[Olhares sobre o FC2020] Judas - "Cubismo Enviesado"


Intérprete(s): Judas
Tema: Cubismo Enviesado



André Moreira - Quando todos os temas foram revelados, "Cubismo Enviesado" foi das canções que mais me desiludiu. Talvez tal tenha acontecido pelas enormíssimas espectativas que criei para um compositor que está envolvido em projetos como Linda Martini e PAUS. Esperava uma jogada mais fiel ao que ele normalmente faz e não uma tentativa de "Eurovisionar-se". Judas proporcionou-nos um dos momentos mais interessantes da história do Festival. Uma performance com uma coreografia bem estudada, um outfit arrojadíssimo e uma dinâmica de palco ao alcance de poucos. Vocalmente não o achei suficientemente convincente - creio até que terá sido esse ponto que o terá prejudicado e conduzido a uma não passagem à final. Não posso dizer que sentirei falta desta canção na final; sentirei porém falta de um performer como Judas.

6 pontos

Fábio Ventura - O compositor de “Cubismo Enviesado”, Hélio Morais, referiu que o título é uma referência ao pintor espanhol Pablo Picasso, mundialmente conhecido pela sua versatilidade artística e por ter sido um dos fundadores do movimento cubista. Infelizmente, consta que foi também um homem bastante misógino e daí a palavra “Enviesado”, que significa “torto, oblíquo”. A letra da própria canção, e isto é já a interpretação que faço, acaba por ser a perspectiva das mulheres que Picasso não tratou com a devida dignidade (“Sou bem mais que a forma como tu me vês”). Mensagem aparentemente importante que passa totalmente ao lado de quem a ouve, perdida nos trinta e dois versos de “Vês ou não?”. A coregrafia do Judas foi uma jogada arriscada, deixando-me com a sensação de amadorismo. No fim, desiludiu, mas é certo que dou comigo a cantarolar “Vês ou não?” por aí.

6 pontos

Hugo Sepúlveda -  Judas conseguiu criar burburinho à sua volta nos ensaios e cheguei a pensar que ia conseguir o apuramento. Judas fez o que pode, conseguiu elevar uma música condenada à partida. Eu gosto da música, mas ninguém consegue aturar o “vês ou não” em loop. Incrível como ninguém avisou o compositor do uso e abuso da repetição. Entre isso e o visual, acabou por não se “ver” a mensagem que se procurava transmitir. Ainda assim, e mesmo não tendo a melhor prestação vocal da noite, Judas conseguiu ser um bom performer.
5 pontos

João Diogo - Judas trouxe um dos momentos altos da noite. A provocação e a fuga ao estereótipos não é algo que vemos frequentemente no Festival da Canção e congratulo-o pela coragem. Infelizmente a música não tinha potencial suficiente e não me choca (e até concordo) com a sua eliminação. O facto da letra ser tão repetitiva prejudicou imenso esta proposta que, caso contrário, até podia lograr um lugar no top5.
6 pontos

Luís Nepomuceno- A atuação de Judas pecou pelo fraco poder vocal do cantor. Uma performance muito elaborada que, por vezes, fazia doer os olhos de tanto brilho mas que, no fim, acabou por não ser nada de especial numa semifinal em que tinha (quase) tudo para se destacar.

5 pontos

Nuno Carrilho - "Cubismo Enviesado" até começa de uma forma interessante... mas depressa entra num loop apenas e só... irritante. Por mais poder ou vontade que tenha havido de Judas, nada conseguiria tornar a canção minimamente interesse. Uma das desilusões da edição...

2 pontos

Patrícia Gargaté - Esta canção é uma experiência fantástica... quando se coloca em mute. O Judas tem um carisma do outro mundo e isso é um facto. O problema aqui está claramente na canção, que não é de todo interessante. Apesar de não ser propriamente fã do timbre do Judas, acredito no seu potencial como artista, com base nos outros temas que ouvi. Este Cubismo Enviesado não convenceu e o resultado esteve à vista. Resta agradecer ao Judas o esforço que colocou na performance e que seja inspiração para outras propostas em palco. Precisamos de criatividade!

7 pontos

Pedro Fernandes - Nunca ninguém imaginou que sairia daqui uma performance com tanto power e com tanta atitude. Alguns podem acusar de ter sido algo exagerada, mas eu não achei. Judas deixou o suor e pele em palco, sendo inclusive o único da noite a recolher os aplausos de entusiasmo do público durante a atuação. Sim, ouvir “vês ou não” em loop é um pouco irritante, mas todo o pacote montado pela performance foi tão bom que isso foi completamente secundário. Teria sido uma adição interessante para Elvas.

8 pontos

Rúben Ameixa - Pessoalmente, não consigo simpatizar com a canção, nem com a voz dele. Na Eurovisão, "Cubismo Enviesado" seria apenas mais uma entre tantas...

1 ponto

Total: 46 pontos

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. CUBISMO ENVIESADO:Que raio de título para uma canção. Letra e música muito monótonas e irritantes com direito a uma dança arrojada mais devido à vestimenta usada do que à técnica introduzida.: Não gostei de nada aqui. Dou 2 pontos pelo suor que deixaram no chão.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar