[Olhares sobre o FC2020] MEERA - "Copo de Gin"


Intérprete(s): Meera
Tema: Copo de Gin



André Moreira - 2020 - "abram-se as portas à nova edição do renovado Festival RTP da Canção!" Iniciámos com "Copo de Gin" defendido na voz de Cecília Costa enquanto vocalista dos Meera. No seu primeiro tema em português, Meera oferece-nos uma substância simples, de fácil consumo, porém sem capacidade de afirmação. Ao vivo, não só pela falta de experiência televisiva da intérprete - visível no nervosismo das suas feições - como também pela enorme carência de produção e de concepção de acústica pela equipa da RTP, "Copo de Gin" foi insípido. O esforço final da performance em que se dá uso aos instrumentos de percussão - a fazer lembrar um pouco da fúria de Elitsa Todorova - foi das pequenas coisas que retive e que posso dizer que gostei. O resultado foi o merecido - a não passagem à final, ainda que com a certeza de que Meera, no seu contexto em inglês tem muito para crescer e se afirmar futuramente.

4 pontos

Fábio Ventura - Aparentemente banal, o “Copo de Gin” é uma metáfora, simbolizando o sucesso, a elegância e o equilíbrio necessário entre a luta e o bem-estar (“Eu vou respirar”) daqueles que são pro-activos, que questionam e procuraram melhorar a sociedade em seu redor, especialmente quando vivemos num mundo tão cheio de achismos. São os que “fazem por pensar”, remando contra a corrente, e que “são quem sente e não têm medo de o dizer”. O trio prossegue, criticando o egoísmo tão enraizado nos tempos modernos (“Pensas demais no umbigo / Talvez o problema é não desligar”) daqueles que se ficam pela passividade e conformidade com mundo. A canção segue um registo soul, funk e disco já habitual dos MEERA. Ao vivo, o carisma da vocalista Cecília é contagiante, contudo não é suficiente para elevar uma canção que acaba por ser mediana.

5 pontos

Hugo Sepúlveda - Abrir as hostes do Festival da Canção não é uma tarefa fácil e isso viu-se no nervosismo da vocalista dos Meera. Ao longo da actuação, o gin fez efeito e ela lá acabou por soltar-se. A música acabou por reflectir-se na actuação: algo sem grande impacto, que não deixa marca e que no fundo seria música de ambiente para se estar num sítio, por exemplo, a abanar o copo de gin. O lado positivo é que pelo menos trouxeram um pouquinho de ritmo que seja!

4 pontos

João Diogo - Os Meera tinham uma das minhas músicas preferidas na versão estúdio mas já esperava que não resultasse ao vivo... É algo bastante comum neste registo musical e a falta de experiência da banda não ajudou. O staging tinha algumas ideias soltas mas faltou haver um conceito cuidado e bem pensado. Fica uma música boa em estúdio e a esperança de que quando voltarem ao Festival da Canção, daqui a alguns anos, façam muito melhor.

6 pontos

Luís Nepomuceno- Foi um bom início de competição, mas "Copo de Gin" acabou por não se destacar entre as outras canções. A performance dos MEERA precisava de alguns ajustes e a vocalista do grupo não esteve no seu melhor a nível vocal...

5 pontos

Nuno Carrilho - "Copo de Gin" não era, de todo, a minha canção favorita da semifinal, mas tornou-se numa das maiores desilusões em palco... A prestação dos MEERA não fez jus à canção que também perdeu bastante poder em palco... Infelizmente, o afastamento foi merecido, mas espero ouvir falar (e muito) do grupo.

4 pontos

Patrícia Gargaté - Esta canção pedia uma energia que infelizmente não foi transmitida em palco. Fiquei com a sensação de meio gás e acredito não ter sido a única. A força vocal e a alegria que deveria ser contagiante também ficou em falta. Era uma das propostas mais animadas da noite e que prometia começar a gala com o pé direito... o que não se verificou a 100%.

4 pontos

Pedro Fernandes - Os MEERA tiveram a responsabilidade de abrir as hostilidades da noite e “Copo de Gin” mostrou ser aquilo que já antecipava: um tema agradável, bem disposto e com bom groove, mas que não apresentou argumentos suficientes para sobreviver a uma semifinal altamente competitiva como a deste último sábado. Teria sido uma finalista segura na 2.ª semifinal.

7 pontos

Rúben Ameixa - Uma canção que nem me lembro que constava na lista, caso não a ouvisse. Passa completamente ao lado. Num todo, não me convenceu nem agradou.

2 pontos

Total: 41 pontos

3 comentários:

  1. Não aprecio muito o gin tónico e então servido ao som de uma música que não inebria ainda menos me aguça o paladar e o desejo de ser servido. Achei um grupo simpático, apenas isso, o que é pouco quando nos lembramos do teor da festa em presença. Dou 4 pontos porque o copo afinal estava vazio.

    ResponderEliminar
  2. Esqueceram-se do meu comentário. Depois da final já não tem graça.

    ResponderEliminar
  3. "Copo De Gin" Foi um copo de gin entornado porque não chegou a haver festa.Letra e música medíocres sem pontos de interesses. Dou 4 pontos pela simpatia da intérprete.

    ResponderEliminar