[Olhares sobre o JESC2019] Portugal


Portugal
Intérprete(s): Joana Almeida
Tema: Vem Comigo (Come With Me)




André Pereira -Joaninha, tens uma voz tão linda! A canção do nosso país é boa e mais uma vez uma canção que é para o JESC,. Uma das melhores do tema “Ambiente” e para mim a nossa melhor canção no JESC! Espero que este ano não sejamos esquecidos e espero que tenhamos mais uma excelente atuação e obter o nosso melhor resultado! Sobre o tema em si podia ser algo diferente, mas o compositor mostrou que sabe fazer uma excelente música seja para que concurso for! A junção do inglês ao tema foi muito bom! É uma das minhas favoritas!

12 pontos

Diogo Resgate - Apesar de ser um tema atual, não consigo achar adequado o instrumental de “Vem Comigo” para um concurso infantil… demasiado alternativo e diferente…A Joana é uma interprete talentosa, cheia de vida e que tem muito amor ao que faz, isso é meio caminho andado para se ter uma boa atitude em palco. Para a nossa Joana, só lhe tenho a desejar a maior das sortes! Arrasa!

8 pontos

Fábio Ventura - Joana Almeida é talvez aquela que, dentro da corrente ecologista do JESC, canta versos mais fortes e assertivos. Começa logo com um manifesto de repúdio a quem tantas vezes desvaloriza os jovens que lutam por um futuro melhor, tentando descredibilizá-los porque “da vida [eles] nada” sabem. A Joana prossegue com chamadas a todos para agirem, para defenderem a nossa casa e finaliza em tom esperançoso, “vamos conseguir (…) let’s make it happen now!”. A par da fortíssima Polónia, Portugal apresenta uma letra muito consciente da importância de proteger o clima. A diferença? Polónia tem uma produção exemplar ao nível do instrumental; já “Vem Comigo (Come With Me)” parece ter sido escrita por um amador que usa um qualquer software de acesso gratuito… não estou nada confiante na nossa entrada. A querida e tão simpática Joana (e a sua voz) merecia muito mais e já não é a primeira vez que a RTP falha ao nível de produção da canção, acabando por prejudicar-se a si mesma e ao intérprete. Que sirva de lição. (Joana, se estiveres a ler isto, tens imenso potencial e não pares nunca de fazer aquilo que gostas. Beijinho e boa sorte!).

3 pontos

Hugo Sepúlveda - A juntar-se à jornada ecológica, Portugal apresenta Joana Almeida e Vem Comigo. Em primeiro lugar, destaco o uso de inglês, o termos saído da temática das redes sociais e o toque upbeat da canção! De resto, é uma músiquinha fofa, alegre e algo mexida, mas que apenas se resume a isso. Joana tem um vozeirão que não foi inteiramente aproveitado e tem uma personalidade que eleva a fofura do conjunto ! Infelizmente ficamos a anos-luz de alguns países no que toca à produção musical, para nem falar do staging (aí nem nos adultos nos safamos quanto mais…). Espero que não se deixem ficar por uma performance básica, mas a ver vamos o desfecho desta causa! 

4 pontos

João Diogo - Portugal continua a sua senda de canções (muito) pouco inspiradas na Eurovisão Júnior. Desta vez a aposta recaiu sobre uma balada eletrónica, ao estilo do seu compositor, e que podia ter imenso potencial. Podia, mas não tem. Primeiro porque me parece que os arranjos são extremamente fracos, deviam ser mais arrojados, mais pop, e segundo porque tem uma letra que parece não encaixar muito bem. Ponto positivo para a Joana que tem uma voz invejável.

3 pontos

Luís Coelho -Excelente mensagem! A Joana tem uma voz linda, canta divinamente. Adoro o refrão e a melodia, bem como a transição do português para o inglês! Acredito que este ano vamos terminar muito bem.

12 pontos

Nuno Carrilho - Falar da canção do nosso país é sempre complicado... Não sou fã frenético de "Vem Comigo (Come With Me)", mas denoto uma certa evolução de 2018 para 2019. Dentro da temática ambiental, acredito que possamos ter a melhor proposta. A grande (grande grande) voz de Joana Almeida também poderá ter algum peso na votação do júri que, em 2018, nos deixou a zeros. Sobre o resultado final? Acho que poderemos melhorar as marcas dos últimos dois anos.

8 pontos

Patrícia Gargaté - A vibe eletrónica podia ser explorada de outra forma contudo a Joana defende a canção de forma muito consistente e competente. Sim, é mais uma canção sobre o ambiente e a mensagem está muito bem e adequada. Finalmente deixamos as redes sociais de lado, que lufada de ar fresco! Apesar disso creio que existem algumas soluções que não foram pensadas da melhor forma. Estou a escrever este comentário no dia que foi lançado o vídeo do primeiro ensaio e não esperava a apresentação em palco desta forma. Os olhos também comem e o que vi não é nada agradável pois parece que não houve qualquer tipo de preocupação com a imagem apresentada em palco, refiro-me concretamente ao fundo. Não havia mesmo outra ideia melhor? Mas não quero fechar em negativo, a performance da Joana ao vivo dá mais força à canção, o que é muito bom!

7 pontos

Pedro Fernandes -Muita sorte para a Joaninha e que desfrute muito da experiência.

3 pontos

Ricardo Matias - Vê-se claramente na canção a maturidade e capacidade vocal da Joana, sobretudo tendo em conta a sua idade. Com 10 anos e um aglomerado de prémios internacionais, acredito que fará sem dúvida uma excelente performance na Polónia. Desejando o melhor resultado para Portugal, o instrumental da aposta portuguesa é sem dúvida diferente de todas as restantes canções, contudo acredito que não seja impactante o suficiente para passarmos para o lado esquerdo da tabela classificativa.

7 pontos 


Total: 67 pontos

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal / Vídeo: JESC

2 comentários:

  1. A minha opinião: não houve uma evolução de 2018 para 2019, houve uma regressão; não melhoraremos as classificações dos dois últimos anos. Até depois da final!

    ResponderEliminar
  2. Tem a melhor presença deste concurso com uma canção singela, algo ingénua ou não fosse destinada a uma franja de público muito jovem. A intérprete canta deliciosamente bem, é despretensiosa e não precisa de cantar para os céus para mostrar a amplitude da sua voz muito fresca: 5 pontos (o meu sistema de pontuação abrange um limite de 5 pontos, não vejo necessidade de alargar para uma numeração de maior escala para talentos tão pequenos).

    ResponderEliminar