[Olhares sobre o FC2020] Elisa Rodrigues - "Não Voltes Mais"


Intérprete(s): Elisa Rodrigues
Tema: Não Voltes Mais



André Moreira - A canção composta e cantada por Elisa Rodrigues nunca me convenceu em pleno - preferia vê-la a atuar numa canção mais no seu registo e não tão "tropical"/"africano" quanto esta "Não Voltes Mais" oferece. Enquanto intérprete Elisa Rodrigues deu uma lição a muitos dos concorrentes este ano. A Elisa tem carisma, tem presença em palco e tem um timbre lindíssimo que não é plenamente explorado neste tema. A jogar contra ela estão os seus coros que falharam redondamente em todas as harmonias que havia para falhar - a eles atribui a nota zero - por quase terem "atropelado" a interpretação da Elisa. A passagem à final foi muito merecida tendo em conta o seu desempenho. Em Elvas gostaria de ver um coro mais melodioso e gostaria que a voz da Elisa ficasse mais evidenciada do instrumental, ponto que considero que elevaria o alcance da canção.

8 pontos

Fábio Ventura -Com um dos instrumentais mais interessantes da noite, “Não Voltes Mais” foi justamente defendida pela voz no ponto certo da Elisa Rodrigues. O tema tem potencial, mas infelizmente achei que teve uma execução em palco aquém do que se pedia, maioritariamente devido ao coro. Além disso, a própria letra não se destaca – faz lembrar as das canções que são feitas para encher álbuns. De qualquer forma, em relação aos restantes concorrentes da segunda semi-final, foi merecido o apuramento para Elvas. Por lá, Elisa Rodrigues encontrará competição forte que muito provavelmente a impedirá de chegar a Roterdão, mas “Não Voltes Mais” será uma pausa refrescante para os nossos ouvidos. 

7 pontos

Hugo Sepúlveda -  Elisa Rodrigues finalmente chegou ao Festival e parece que ainda voltará para a grande final. Elisa esteve bem, sem propriamente ter algo que se lhe aponte. No entanto, a música é “só mais uma” no alinhamento. “Não Voltes Mais” é uma canção agradável, mas fica-se por aí. No lote de finalistas penso que passe muito despercebida e não vai criar grande concorrência nas votações.
5 pontos

João Diogo - Elisa Rodrigues conseguiu finalmente marcar presença no Festival da Canção. Acredito que a sua qualificação se deveu a uma pontuação elevada do júri. Não vejo o público a aderir em massa a esta canção um pouco esquecivel. É uma aposta mediana, fiel aquilo que já vimos várias vezes. Não surpreende mas também não desilude os amantes deste género musical.

4 pontos

Luís Nepomuceno- Elisa Rodrigues trouxe, mais uma vez, os sons de África ao palco do Festival da Canção. Não é das minhas favoritas nem seria uma das claras finalistas para mim, já que todo o conjunto me pareceu fraco e ‘mais do mesmo’. Mas o certo é que a Elisa fez aquilo que lhe competia e defendeu o melhor que conseguia ‘Não Voltes Mais’.


5 pontos

Nuno Carrilho - Outra das surpresas da semifinal. "Não Voltes Mais" ganhou bastante força em palco e apesar de termos tido uma Elisa Rodrigues muito "fechada", conseguiu fazer crescer o seu tema. Uma prestação vocal bem conseguida como a que vimos na semifinal e uma atuação mais "solta" podem levar a canção a um lugar risonho em Elvas...

8 pontos

Patrícia Gargaté - Esta é outra canção que não está mal... só não está para a Eurovisão. Infelizmente este ano temos vários casos de canções que parecem despreocupadas com o formato em que decidiram entrar. "Não Voltes Mais" é uma canção ok, ainda que fora da minha lista de favoritas.

6 pontos

Pedro Fernandes - Antes desta semifinal já havia antecipado a qualificação deste tema para a Final, mas tenho consciência de que tal circunstância apenas se deu porque esperava mais da Elisa Rodrigues e menos de alguns outros que se vieram a revelar agradáveis surpresas. Existem coisas a corrigir, tal como o facto da Elisa Rodrigues aparecer quase sempre com os olhos semi-cerrados enquanto canta, não criando muita empatia com quem está lá em casa a ver. Terá a oportunidade de corrigir isso no sábado, mas vejo este tema a terminar na 2.ª metade da tabela.

7 pontos

Rúben Ameixa - A Elisa tem uma bonita voz. A canção em si tem um misto de “estranho” com banal ao mesmo tempo. Ainda assim, sempre achei que seria uma das 4 finalistas desta semifinal.
6 pontos

Total: 56 pontos

2 comentários:

  1. NÃO VOLTES MAIS: Quem se mete por atalhos já de lá não sai. A música é invariàvelmente monónotona e com partes que parecem plágio de outras músicas: Dou: 1 ponto.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar