[Olhares sobre o JESC2019] Ucrânia


Ucrânia
Intérprete(s): Sophia Ivanko
Tema: The Spirit of Music




André Pereira - Depois de uma grande canção, a Ucrânia traz-nos isto? Não gosto desta canção e direi que é uma das piores da edição! Mas acredito que tenha uma boa atuação o que lhe vai muitos pontos! Boa sorte Ucrânia

4 pontos

Diogo Resgate - Que tema tão sublime e com tanta força. A Ucrânia surpreende-me sempre com as suas canções, mas ainda me surpreende mais como depois as consegue construir em palco! A cantora têm um aparelho vocal extenso e o timbre agrada-me! Julgo que esta canção terá um futuro risonho no lado esquerdo da tabela!

12 pontos

Fábio Ventura - Abro o link oficial da canção ucraniana, deixo-o a reproduzir em replay, preparo-me para escrever esta opinião e não é que me surge um sentimento de familiaridade? De onde conheço isto, pergunto-me. Surge-me um nome: Jamala. Jamala? Será que abri o link correcto? Não estarei a ouvir uma canção nova da vencedora da Eurovisão de 2016? Não, é mesmo da Sophia, a jovem de 14 anos que representa a Ucrânia este ano. Confuso, investigo melhor e eis que encontro! Sophia participou recentemente no The Voice Kids da Ucrânia e teve como mentora precisamente a Jamala! Há de facto uma enorme familiaridade entre o estilo musical de ambas. “The Spirit of Music” tem arranjos meio jazzy muito interessantes, que favorecem imenso a voz de Sophia por si só já talentosa. E a letra? Mais ecologia? Ou será amor entre adolescentes? Nada disso, é mesmo sobre música.  Tal como a Macedónia do Norte, a Ucrânia reforça o porquê de estar a participar no festival: a música tem o poder de mudar o mundo. É uma proposta bem conseguida.

8 pontos

Hugo Sepúlveda - Ucrânia traz-nos Sophia Ivanko e “The spirit of music”, uma música fofinha, mas é só isso mesmo. Uma canção que reflecte muita leveza, descontração e algumas “good vibes”, fazendo jus à letra da música, numa tentativa de nos transportar numa viagem alegre e descontraída. No entanto, não cumpre o seu propósito inteiramente e nem chegamos a sair do sítio! Talvez ao vivo Sophia consiga dar uma nova dimensão à canção e ter mais destaque.

5 pontos

João Diogo - A primeira vez que ouvi esta canção gostei imediatamente dela. Mas quantas mais vezes ouvi mais me apaixonei. É uma canção bastante adulta mas também o parece ser a sua intérprete. Uma pequena obra-prima esta que a Ucrânia envia à Eurovisão Júnior deste ano, em total contraste com o ano passado. Espero que a sua qualidade seja reconhecida.

10 pontos

Luís Coelho - Esta canção não me desperta qualquer sentimento. E o "ohoo-oo-oo" prolonga-se em demasia.

5 pontos

Nuno Carrilho - Outra das canções mais interessantes do ano. Apesar do limiar entre jovem/adulto, é uma das propostas com mais qualidade do ano que, aliada a uma grande atuação, poderá vir a surpreender na classificação, especialmente na votação do júri.

10 pontos

Patrícia Gargaté - A Ucrânia traz uma das melhores propostas deste ano com uma voz muito bonita e uma sonoridade simplesmente sublime. Despertou-me a atenção desde a primeira vez que a ouvi. É elegante, moderna e completamente adequada ao concurso, prova viva que neste concurso infantil também se pode sobressair com simplicidade. Se vencesse esta edição não ficaria nada triste ainda que tenho consciência que é uma tarefa difícil.

12 pontos

Pedro Fernandes - Seguramente se trata do tema menos copy-paste desta edição. Algo indie, algo experimental, fugir um pouco aos moldes do que se costuma ouvir no palco da Eurovisao Junior. Reconhecendo os pontos de mérito por isso, continuo a achar que não tem argumentos para competir com outras propostas mais fortes.

7 pontos

Ricardo Matias - É uma das canções deste ano que gosto e quero ouvir mais do que uma vez. Desde o instrumental que antecipa o refrão que nos deixa expectantes, até ao refrão catchy mas jazzy e calmo, complementado com a voz da Sophia, o estrondo na parte final é a cereja no topo do bolo que só recheia o pacote completo da canção. Acredito que seja uma das canções que fique no top 10 neste ano.

10 pontos 


Total: 83 pontos

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal / Vídeo: JESC

1 comentário:

  1. Temos aqui alguém que faz a diferença e anda de volta do espírito da música que a liberta e a inspira com esta melodia simples: 3 pontos para a menina bonita da Ucrânia.

    ResponderEliminar