[Olhares sobre o FC2020] Kady - "Diz Só"


Intérprete(s): Kady
Tema: Diz Só



André Moreira - "Diz Só" quem surpreendeu "Diz Só"; "Diz Só" quem teve melhores planos da noite "Diz Só"; "Diz Só" quem elevou uma música amena a algo bem mais importante "Diz Só". Kady e o seu coro foram a figura da noite de ontem. Uma enormíssima surpresa televisiva - quer visual, quer vocalmente. Kady estava bastante nervosa e isso condicionou-a levemente, sobretudo na sua expressão facial que, adequando a letra à performance, tem uma grande importância para passar a mensagem. A composição de Dino d'Santiago tinha tudo para ser uma proposta inofensiva, mas após esta performance considero-a uma proposta fortíssima para chegar longe no Festival da Canção. Conto que na final a equipa poderá ter mais dificuldade em tornar a performance tão envolvente quanto o que foi conseguido nesta semi-final, porém é nesse desafio que poderá estar a chave do sucesso de Kady.

12 pontos

Fábio Ventura -A cabo-verdiana Kady traz-nos o tema “Diz só” de Dino D’Santiago, também ele vindo das ilhas africanas, com uma postura em palco quente, suave e dinâmica. Kady soube conjugar a sua voz segura com a canção recheada de referências a grandes e ilustres mulheres, com uma indumentária adequada e uma actuação também ela convincente, sem esquecer o coro que sabia aquilo que estava a fazer. Ainda que a canção propriamente dita não tenha um elemento que a faça tornar-se memorável, “Diz só” é agradável ao ouvido, perfeita para os finais de tarde mais quentes e foi das poucas que teve na edição deste ano a actuação melhor executada. Mereceu claramente o apuramento para a Final em Elvas. Sem dúvida que há talento no sangue cabo-verdiano.

8 pontos

Hugo Sepúlveda -  Já vinha a gostar de “Diz Só” há uns tempos, apesar da primeira impressão ter sido negativa. A música vinha-se a entranhar, mas faltava o mais importante, a actuação (ainda que não considere que o seu apuramento tenha estado alguma vez em risco). Outra bela surpresa! Harmonia é a definição de todo este conjunto. “Diz Só” foi um harmonioso e fluido encontro entre a estética visual e a voz. Não acredito que tenha força suficiente para fazer frente às ditas favoritas, mas sem dúvida que foi uma das actuações mais impactantes e de um modo muito suave.
8 pontos

João Diogo - Dino d'Santiago era um dos compositores para quem tinha mais expectativas neste Festival da Canção. Infelizmente o compositor decidiu seguir a linha das baladas serenas em vez dos seus sons e ritmos mais mexidos. "Diz Só" é uma boa canção e merece, sem dúvida, estar na final. Mas é demasiado low key para a Eurovisão. Ficará para consumo interno.
7 pontos

Luís Nepomuceno- Kady é ‘Diz Só’ foram, na minha opinião, uma das maiores surpresas da noite. Os ritmos africanos, uma afinação no ponto da cantora e uma performance muito bem ensaiada foram a combinação perfeita para a passagem mais que merecida à Grande Final.


7 pontos

Nuno Carrilho - A surpresa da semifinal! Tudo ali correu bem... Uma canção bastante interessante e cativante, uma atuação pensada ao detalhe e munida de talento e bom gosto! Kady teve uma prestação bastante capaz e segura! Sinceramente, passou a ser uma das minhas favoritas... mas meto algumas reservas sobre se funcionaria na Eurovisão.

12 pontos

Patrícia Gargaté - Gosto imenso da apresentação em palco, nota-se cuidado e muito bom gosto. A vocalista esteve muito segura a nível vocal, o que acrescenta alguns pontos. Honestamente, gostaria de ver esta canção nos primeiros lugares da tabela da final, pois acho que merece.

10 pontos

Pedro Fernandes - Não esperava mais nem esperava menos daquilo que a Kady nos mostrou ontem. A performance fez jus às expectativas que tinha para a canção e, tal como previsto, logrou a qualificação para a Final. A simples, mas eficaz, coreografia do coro e de Kady resultou bem e não penso que haja muito mais a mudar para a atuação de Elvas. Antevejo um lugar no meio da tabela no próximo sábado.

8 pontos

Rúben Ameixa - A banal kizombada. Não acho que seja a canção mais apropriada para nos representar no meio de outras que temos a concurso. É a típica canção de esquecimento fácil.

2 pontos

Total: 74 pontos

2 comentários:

  1. Diz Só: Isto é uma morna, música típica de Cabo Verde, não pode nunca nos representar, tem que ser uma música original. Não quer dizer que não goste mas não é próprio. So sorry.Dou: 3 pontos.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar