[Olhares sobre o FC2020] Tomás Luzia - "Mais Real Que o Amor"


Intérprete(s): Tomás Luzia
Tema: Mais Real Que O Amor



André Moreira - Sobre "Mais Real do que o amor" não há muito para se dizer. O Tomás tem uma boa voz ainda que com todas as emoções proporcionadas pelos nervos tenha fraquejado desde o princípio. A canção é muito datada e faz lembrar o que ouvíamos há uns anos atrás no Festival da Canção. É um estilo demasiado ouvido ainda que fique na cabeça. Se tivesse de atribuír uma nota pela sua passagem à final em detrimento dos Dubio, eu atribuiria a nota "Dó". Uma vez que o que tenho de fazer é atribuir uma nota pelo que foi feito na noite de sábado, o cenário muda um pouco. É, de longe, a pior na final.
 
4 pontos

Fábio Ventura - Tomás Luzia: 17 anos, desconhecido do público, talentoso, boa voz, potencial para daqui a poucos anos passar nas rádios nacionais, com pouco trabalho. Já “Mais real que o amor”: canção extremamente datada, confusa e com um refrão muito semelhante ao de “I Swear”, dos All 4 One. É vergonhoso que um dos maiores guitarristas portugueses, o Pedro Jóia (compositor desta canção), tenha criado uma canção tão medíocre e amadora. Acaba por ser o reflexo de parte da indústria musical deste país e algo de muito estranho aconteceu na votação desta semi-final: Tomás Luzia merece uma carreira de sucesso na música, porém a canção que defendeu não mereceu de todo o apuramento. E é pena, porque o intérprete também não deveria ter sido a cobaia do fracasso do compositor.

4 pontos

Hugo Sepúlveda -  Desde o início que esta música me dá alguma “comichão”. Tomás pode ter uma boa voz e potencial nisso, mas “Mais Real que o Amor” é simplesmente um deja vu do Festival de há uns tempos… e se houve necessidade de mudança e renovação, foi por músicas como esta. Não deixa de ficar um pouco na memória, mas é um não assegurado e não faria falta caso tivesse ficado pela semifinal.
3 pontos

João Diogo - Tomás Luzia traz uma canção que lembra o Festical da Canção 2012. E isso não é positivo. É uma balada super datada que seria facilmente último lugar na Eurovisão (vejamos o exemplo da Islândia 2018). A qualificação para a final surpreendeu-me imenso mas penso que não irá muito longe. A sua interpretação é boa e acho que o Tomás conseguiu até elevar um pouco a canção. O namoro com as câmaras também ajudou com certeza

1 ponto

Luís Nepomuceno- O Tomás Luzia foi uma das maiores surpresas da noite de sábado. Apesar da tenra idade, do nervosismo e de algumas notas mais desafinadas, a atuação foi uma agradável surpresa para os ouvidos de todos os que acompanharam a emissão. Acabou por ser um dos melhores da semifinal. Sem dúvida que o apuramento foi merecido.

7 pontos

Nuno Carrilho - Percebo as críticas a "Mais Real Que O Amor" que acusam a canção de ser datada... mas se tanto falam em diversidade no Festival "atual", porque não aceitam tão bem este estilo pseudo-datado? Gosto de "Mais Real Que O Amor" e atrevo-me a dizer que o Tomás (com apenas 17 anos) teve uma das melhores prestações da noite, apesar dos nervos e de alguns problemas ao longo da atuação. Se vai ficar bem classificada? Duvido, mas duvido também que fique em último...

7 pontos

Patrícia Gargaté - Aterrei em 2010 ou foi impressão minha? É que esta é de facto a linha de canções que eram apresentadas nesses anos... Gostos à parte temos aqui um pouco de nada: Correu mal a nível vocal, interpretativo... Acredito que a popularidade do cantor tenha causado este resultado, infelizmente não merecido.

2 pontos

Pedro Fernandes - A qualificação para mim foi uma surpresa, apesar de reconhecer as qualidades vocais do Tomás que, ainda assim, teve alguns deslizes a esse nível durante a atuação. A canção não me diz muito e não esperava vê-la em Elvas, onde, presumo, não chegará muito longe.


5 pontos

Rúben Ameixa - Apesar de me agradar a voz, a canção propriamente dita não me convence. Não tinha qualquer expectativa ao nível de atuação.

3 pontos

Total: 36 pontos

2 comentários:

  1. Mais Real Que o AMOR: a verdade dos factos que é só uma, foi direitinha para a final porque este festival está mesmo nivelado por baixo. Apesar de algum desapontamento, Cegueira merecia a oportunidade de tentar apresentar melhoramentos na sua atuação caso se apurasse. Dou: 2 pontos.

    ResponderEliminar
  2. Ai agora para termos diversidade temos de ter canções datadas?!?!? Estou espantados com estes argumentos

    ResponderEliminar