[Olhares sobre o ESC2019] França



França
Intérprete(s): Bilal Hassani
Tema: Roi



André Moreira - No calor da derrota de "Tous les Deux" eu fui o maior hater de "Roi". O tempo foi avançando e o luto foi concretizado com sucesso. Para minha surpresa "Roi" conquistou-me, e conquistou-me ao ponto de me arrepiar com a canção. Há muita sinceridade nas palavras, sinceridade essa que eu me recusava a aceitar ver na final nacional. É uma das minhas preferidas este ano e creio que o intérprete tem muito potencial para "se vender" à imprensa e cativar as atenções da europa. Pode muito bem ser a surpresa do ano no resultado final. Não o vejo vencer, mas vejo-o a disputar os lugares cimeiros. Justice for Madamme Monsieur!

12 pontos

Daniel Neves - Bilal Hassani tem muita graça, é uma simpatia, sente muita vontade de ser sua majestade no reino da Eurovisão e diz a letra que ele quer ser ele próprio, não quer imitar ninguém e sente-se um rei sempre que sonha. Ficou muito feliz por ter almejado o seu reinado graças a um televoto que não se poupou para que ele fosse coroado como titular do direito de representar um país com pergaminhos neste concurso. Foi empurrado, digamos assim, pelos simpatizantes à distância  mas não era essa a pretensão do júri internacional. Estive pela primeira vez a tomar conhecimento através de uma leitura breve do conteúdo lírico de Roi e devo dizer que gostei bastante. A música é envolvente e a sua interpretação em registo gravado não desmerece mas ao vivo a voz dele precisa de alguns ajustes. Sinceramente não gosto do avatar que ele representa mas do que Bilal precisa mesmo é de cuidar da voz.

10 pontos

Fábio Cunha -  Não, não e não. A música é péssima. Não consigo gostar nada da música e quanto mais ouço menos gosto. Prevejo um lugar a meio da tabela para a França mas por mim ficaria em último na final pois esta música merece completamente esse lugar.

1 ponto

João Diogo - Parece impossível que os Madame Monsieur que nos deram "Mercy" e tantas outras boas canções no seu álbum sejam os compositores de "Roi". Considero que seja uma canção musicalmente mediana, complementada por uma voz fraca. Não é ao acaso que se portou tão mal com o voto do júri no Destination Eurovision 2019 (e se a interpretação dele não melhorar esperem o mesmo na Eurovisão). Gostava mesmo muito de conseguir apoiar esta canção pois admiro o Bilal e tudo o que ele representa. Mas não dá, é demasiado mediano.

4 pontos

Júlio Silva - Depois de Merci, os Madame Monsieur voltam à Eurovisão, mas como compositores de Roi. A música tenha uma das letras com mais significado, sendo quase a autobiografia de Bilai Hassani. O cantor tem uma boa capacidade vocal, no entanto não concordo com a comparação com Conchita, que tem um vozeirão. Esta canção deverá ficar no meio da tabela, ajudada por essas mesmas comparações.

7 pontos

Luís Coelho - O grande flop deste ano, a música é bonita, mas o Bilal é pouco carismático e não o acho grande cantor, desafina e não consegue chegar às notas altas.

1 ponto

Margarida Garção Lopes -  França veio mais uma vez transmitir uma mensagem bastante importante: sermos nós próprios e não sem deixar os outros deitarem-nos a baixo. Na primeira vez que ouvi a versão gravada em estúdio achei a canção bastante interessante e contagiante, mas depois de ouvir a atuação do cantor confesso que fiquei bastante desiludida, não pela presença em palco que achei bastante boa, especialmente a dança, que adorei, mas pela pobreza da voz do cantor. Se em Maio o cantor conseguir obedecer à versão original prevejo uma ótima atuação com bastante potencial e que trará a França uma boa pontuação.

7 pontos

Ricardo Mota - França este ano dá-nos uma música poderosa e com muita força, com uma mistura de inglês e francês na letra, que resultou muito bem, na minha opinião. Não quero de todo pôr em causa a qualidade vocal de Bilal, mas honestamente dececionei-me ao comparar o videoclip e a atuação ao vivo. Nesta última, a voz não estava no ponto e soou tudo um pouco forçado, notando-se pequenas desafinações nas notas mais agudas. Ainda assim, Bilal defendeu muito bem a sua canção e tem uma excelente atitude em palco. Espero que estas imperfeições sejam corrigidas até maio, pois “Roi” tem tudo para conseguir um bom resultado.

7 pontos

Total dos 35 comentadores: 206 pontos
Ver pontuações na íntegra AQUI

Sem comentários