[Olhares sobre o FC2020] Jimmy P - "Abensonhado"


Intérprete(s): Jimmy P.
Tema: Abensonhado



André Moreira - Uma canção muito madura e preciosamente escrita e interpretada por Jimmy P no direto. A ideia dos coros foi muito bem pensada e concordante com o que ouvimos na versão estúdio. Gostaria, ainda assim, que eles tivessem tido um papel mais importante na atuação - e esta letra dá essa possibilidade. "Abensonhado" insere-se num estilo pouco apreciado no Festival Eurovisão e no qual o idioma é uma barreira ao sucesso. No que concerne à atuação e à sua realização, sinto que foi bastante interessante e conseguiu fazer-nos seguir a letra da canção e os sentimentos que nela estão latentes. Não obstante o que disse, "Abensonhado" não é o meu estilo de canção e não me consigo ligar a ela.

7 pontos

Fábio Ventura -A melhor da segunda semi-final. Não há sequer dúvidas. Melhor dicção, melhor voz, melhor postura, melhor segurança vocal, melhor coro e melhor actuação. “Abensonhado” é uma canção lindíssima e intimista, com uma mensagem forte muito pessoal. Ainda que não me identifique com a mesma, consegui pôr-me na pele do Jimmy P e isso é o que se procura numa boa canção: a capacidade de transmitir a sua mensagem a quem a ouve. O coro gospel tinha de lá estar e esteve muito bem (há que melhorar só a indumentária dos mesmos porque tem aquele aspecto mais cheap). Para mim, só faltou um momento mais explosivo no final da canção. Ainda assim, bravo pela coragem e pela lealdade ao estilo já intrínseco do intérprete e um obrigado por nos ter abensonhado com este tema.

12 pontos

Hugo Sepúlveda -  A fechar e em grande, Jimmy P! Outro que desde o início, achava o seu apuramento garantido e com razão. Jimmy P foi genuíno na letra e isso transparece - é de arrepiar. O uso do coro gospel foi um toque que engrandeceu toda a performance! Acredito que para a final ainda consiga elevar-se mais! Por mais tocante e real que Jimmy P consiga ser, a sua canção tem um grande senão - o género musical. É sabido que o rap não tem grande hipótese de triunfo na Eurovisão e o conjunto “Abensonhado” não tem “appealing” suficiente para o rap ser só um pequeno detalhe facilmente ultrapassado.

7 pontos

João Diogo - Jimmy P deu-nos o momento alto da noite. Já era uma das minhas favoritas mas acho que fiquei a gostar ainda mais depois da atuação na semifinal. Foi um momento cheio de emoção, sobriedade, sentimento e profissionalismo. A prova de que quem tem anos disto normalmente não falha nestas ocasiões. Jimmy P está lançado para ter um grande resultado no Festival da Canção e, sinceramente, é um dos candidatos à vitória.

10 pontos

Luís Nepomuceno- O Jimmy P trouxe uma canção, digamos assim, moderna para quem está acostumado a ver o Festival da Canção. Estava na sua praia e isso notou-se pela força com que defendeu ‘Abensonhado’. Nada a apontar, na Grande Final veremos como corre.


8 pontos

Nuno Carrilho - De longe, o melhor momento da semifinal. "Abensonhado" é uma canção biográfica de Jimmy P... e tal notou-se na atuação. Uma canção que ganha (imensa) força ao vivo e que poderá ser a nossa representante em Roterdão. Uma das melhores da edição!

12 pontos

Patrícia Gargaté - Acho que o Jimmy P fez magia: Deixou o público do festival a gostar de um tema deste género, o que geralmente não acontece. O coro foi a cereja no topo do bolo e é sem dúvida a base que torna a canção tão forte. Tenho algum receio pois sei que lá fora este tema não vai ser entendido da mesma forma e não terá sequer metade do impacto que tem a nível nacional. O Jimmy P é um artista e notou-se em palco. Espero que se abra uma porta a artistas do género.


10 pontos

Pedro Fernandes - Sem dúvida o momento arrebatador da noite, com o Jimmy P a mostrar a razão pela qual é um dos artistas mais conceituados do panorama musical português da atualidade. A segurança, a experiência de palco e a adição do grupo Gospel Collective foi a cereja no topo do bolo. Foi a única atuação deste ano que me conseguiu deixar arrepiado e logo eu que não sou nada fã deste género musical. Perante um cenário de vitória em Elvas, pergunto-me como iremos transmitir um dos grandes ativos desta canção, a letra, para um público internacional. Em todo o caso Jimmy P está na luta e pode muito bem vencer no sábado.


12 pontos

Rúben Ameixa - No meio de todas as canções da segunda semifinal, parece-me ser a única que se diferencia das restantes da melhor forma. Pessoalmente, não é o género de canção que gostava de ver representar-nos em Roterdão, mas ainda assim deve ser uma favorita ao triunfo.
 
8 pontos

Total: 86 pontos

2 comentários:

  1. ABENSONHADO: Está bom mas não se pode apurar para a Eurovisão porque temos que mandar poesia cantada e não falada.Dou: 10 pontos.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar