Olhares sobre o ESC2019: Finlândia



Finlândia
Intérprete(s): Darude ft. Sebastian Rejman
Tema: Look Away



Adão Nogueira - Depois de nos presentear com uma seleção de músicas longe dos últimos anos, a Finlândia acabou por escolher a melhor das 3 apostas. “Look Away” apesar de ser um pouco imprevisível, começa com um som calmo que se fortalece aquando do refrão (um bocado repetitivo demais) mas que irá levar uma boa vibe ao palco do ESC. Com uma mensagem com que qualquer um se identifica facilmente, acaba por ser um tema com uma batida eletrónica rock muito datado.

6 pontos

Diogo Maurício - Os finlandeses vão enviar para Israel, o grande autor de “Sandstorm” em conjunto com um amigo seu. A voz de Sebastian Rejman combina perfeitamente com o house de Darude e é, a meu ver, um dos fortes candidatos a um lugar na final. O house está a tentar quebrar fronteiras na área da música eletrónica da Eurovisão e esta canção tem um grande potencial não só devido ao facto de ser uma canção muito forte e bem construída, mas também por ser mais um hino á house que quer quebrar o grande muro que impediu a eletrónica de entrar no espaço musical da Eurovisão.

12 pontos

Fábio Ventura - Depois da Saara, a Finlândia decidiu ser representada pelo mundialmente conhecido DJ Darude e, na voz, o Sebastian Rejman. A canção pop-electrónica “Look Away” que nos trazem não tem qualquer talento ou genialidade que a faça destacar. Os arranjos são repetitivos e básicos – há uma vibe David Guetta aqui, se bem que muito pobre; os vocais são fracos que não saem do mesmo sítio; e o refrão falha no crescimento que a canção vai tendo até chegar a esse momento. É um tipo de canção já muito explorado até à exaustão (em 2009 provavelmente resultaria!) e está definitivamente muito longe do meu lote de finalistas. Porém, não me espantaria se fosse apurada – o nome Darude por si só já trará alguns votos. Espero, ainda assim, que os fãs olhem para bem longe da Finlândia este ano.

1 ponto

Fernando Pereira - Estilo de mýsica um pouco ultrapassado, mas que facilmente entra nas preferências deste concurso. Têm, no entanto, uma sonoridade interessante que pessoalmente gosto. Fica relativamente bem no ouvido, o que pode ser bom para o apuramento. Se se verificar uma apresentação em palco semelhante à da final nacional será certamente um benefício.. MAS tendo em conta o estilo musical, a posição de atuação, e o impacto das atuações da segunda parte da semi temo que ficará pelo caminho. 

8 pontos

Jefferson Macaronel - A Finlândia, este ano, está a imitar descaradamente a Polónia no ano passado. Um DJ, um cantor que ao vivo não é tão promissor. Não vejo muitas chances para a Finlândia se classificar este ano e mesmo nesta semifinal tão fraca e equilibrada. Mas uma mudança de planos no "stage" pode facilitar. 

5 pontos

Luís Florindo - Estrelas do passado, de maior ou menor dimensão, irem à Eurovisão está mais que provado que não resulta. A canção de Darude a tresandar a anos 90 e ainda por cima com uma mensagem “boazinha” tem tudo para falhar. Parece que depois de um 80 do ano transacto, que falhou redondamente, a Finlândia passou para um 8 que vai falhar redondamente.  

3 pontos

Manuel Farinha - Tema que impele a dançar, remetendo para o “universo” dos DJ’s na discoteca a passar música, pelo que tenho a dizer que gosto. Todavia musicalmente nada que já não tenhamos visto em abundância na eurovisão, e por isso o meu apreço por esta música é moderado (Suficiente Mais).Quanto ao resultado tem as suas hipóteses de chegar à final (50/50), mas desconfio seriamente que ficará pelo caminho, à semelhança da Polónia no ano transato que trouxe um registo idêntico.

7 pontos

Nuno Carrilho - Uma coisa é certa: a Finlândia não repetirá o floop da Saara Aalto de Lisboa em Telavive... porque as expectativas na candidatura deste ano nunca estiveram tão em baixo. Contudo, não entendo o "hate" criado em torno de "Look Away". Não é uma obra prima da natureza, mas até a coloco num bom ranking na edição deste ano. Com uma boa atuação e uma boa interpretação, acredito que poderá estar longe dos últimos lugares da semifinal... Não fosse a Finlândia, diria que era finalista.

7 pontos

Pedro Coelho - Este ano a Finlândia brinda com uma canção pop eletrónica demasiado datada. Atendendo ao facto que terá uma boa apresentação em palco ate poderá chegar a final. Mas peca pelo facto de ser igual a tantas propostas já enviadas. Até para o ano Finlândia.

6 pontos

Total dos 35 comentadores: 151 pontos

Ver pontuações na íntegra AQUI

1 comentário:

  1. Não, não é imaginação tua, não és só tu que te apercebes das desgraças que acontecem todos os dias, quando começas a querer olhar para além da tua zona de conforto. Mas se te acalmares um pouco e te preparares bem para uma boa noite de repouso verás que no outro dia de manhã parece que os problemas abrandaram. A tendência generalizada é a de que teremos que ser todos em uníssono a deitar mãos à obra e tudo se irá resolver num estalar de dedos. Seria bom que a realidade fosse essa, mas não, vivemos num mundo muito complicado porque a mente humana é ela própria conduzida por uma energia muito explosiva que nem sempre se dirige para os focos certos. Portanto, esquece quando chega a hora de te deitares na tua rica caminha e acabarás por ter pensamentos mais positivos. Este conselho é para o Darude que repetidamente nos vem dizer "look away". A música com que ele faz esta pertinência acompanha bem o ritmo das palavras, não exagera no tom e por isso não deixa que a cantiga se torne algo maçuda. Aplico-lhe 1 ponto.

    ResponderEliminar