[Olhares sobre o FC2020] Filipe Sambado - "Gerbera Amarela do Sul"
Intérprete(s): Filipe Sambado
Tema: Gerbera Amarela do Sul
André Moreira - Segue-se "Gerbera Amarela do Sul" - um grito interventivo a tudo o que não funciona no país - quer pelos valores sociais invertidos, quer pelos que, "no poleiro", têm o poder de exemplificar com o certo e que insistem em perpetuar o molde errado. É, aliás, deste premissa consciente que Sambado aposta na cenografia. Naquela que foi, a meu ver, a atuação mais segura vocalmente desta noite de Festival, Filipe Sambado - citando as suas palavras - "enterra o país" num modelo escuro. Esteticamente falando considero que a performance foi do melhor que já vimos em Festivais da Canção. Gostaria que o Filipe tentasse mover-se um pouco mais na segunda fase da música. É-me difícil ser sucinto na minha opinião a esta canção por nela ver tantos pormenores que merecem destaque. A sua passagem à final foi uma enorme alegria e espero que nesta Filipe Sambado se permita elevar ainda mais.
12 pontos
Fábio Ventura - Filipe Sambado, aclamado na crítica especializada, tem vindo a desenvolver um percurso polémico - depois de já ter dado um concerto totalmente despido, Sambado conseguiu repetir a proeza de virar os holofotes de um festival que o assusta para si mesmo. Seguindo o conselho do jurado Rui Miguel Abreu, aceitou a oportunidade de poder colocar um grão de areia (ou uma “Gerbera Amarela do Sul”) na engrenagem do Festival. Nasceu assim a canção que crítica o próprio certame. O cantor, que não se revê no lado competitivo do evento, critica o formato e a valorização das canções que melhor poderão representar o país na Eurovisão em desprezo daquelas que são efectivamente boas, independentemente de serem as melhores ou as piores representantes dos fãs portugueses (“Mesmo a ser de qualquer laia / Só com roupa de ir para a praia / Fazem de mim pitaia / Para chegar a cônsul”). A pitaia, à semelhança da gerbera, vem de lugares tropicais e é tropicalmente (ou excentricamente), que Filipe Sambado se apresentou no palco do Festival da Canção. Sambou e resultou. O cantor foi eleito cônsul, contra a sua vontade, e consoladamente prosseguirá para a final.
7 pontos
Hugo Sepúlveda - O número 2 costuma ser fatídico na Eurovisão, mas aqui acabou por ser a surpresa da noite: Filipe Sambou ! Gerbera Amarela, só de nome, porque a sua actuação foi sombria e obscura! Filipe Sambado proporcionou-nos um momento que tão cedo não vai ficar esquecido - ou compreendido (confesso que gosto bastante de enigmas e significados)! Haja alguém que pense a sério na apresentação. Esta Gerbera Amarela do Sul já tinha crescido bastante em mim, mas nunca pensei que fosse além da semifinal. Filipe conseguiu semear e colher uma nova dimensão da música, elevando-se ao ponto de ser concorrência mais resistente que muita erva daninha. Não é uma música e uma actuação fácil de digerir e claro que os comentários pejorativos não vão tardar, mas “ó tio estou tão consulado”!
12 pontos
João Diogo - Filipe Sambado foi uma das surpresas da noite (neste caso positiva). Um dos poucos que teve o cuidado de planear uma apresentação em palco e se preocupou com o aspeto visual. Afinal de contas, o Festival da Canção é um programa de televisão. Não era grande fã da música mas fiquei a gostar mais depois da semifinal. Mereceu o apuramento e não precisa mudar praticamente nada para Elvas.
6 pontos
Luís Nepomuceno- Foi uma das surpresas da noite. Apesar de não ser a melhor canção deste ano, o Filipe Sambado fez o que lhe competia e a indumentária e todo o cenário (e a fraca prestação dos restantes concorrentes) acabaram por ajudar a passagem à final.
6 pontos
Nuno Carrilho - Com uma das canções que mais gosto na edição deste ano, o Filipe Sambado conseguiu surpreender-me... pela positiva-negativa durante a atuação: isto é, admito que estava à espera de uma atuação bastante frouxa do cantor... algo que não aconteceu; contudo, não consigo perceber a mensagem que tentou passar com aquela atuação (provavelmente, o problema será meu...). Gostava de ter visto uma atuação mais virada para o lado étnico da canção e com menos extravagância. Contudo, fiquei surpreendido com o apuramento...
10 pontos
Patrícia Gargaté - Sem dúvida, a apresentação com maior preocupação a nível estético desta semifinal. Aqui nota-se que houve um plano preparado e que há uma mensagem que quer ser passada. Felizmente essa mensagem chegou às pessoas o que se refletiu nos resultados. A atuação é impactante, criativa e intrigante: está criada uma fórmula de sucesso. O Filipe Sambado também mostrou uma interpretação a nível vocal. O "dark horse" chegou!
8 pontos
Pedro Fernandes - Sem dúvida a grande surpresa da noite. Filipe Sambado mostrou (e bem) que nem tudo são favas contadas. Este é um excelente exemplo de como um bom staging pode catapultar e elevar uma canção. O sentido estético e a forma irreverente de Filipe Sambado se apresentar em palco poderão não ser consensuais, mas não há como negar o impacto e o cuidado tido com os ínfimos detalhes na performance. Vocalmente também esteve bastante competente. Poderá ser um dark horse em Elvas.
8 pontos
Rúben Ameixa-Pessoalmente não aprecio nem a canção, nem a voz do Filipe. Num caso hipotético de nos representar em Roterdão, parece-me um bottom a grande escala.
4 pontos
Total: 73 pontos
Embora quisesse especular com o boneco que apresentou, a ideia com que fiquei é que se trata afinal de uma música sem lampejo suficiente para agradar na Eurovisão. Parto logo do princípio que ninguém irá perceber patavina do que ele quer dizer com aquele vocabulário que ele usa um pouco à maneira do seu colega das lide musicais que resolveu chamar-se Conan para os concertos de modo a não gastar muito o seu nome próprio. Eu só consigo entender que há qualquer coisa no sistema interno com que o Sambado parece não compactuar e fá-lo de uma forma pouco perceptível para a maioria das pessoas que estão mais atentas às notas músicais do que às letras. Por falar em música também me parece pouco atractiva e no conjunto de tudo, boneco incluso, devo dizer que está longe de ser flor que se cheire no festival da Eurovisão season 2020. Atribuo-lhe 8 pontos porque no meio do marasmo que constituiu a 1ª semifinal foi a única atuação que me apanhou desprevenidp.
ResponderEliminarEsqueceram-se do meu comentário. Depois da final já não tem graça.
ResponderEliminarGerbera Amarela do Sul, uma forma muito rebuscada de dizer o que vai mal nos sistema ao som de uma música folk que se interinamente já se torna desinteressante para rumar a outras paragens mais distantes ainda será menos pertinente. Dou: 8 pontos pela ousadia.
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