[Olhares sobre o ESC2019] República Checa



República Checa
Intérprete(s): Lake Malawi
Tema: Friend of a Friend



Adão Nogueira - A República Checa apresenta-nos um tema agradável, mas pouco mais. Um tema indie-pop, divertido e uma lufada de ar fresco comparando com o que se vai ouvir no ESC. Optou por apostar num estilo parecido ao do ano passado, mas sem melhorar, muito pelo contrário. Quanto ao futuro no ESC, tudo dependerá da sua atuação, mas Lake Malawai tem carisma e poderá ser uma boa surpresa.

7 pontos

Diogo Maurício - A canção checa é uma grande aventura no indie pop. Uma música bem conseguida com um grande toque de indietronica com as batidas fortes de bandas como Bombay Bicycle Club. É uma canção que salta à vista graças ao seu ritmo que homenageia a amizade. Os Lake Malawi são, de certeza, uma das minhas bandas favoritas desta edição deste sagrado concurso chamado Eurovisão. Já agora, esta canção poderá de servir de inspiração para tema musical da sequela do videojogo EarthBound, ou talvez de uma série sobre amizade…

12 pontos

Fábio Ventura - A República Chega optou pelo Lake Malawi que canta “Friend of a Friend” (ainda dói não ter sido a Barbora Mochowa a escolhida!). É uma proposta muito alegre e extremamente dançável; o instrumental tem uma vibe eletrónica que lembra o David Bowie que se mistura com algum indie-folk; a voz tem um charme muito cool; e a letra, que não sendo a mais elaborada que já se ouviu, é ainda assim uma estória (ou história, quem sabe) que nasce e cresce com a própria canção. Depois de ter obtido o melhor resultado de sempre no ESC, a República Checa conseguiu manter o patamar do ano anterior. A canção, moderna, fresca, cativante e rádio-friendly (mas sem perder o seu charme), tem o potencial para ser apurada e ficar relativamente bem classificada em Israel.

6 pontos

Fernando Pereira - Canção catchy, boa onda, grupo relaxado, mas não é o meu estilo. Nada mais a dizer, é muito repetitiva e não tem evolução. Certamente não se qualifica. 

3 pontos

Jefferson Macaronel - Algo diferente porém genérico. A Barbora Mochowa merecia esta vaga. Embora eu não gosto do seu ritmo, mas na semifinal fraca deste ano os Lake Malawi ainda tem chances de qualificação. Porém, não consigo ouvir isso sem rir até o final, me chega a ser ridículo. 

1 ponto

Luís Florindo - Esta musica apraz-me dizer “millenial mais millenial não há”. Isto sobretudo pela sonoridade e o vídeo que a acompanha. Mas não é o vídeo que conta para a Eurovisão. Há canções que pela sua simplicidade se destacam mas esta é tão inócua e olvidável que não está muito longe do epíteto “música de elevador”.    

3 pontos

Manuel Farinha - Quando ouvi este tema (música) pela primeira vez, pensei qualquer coisa do género: “é só mais um pop genérico que segue a linha daquele que foi o melhor resultado da República Checa na Eurovisão”. Por seu turno, quando assisti à atuação do grupo Lake Malawi no Vidbir 2019, confesso que gostei bastante do vocalista, nomeadamente da sua capacidade interpretativa, presença muito simpática e descontraída, e da sua segurança vocal. Pode muito bem resultar eficazmente na Eurovisão, mas não dou como certo na Final.

7 pontos

Nuno Carrilho - A República Checa é outro país que dificilmente conseguirá aproximar-se do resultado de Lisboa. "Friend of A Friend" é uma canção fresca e animada... mas sei lá: falta-lhe algo para se tornar memorável. Tudo dependerá da atuação mas, por enquanto, está fora (e muito longe) dos meus favoritos.

5 pontos

Pedro Coelho - Não entendo esta canção, não sei o que gostar, talvez o ritmo, talvez o intérprete. Mas uma coisa e certa esta canção não tem os ingredientes para chegar a final. Mas quem sabe não surpreende. Uma grande ilusão.

6 pontos

Total dos 35 comentadores: 191 pontos
Ver pontuações na íntegra AQUI

1 comentário:

  1. A intenção de quem escreveu este tema teria sido com certeza, através de uma relação casual entre dois teenagers, fazer uma graça ao criar alguma confusão nos mais apáticos, como naqueles sketches à portuguesa em que o outro é primo da cunhada da mãe do filho do padrasto da tia do primeiro e ninguém consegue saber ao certo afinal a quem pertence o aborto. Esta música é maçuda até dizer chega que já se faz tarde. Por isso, sem me importar de quem é o amigo do amigo do amigo até chegar ao último, para abreviar dou 0 pontos.

    ResponderEliminar