[OLHARES SOBRE O ESC2020] Bulgária


Bulgária
Intérprete(s): Victoria
Tema: Tears Getting Sober



Daniel Cunha -  Uma balada que não deixa ninguém indiferente e que nos faz viajar nesta altura difícil. Ouvir e sentir a música é isso que se pede, merece ser escutada cuidadosamente por toda a sua essência.

7 pontos
   
Diogo Resgate -   Uma balada com uma produção fantástica. Radiofriendly, a Bulgária estaria novamente na corrida por um posto cimeiro na grande final do concurso. A voz de Victoria é bastante doce e isso é um ponto muito positivo na interpretação da música. Nota positiva para o videoclipe que está muito bem elaborado.

 
8 pontos
 
Emanuel Filipe - Há quem diga que é uma cópia de uma canção qualquer da Billie Eilish. Eu como tenho vivido debaixo de uma rocha nos últimos anos, e não sei quem é a Billie Eilish, não posso opinar sobre o assunto. Claro que poderia perfeitamente ter pesquisado músicas da artista em questão, mas eu queria continuar a gostar da canção búlgara, pelo que optei por não o fazer. A ignorância pareceu-me o caminho mais fácil. Provavelmente, é a canção de 2020 que mais faz o meu género. Há quem veja este tipo de música como aborrecido, a típica canção de embalar, mas acho que é o tipo de música que sobressai numa atuação ao vivo. Apenas não a escolheria como minha vencedora em detrimento de uma música que considero mais original quanto ao seu estilo.


 
12 pontos
 
Fábio Ventura - Bors Milanov, autor de vários temas de sucesso para o Festival Eurovisão da Canção, traz-nos "Tears Getting Sobber", o quarto que escreveu para a Bulgária. Interpretada por VICTORIA, cantora já conhecida pelo X Factor daquele país, "Tears Getting Sober" tem uma mensagem importantíssima numa sociedade onde a saúde mental (ou a falta de) é cada vez mais relevante. Segundo Milanov, a canção surgiu após o próprio ter assistido a episódios de ataques de pânico e de ansiedade que o marcaram profundamente. A canção inicia-se de forma negra mas vai surgindo também uma mensagem de esperança, um pedido de luta e de confronto aos nossos medos e receios para que se possa fechar as feridas há demasiado tempo abertas, deixando apenas as cicatrizes em nós. É uma tentativa de cura após um período muito negro. A belíssima voz da talentosa VICTORIA revela a vulnerabilidade que a canção exige, estando em total harmonia com o instrumental. Não admira, portanto, que tenha conquistado a preferência dos apostadores. E a minha. É doloroso não vir a poder ver e ouvir esta canção no palco do ESC…

12 pontos

Marcel Pessoa -  Juro que não percebo o hype por trás desta canção. Às vezes soa como uma wannabe Billie Eilish, outras vezes parece saída de uma trilha sonora de animação da Disney. Reconheço a produção musical que é muito bem feita, a letra que me agradou imenso e que a cada play a canção entranha mais em mim, mas nunca ao ponto de me cativar. Enfim, bom te ver de volta à Eurovisão Bulgária, e em outra provável final (apesar de que para mim não faria muita falta se ficasse pela semifinal).

 
5 pontos

Nuno Carrilho -Apontada como uma das grandes favoritas à vitória em Roterdão, "Tears Getting Sober" ainda não me convenceu completamente. É uma grande canção (nem se pode por tal em causa) e extremamente bem defendida, mas sinto que em palco... teria tudo para perder o encanto e a força. Além disso tem algo que me intriga... Não sei bem! Para mim é uma das incógnitas do ano, mas das boas incógnitas.

8 pontos

Patrícia Gargaté - Não pretendo efetuar comparação desta canção com os temas de uma famosa artista da atualidade, por isso, saltando o óbvio, esta é uma excelente canção que precisava de um cenário místico, intimista e moderno. Acredito que a Bulgária tivesse tudo muito bem pensado e acredito também que pode construir ainda algo melhor para o ano que vem. Para 2020, tudo o que fosse menos do top 5 seria injusto.
 
10 pontos
 
Ricardo Matias - Desde 2016 que a Bulgária tem vindo a surpreender e a apresentar músicas com qualidade… e este ano não é de todo exceção. Este ano apresenta a balada mais interessante da Eurovisão. Está apresentada de tal forma frágil, calma e emocionante, que me faz remeter para a canção de Portugal 2017 (Salvador Sobral, “Amar pelos Dois”), só que mais moderna e produzida. Acredito que iria lutar pelo 1º lugar, contudo existem vários critérios que me fazem crer que tal não aconteceria, nomeadamente o facto de este ano estar cheio de músicas calmas e baladas, a comparação com o Salvador Sobral, e o refrão final da música que podia ser algo mais impactante. Mas há muito mais pontos positivos que negativos, pelo que Bulgária teria mais um top 5 na sua carteira, na minha opinião.
 
8 pontos

Rui Duarte - A Bulgária surpreendeu-me imenso, o meu 2o lugar nesta edição.  A simplicidade do instrumental e a delicada voz da intérprete são a cereja no topo do bolo, que vai progredindo cada vez mais no espaço de 3min. A utilização dos violinos no fim da canção conferem algo mágico e tornam-a ainda mais autêntica, agradando a uma grande parte de quem a ouve.  Sem dúvida, uma grande candidata à vitória.

12 pontos

Total dos 33 comentadores: 330 pontos
 
Ver pontuações na íntegra AQUI

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. BULGARIA: Victoria "Tears Getting Sober" Não há dúvida que a música é melodiosa e harmoniosa mas é de uma sonolência atroz. Assim que olho para o semblante da rapariguinha lembro-me logo dos lençóis. Pobre coração que tanto sofre por amores e desamores, tantas feridas abertas por cicatrizar, lágrimas que deixam de incomodar, dor que o tempo vai apaziguando porque esse tempo agora é de crescer e aprender. Dou: 5 pontos.

    ResponderEliminar