[Olhares sobre o FC2020] Dubio feat. +351 - "Cegueira"


Intérprete(s): Dubio feat. +3515
Tema: Cegueira




André Moreira - Segunda semi-final a começar com "Cegueira". Numa interpretação com bastante nervosismo à mistura, a dicção nem sempre funcionou, o que terá afastado muitos dos telespectadores da mensagem da canção. "Cegueira", apontada desde muito cedo como uma das grandes preferidas, acaba por não conseguir chegar à final, facto que, a meu ver, prejudica o leque das canções finalistas, leque este que deveria incluir "Cegueira". Ainda que a atuação não tenha sido deslumbrante, o look, a expressividade da dança e o potencial que havia de melhorias foram suficientes para merecer passar. Gostaria de vislumbrar um regresso futuro desta fusão de projetos ao Festival da Canção.

7 pontos

Fábio Ventura - Uma das grandes favoritas da segunda semi-final da edição deste ano foi a escolhida pelo monstro do azar e da injustiça que também atormentou os Blasted na primeira gala. Ainda que a voz trémula e nervosa da Margarida, aliada a uma presença em palco dos cinco elementos mais passiva e introvertida, tenham sido as razões para que “Cegueira” desiludisse um pouco ao vivo, não há justificação para que o tema não tivesse obtido o apuramento para Elvas. Bem construída e elaborada, a canção merece-o e merecem-no também os seus autores. Não consigo entender este resultado inesperado, que ainda me deixa boquiaberto. Cegueira só mesmo nos olhos daqueles que contribuíram para tal. Espero que a colaboração entre os dois grupos não cesse por aqui pois acredito que há talento e potencial nos Dubio e +351 para muito mais. Força!

10 pontos

Hugo Sepúlveda - Aqueles que se destacavam nesta dita 2ª semifinal fraquíssima, ficaram pelo caminho. “Cegueira”, fruto de dois grupos, é uma música interessante, complexa no que toca ao seu sentido, mas acabou por não ver a final. Os vocais revelaram-se como o seu ponto fraco, apesar de a actuação mostrar algum empenho.  Pisar um palco já é um teste aos nervos e segurança de um intérprete, quanto mais o palco do Festival da Canção e ainda para mais a primeira a actuar. É pena, seria uma boa integrante do alinhamento da grande final.

5 pontos

João Diogo - Os Dubio +351 trouxeram aquela que era, para mim, a melhor música desta semifinal. Uma proposta arriscada e diferente mas que é exatamente aquilo de que precisamos no Festival da Canção. O staging pode não ter sido o melhor mas a ideia nem era má e talvez resultasse melhor num palco maior. Merecia ter passado à final e merecia ter tido um bom resultado neste desinspirado Festival da Canção 2020.

7 pontos

Luís Nepomuceno- Numa semifinal bastante mais fraca que a anterior, os Dubio feat. +351 eram um dos favoritos ao apuramento para a Grande Final. Mas tal como os Blasted, a atuação não foi a melhor. Cumpriram com o que deviam, mas não se esforçaram o suficiente para garantir um lugar quase certo em Elvas. Apesar de não achar a não qualificação justa, não me deixa chocado.

6 pontos

Nuno Carrilho - Baseado nas versões estúdio, "Cegueira" era a minha canção favorita desta segunda semifinal. Contudo, os nervos estiveram em força e a atuação ficou aquém do esperado e do que a canção pedia. No entanto, dá 10-0 a muitas canções deste ano, feitas por "grandes" nomes da música portuguesa. É o exemplo que o Festival da Canção tem de abrir mais vagas para as submissões públicas.

10 pontos

Patrícia Gargaté - Gostei muito do esforço que foi colocado nesta performance, ainda que a interpretação tenha ficado aquém do esperado. Não sei se essa falta foi provocada por nervos ou se simplesmente era este o resultado final que o grupo projetou. A vocalista aparentava movimentos ansiosos e de pouco à vontade em palco, o que também se refletiu a nível vocal. Apesar disso não justifica o não apuramento deste tema... foi A injustiça da noite.

10 pontos

Pedro Fernandes - Não será exagerado dizer que os Dubio feat +351 eram, de longe, os grande favoritos desta semifinal, um estatuto interessante considerando o facto de serem a única proposta vinda da submissão pública para o Festival da Canção 2020, contudo, foram igualmente a grande desilusão da noite. Uma performance pouco inspirada e sem energia acabou por resultar no afastamento precoce quando tinham tudo para conseguir estar em Elvas. Espero ouvir falar deles no futuro.

6 pontos

Rúben Ameixa - Pessoalmente, a melhor desta semi-final e que merecia estar na final em Elvas. Esperava talvez mais da voz dela no entanto, não desiludiu.

8 pontos

Total: 69 pontos

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. CEGUEIRA: Uma encenação pouco artística para uma interpretação pouco convincente dadas as expectativas criadas: dou: 1 ponto.

    ResponderEliminar