[Olhares sobre o FC2020] Ian Mucznik - "O dia de amanhã"


Intérprete(s): Ian Mucznik
Tema: O dia de amanhã



André Moreira - Desde a primeira audição senti que esta canção poderia ser daquelas que me causasse maior impacto ao vivo do que na versão estúdio. Definiria, numa palavra, este tema como sendo "maduro". A voz que o defendeu é carregada de experiência e isso fez com que a sua audição/visualização não fosse desgastante. Não obstante o antedito, "O dia de Amanhã" carece de uma estrutura mais convidativa à sua repetição e afirmação. No final da escuta das 8 canções a concurso, já quase não me recordava que tinha ouvido Ian Mucznik. O seu não apuramento parece-me muito justo. Fica para "O dia de Amanhã!" - se nele regressar.

5 pontos

Fábio Ventura - Quando foi tornada pública a listagem de compositores convidados pela RTP, fiquei de pé atrás ao perceber que o João Cabrita, responsável pela “Youtuber”, canção que representou o país no Festival Eurovisão da Canção Júnior em 2017, iria criar um tema para o Festival da Canção. Revelada essa proposta, confirmou-se o prognóstico. “O Dia de Amanhã” é aborrecido e monótono, é um dia que pertence a ontem pois repete o estilo antigo já fora de moda que dominou o certame até há bem pouco tempo. O intérprete cantou estoicamente, mas foi esse o único ponto positivo – pontos negativos para o staging e para a canção.

4 pontos

Hugo Sepúlveda - E agora uma pausa para recuperarmos da actuação de Filipe Sambado, antes de chegarem as ditas favoritas da noite. O Dia de Amanhã é uma música calminha, inofensiva no que toca à competição e que fica completamente esquecida, aliás, nem me faz querer saber os versos, quanto mais a sua história. Com uma apresentação dentro do que estamos habituados no Festival da Canção, não necessariamente má, mas é inevitável que se chegue a meio e ainda estejamos perplexos com o Filipe Sambado a “assombrar-nos” o pensamento.

3 pontos

João Diogo - “O Dia de Amanhã” já era uma canção totalmente esquecivel na versão estúdio e isso não melhorou na semifinal. A falta de ambição ou o preconceito contra apresentações cuidados continua a fazer estragos em Portugal. A música é bastante desinspirada e o momento não foi tão mau quanto podia ter sido por causa da interpretação do Ian. Nunca pensei dizer isto mas a “Youtuber” era superior

1 ponto

Luís Nepomuceno- Não consegui gostar de "O Dia de Amanhã". Nem do tema em si, nem da performance que me levou ao ano de... 1962

1 ponto

Nuno Carrilho - Longe de ser a minha canção favorita, "O Dia de Amanhã" é uma canção óptima para um genérico de telenovela... mas nunca para representar Portugal no Festival Eurovisão de 2020 (!). Bonita canção, interpretação capaz... mas datada. Tudo demasiado datado...

6 pontos

Patrícia Gargaté - Pontos positivos para a elegância deste tema. Não acredito que fosse composto a pensar no Festival da Canção como um concurso de música, muito menos na Eurovisão nos seus moldes atuais. Teve o resultado que mereceu, dentro do concurso. Fora dele desejo o maior sucesso.
3 pontos

Pedro Fernandes - Tema banal que nem a boa interpretação de Ian conseguiu transportar para os lugares de qualificação. Já era esperado este desfecho e é um tema do qual não iremos sentir saudades em Elvas. Mereceu ficar-se pela semifinal.


4 pontos

Rúben Ameixa - Aquele tipo de canção que sempre teremos no Festival da Canção. No entanto, passa despercebida e depois de ouvir a seguinte, já te esqueceste dela.

3 pontos

Total: 30 pontos

2 comentários:

  1. O dia de amanhã não chegou a ver o sol nascer e ficou só pelo embrião. É daquelas músicas que me batem à porta e eu nunca deixo entrar.Dou: 0 pontos.

    ResponderEliminar
  2. O dia de amanhã: já se esperava que fosse um bocado nebuloso com aquela música muito aborrecida e uma letra que diz muito sem dizer nada. Uma voz grave mas sem fascínio. Dou: 1 ponto.

    ResponderEliminar