[Olhares sobre o ESC2019] Malta



Malta
Intérprete(s): Michela Pace
Tema: Chameleon


Bruno Roque - A melhor canção de Malta dos últimos anos. A letra é estranha, mas quem diz que a letra de uma canção pop tem que fazer inveja aos grandes poetas? A forma como a canção está construída, torna-a divertida e ao mesmo tempo original, pelo menos, numa primeira audição. A Michela tem uma boa voz, uma boa presença e se a apresentação em palco não for demasiadamente confusa pode dar a Malta um bom resultado. Aposto na passagem de Malta à final e aí, pode até chegar ao top 10.


6 pontos

Cláudio Rodrigues - Depois da vitoria no X Factor Malta, houve um grande tempo sem informações de Malta e da intérprete. Mas valeu a pena esperar tanto! Um tema atual (apesar de não ser muito inspirada) e que consegue entreter. Por enquanto não há prestações ao vivo desta música, mas o vídeo favorece muito a canção, em que vemos um à vontade da Michela em frente às câmaras. Apesar de ter algumas reservas, parece que Malta estará de volta à final e a rondar o top 15, o que não acontece desde 2016.

8 pontos

Diogo Mota - Sinceramente, tendo em conta a voz da Michela, estava a espera de uma balada. Quando ouvi a canção pela primeira vez, fiquei completamente chocado pelo estilo enveredado. Das músicas mais dançáveis, das quais fazem parte, entre outros, a Suíça e o Chipre, esta é, na minha opinião, claramente a mais forte e com a melhor voz. P-A-R-A-B-É-N-S!

12 pontos

Diogo Quintais - Inicialmente, "Chameleon" passava me completamente ao lado. Agora é uma daquelas canções que não consigo deixar de ouvir. A transição não esperada dos versos para o refrão é um pouco estranha quando ouvimos pelas primeiras vezes. Mas quando te entra no ouvido, esta canção torna-se numas das melhores canções do ano! É, para mim, candidata ao Top5 e a ser uma das grandes surpresas de 2019!

12 pontos

João Faria - A Dua Lipa decidiu participar no ESC. Óbvio que isso não é verdade, mas penso que as semelhanças com a cantora maltesa são óbvias a vários níveis. Malta apresenta-nos uma composição moderna, muito bem produzida e ao nível da música pop que tanto enche as rádios internacionais. É, sem dúvida, um produto bastante bem fabricado, embora seja um pouco plástico para o meu gosto pessoal. No entanto, é o tipo de música que tem tudo para ter sucesso no palco eurovisivo e, certamente, veremos Malta na final. Quanto à classificação final, julgo que dependerá muito da atuação, mas prevejo que ande perto do top 10 (dado que o júri costuma adorar Malta).

7 pontos

Márcio Oliveira - Este ano, Malta apostou num pop comercial, no qual o público geral está habituado a consumir. O refrão fica na cabeça e uma batida que quem ouvir não vai resistir em  bater o pé ou dar um passinho de dança. Esta canção faz parte do meu top 10! Mal posso esperar para ver a performance ao vivo.

10 pontos

Pedro Fernandes - Tema interesse este que nos traz a pequena ilha mediterrânea de Malta. O tema vai ganhando progressão e quando atingi o refrão leva-nos para uma direção que não nos estávamos a contar. Podia ser um fator prejudicial, mas na verdade ajuda-a a destacar-se. Michela tem uma boa voz e não há dúvidas que irá conseguir defender bem o tema, depois da escola que foi o “X Factor Malta”. Estará na Final e a lutar por um TOP10.


7 pontos

Ricardo Dias - Os malteses tentam este ano trazer uma proposta com as sonoridades do que se ouve e faz musicalmente atualmente. Mas a mim este "Chameleon" não convence. Acho que muito contará da performance de Michela e toda a parte cénica em palco. Veremos se não será demais como ano passado e fica tudo meio perdido com tanta coisa a acontecer, que depois no fim o camaleão muda tanto de cor, que faz flop. Parece-me que teremos um resultado análogo ao ano passado e Malta continuará de fora da Grande Final.

4 pontos

Total dos 35 comentadores: 263 pontos
Ver pontuações na íntegra AQUI

1 comentário:

  1. O camaleão é um bicho bonito e tenho a impressão que a letra tem alguns equívocos sobre este animal, que é um medroso e por isso a natureza tratou de lhe arranjar forma de se esconder dos seus possíveis predadores para não ter que os enfrentar, uma vez estando em plano de desigualdade. A Michela vem dizer que fica encarnada quando lhe sobem os calores, o oceano é tão imenso e ela ainda consegue ser mais azul do que ele e ainda que se consegue confundir com o sol nascente. Com toda a sinceridade não a vejo tão radiosa como o sol. Há aqui exageros a mais, como dizer que é technicolour e nunca se afasta dos aspectos negativos. Não levo esta cantiga muito a sério, é muito sansaborona para o meu gosto e dou-lhe 2 pontos, não vão as suas lágrimas converterem-se num rio.

    ResponderEliminar