumental soa datado, mas ainda assim, gosto bastante. O que soa datado mesmo é versão bilingue, especialmente quando metem o inglês ao barulho. A letra em inglês é tao banal que tenho pena que ele se apresente em Telavive com tais versos. A música teria mais destaque se fosse totalmente em croata, pois tem aquele toque único que no inglês se perde e por causa disso perde alguns pontos na minha classificação. Final destaque para a idade do Roko, com apenas 19 anos, já tem um controle vocal que me deixa tao impressionado. Espero que não desanime por uma eventual não passagem a final.

5 pontos

Diogo Mota - Com muita pena minha, depois de três entradas bastante bem conseguidas nos passados concursos, devo dizer que a Croácia é indubitavelmente o meu número 41 este ano. As estrofes são demasiado teatrais e aquelas asas não favorecem a performance de forma alguma. O refrão é transtornante e os gritos do Roko não me caem nada bem, honestamente. No geral, penso que o único aspeto positivo da entrada é o aparelho vocal bastante bom, mas os gritos realmente são demais.

0 pontos

Diogo Quintais - São várias as vezes em que tento gostar desta canção mas não consigo! "The Dream" é simplesmente horrível: a começar pelo facto de que o Roko andar para lá sempre de branco e a acabar com a terrível parte em inglês da canção. A parte em língua croata para mim esta mil vezes melhor, até porque não consigo perceber se a letra é boa ou não. É que quando estou a ouvir a parte em inglês e imagino ele em cima do palco com as asas meias tortas, eu só consigo sentir vergonha alheia! Por mim, esta canção não passaria à final (e é provável que não passe)

3 pontos

João Duarte - A Croácia é um daqueles casos em que quando ouvi a proposta pela primeira vez simplesmente odiei tudo. Uma canção datada e com dois idiomas (algo que odeio sempre). No entanto ouvindo com mais atenção é uma proposta que tem algum potencial (isto se ele não cantar com aquelas asas compradas na loja do chinês). O interprete te uma excelente voz que pode conquistar alguns votos, mas sem duvida que o grande erro desta canção é ser cantada metade em inglês.

3 pontos

João Faria - Roko traz-nos uma canção que poderia figurar num musical de má qualidade do final do século passado. É uma balada desinspirada, sem grande qualidade e com uma letra cliché. Esta participação vive muito das supostas qualidades vocais do intérprete, que, na minha opinião, não são extraordinárias, principalmente no terminar abrupto das frases musicais. Relembro que esta estratégia não é nova para a Croácia, visto que já a usaram em 2017 com Jacques Houdek, o mentor desta participação, com sucesso. A diferença prende-se com o impacto visual que, a meu ver, irá faltar aqui. Assim, julgo que a Croácia está em maus lençóis, estando destinada aos últimos lugares da semifinal, a não ser que nos apresentem uma atuação extremamente bem pensada (e não, aquelas asas de anjo não resultam em 2019)

1 ponto

Márcio Oliveira - Na minha opinião, esta música não chegará muito longe na competição. Os vocais são bons, a letra da música até passa uma mensagem interessante… mas o refrão é muito irritante. Além disso, o representante é muito teatral, o que torna a atuação chata de se ver.

1 ponto

Pedro Fernandes - A maior asneira que a Croácia fará este ano será o não defender a sua canção integralmente na sua língua. O tema na língua servo-croata tem toda outra força e mística que em inglês se perde, pois a letra é um algo básica. Às vezes é preferível não saber do que se trata a letra e este é um dos casos. Não vejo este tema na Final, principalmente se insistirem nas asinhas de anjo.

2 pontos

Ricardo Dias - Quase perfeito! Parece que ao início se vai assistir a mais uma balada enfadonha, mas vindo o refrão Roko dá-lhe potente e não fico indiferente a esta proposta croata. Acho que está bem conseguida. Nota ser cantada em bilingue e talvez não precisar de quase gritar no refrão, um tom abaixo talvez ajudasse. Apesar de jovem naquele celestial par de asas angelical, não será uma proposta de muito agrado à maioria e penso inclusive que será daquelas a lutar por conseguir o apuramento à rasca. Espero pelo menos que esteja na Grande Final.

10 pontos

Total dos 35 comentadores: 128 pontos

Ver pontuações na íntegra AQUI

1 comentário:

  1. O que se passa no desenvolvimento desta composição é aberrante. O princípio é aceitável e até dá para imaginar outro tipo de música, mas quando chega ao refrão tudo o que está para trás ficou completamente esturricado no forno, em linguagem de culinária. Não temos aqui gourmet, não senhores, antes um empadão muito mal cozinhado. Este artista desata literalmente aos berros de uma maneira desatinada que nem Deus quer ouvir as suas preces e até os anjos voam todos para longe. Devia ser desclassificado e proibido de entrar nas imediações do teatro dos sonhos porque é um autêntico pesadelo. Como não quero ser mauzinho, vá lá, ainda lhe dou 0 pontos com um bilhete de volta para casa em 2ª classe.

    ResponderEliminar