[Olhares sobre o ESC2019] Portugal



Portugal
Intérprete(s): Conan Osíris
Tema: Telemóveis



Adão Nogueira - Primeiro estranha-se e depois entranha-se, acho que foi a frase que mais ouvi sobre o Conan e as suas músicas. Foi o que aconteceu comigo, pois não fiquei fã logo nas primeiras vezes que ouvi o tema, mas “Telemóveis” foi conseguindo a minha atenção cada vez mais crescente até a atuação na semifinal. Aí fiquei rendido!!! Conan é diferente, estranho, mas ao mesmo tempo inovador e interessante. Apresentando o instrumental mais ousado e cheio de ritmos já levado pelo nosso país a um palco do ESC e juntando a sua interpretação e maneira de cantar, acredito que irá prender a atenção de todos os espetadores durante a sua apresentação.

12 pontos

Diogo Maurício - A nossa canção é uma canção que está a dar que falar por causa da sua diferença musical e devido à sua natureza emocional. Depois da desventura da Cláudia e da Isaura no ano passado, Portugal volta a entrar em força graças a Conan Osíris e à sua melodia que perpetua a saudade e a morte através de parábolas extravagantes e um toque ardente a folktronica e ao estilo “björkista” de música avant-garde, também misturados com algum folclore. Provavelmente ficaremos bem colocados este ano se deus (e as casas de apostas) quiserem. 

12 pontos

Fábio Ventura - Enquanto escrevo este comentário, o nosso país mantém o 11º lugar nas preferências dos apostadores, tanto na Final como na semifinal (coisa estranha…!). Desde a renovação do FdC em 2017, surgiu uma nova atmosfera nas canções que escolhemos, com mais qualidade, mais dedicação e mais originalidade. “Telemóveis” mistura o fado tradicional com a modernidade de sons de todo o mundo (Japão, Médio-Oriente, Egito dos faraós, Europa de leste …), num instrumental muito bem conseguido; é uma canção que tanto vem das profundezas da Terra como das estrelas mais distantes do Universo. A riqueza da canção surge também nas metáforas que abundam e que abrem as portas a várias interpretações distintas: se uns a veem como resistência contra a tecnologia e uma crítica à cada vez maior dependência ao mundo virtual, outros a interpretam num sentido mais romantizado e melancólico, tipicamente português sobre a perda e a saudade de alguém querido e em que o telemóvel, que tem um papel importante na comunicação entre as pessoas, assume-se também como a ligação entre os mortais e os que já partiram e/ou quiçá é também metáfora para o próprio coração. Independentemente da interpretação que cada um de nós faça, o talento de Conan Osíris é inegável. A performance, altamente artística, prima num ano em que há falta de originalidade lá fora. Não tenho dúvidas que passaremos à Final e estou bastante confiante que conseguiremos um lugar algures entre os tops 8-15.

12 pontos

Fernando Pereira - Sim!!! Passa à final. É único, futurista, escangalhado. Gosto da musica, quer a parte mais folk/fadista do inicio, quer a parte mais elétrica/freak da dança alucinada. Letra simples, mas com uma poderosíssima mensagem que qualquer pessoa se identificará de certeza. Apesar do nosso país, temos que ser isentos, há coisas a melhorar, principalmente: escadas (diferentes, mais futuristas), dança (mais coordenada, não ser tanto de improviso) e apresentação de palco, planos de câmera etc. Preto ou branco não sei qual funcionará melhor, mas até um meio termo cinzento funciona sempre.

10 pontos

Jefferson Macaronel - Não gostava mesmo! Ao ouvir Telemóveis pela primeira vez eu a rejeitei de cara. Mas ao ver sua performance na semifinal do Festival da Canção percebi que era algo que me viciava devagar e me fazia ouvir cada vez mais. Conan Osíris é um artista completo! Acredito sim em vitória de Portugal este ano mas vai depender de alguns fatores. Eu acredito que a coreografia tem de ser melhor trabalhada e mais pessoas envolvidas no palco. Telemóveis não me convenceu no começo mas agora é uma das minhas favoritas! Boa Sorte Portugal! 

12 pontos

Luís Florindo - Não gosto, não consigo gostar, nunca ouvi a canção até ao fim, nunca vi a performance completa. Que ele se destaca isso é certo. Nem que seja por causa de todos os espasmos em palco. É freak e é alternativo e isso vale-lhe atenção fora da “caixa” Eurovisão. Tem uma imagem e uma estética muitíssimo apurada. Diria que é bom e profissional naquilo que faz, mesmo sem me identificar com o estilo. Se isso se vai converter em pontos e numa boa classificação tenho dúvidas.  

2 pontos

Manuel Farinha - O que dizer de Telemóveis?! É uma música inovadora pois resultou de um exercício de total criatividade de Conan Osíris. Afirmo-o porque ser criativo é pegar naquilo que se conhece e a partir daí construir algo que não se parece com nada.  Conan Osíris aproveitando, então, toda a música que ouviu dos mais diferentes géneros “misturou-a” de uma forma singular e criou algo totalmente novo, e é isso que torna “telemóveis” diferente de todos os outras temas a concurso. Na verdade, esta música é Portugal, África Negra, Médio Oriente, Índia e Japão. Este apontamento é decisivo tendo em vista olhar às possibilidades de Portugal na Eurovisão do presente ano, já que se é certo que a Eurovisão é feita de países europeus, exceção feita à Austrália, outro facto é irrefutável é que o “velho continente” tem gente vinda de todo o mundo que muito provavelmente vai adorar esta música, vendo nela algo do seu quotidiano e/ou cultura musical. Posto isto, parece-me que Portugal tem condições para estar na final do concurso e almejar a uma excelente posição na tabela classificativa, não digo ganhar uma vez que o conseguiu há pouco tempo, mas sou capaz de apostar num top10 ou mesmo num top5.

12 pontos

Nuno Carrilho - Nunca fui grande fã de "Telemóveis" mas, conforme disse no Olhares do FC2019, a canção de Conan Osíris é " é a candidatura com maior potencial de um grande resultado em Telavive". Renovo as minhas declarações, apesar de ter consciência que, ao contrário de Salvador Sobral, o hype em torno da sua vitória esmoreceu ao longo das semanas... o que também poderá ser benéfico. Com uma boa atuação, acredito que Portugal será um finalista da competição, apesar de ter um dos temas com mais dificuldades em passar a sua mensagem. Veremos o que acontecerá...

8 pontos

Pedro Coelho - Conan Osíris o cantor mais alternativo deste festival e claro como e óbvio trás consigo a canção mais alternativa de sempre a Telavive. A canção e um estilo de fusões eletrónicas a bater no Bollywood e como óbvio trás algo de leste também. A final será óbvia, quanto a posição poderemos ter aqui um top 5. Parabéns Portugal!

12 pontos

Total dos 35 comentadores: 337 pontos

Ver pontuações na íntegra AQUI

3 comentários:

  1. E só mais uma coisa: fui eu que tive a ideia da piada de a Cláudia Pascoal e a Isaura serem parecidas com a Princesa Chiclete e com a Marceline ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ai que piada de fixiral (fixe+original). quase me engasguei a rir :d

      Eliminar
  2. Esta sonoridade que confunde pela sua originalidade já captou a atenção e o interesse dos fãs na generalidade, o que nos deixa na expectativa de um grande resultado. A letra até pode ser um pouco caricata, principalmente pela sua expressividade, no entanto acaba por ser um trabalho aceitável e a considerar. Como não faz parte do estilo de músicas que eu mais aprecio, dou 8 pontos e a ver vamos se vou voltar a escutá-la na final.

    ResponderEliminar