[OLHARES SOBRE O ESC2020] Eslovénia


Eslovénia
Intérprete(s): Ana Soklic
Tema: Voda




Carina Ferreira - “Voda” é uma bonita canção e a utilização da língua nativa encaixa-se bem neste tema, trazendo alguma emoção. O instrumental é agradável de se ouvir e um pouco “misterioso” no início. A cantora tem um bom timbre e a sua interpretação está bem conseguida. No entanto, a meu ver, a canção acaba por pecar por “rebentar” apenas a meio (quando já decorreu praticamente um minuto e meio), ou seja, precisaria de mais alguma consistência e força desde o início para se tornar mais poderosa. Numa semifinal teoricamente mais difícil, creio que a Eslovénia não teria muitas hipóteses este ano. 

6 pontos

Gonçalo Canhoto - Não podia estar mais desiludido com a Eslovénia. Depois de dois anos a apostar na diferença, o que lhes trouxe resultados positivos, o país faz-se representar por uma fórmula mais que gasta. Atenção: as competências vocais de Ana Soklič competem pelo título de melhores do ano e são o trunfo desta proposta, acompanhando-se de um instrumental riquíssimo. Contudo, questiono-me se o objetivo da canção era arrepiar-me ao longo dos três minutos. Se a resposta for afirmativa, alguma coisa falhou: não senti nada além de tédio. Ainda assim, julgo que o país não estaria totalmente arredado da luta pelo apuramento, já que teria todas as condições para obter um apoio maciço dos jurados.

3 pontos

João Diogo - É um pouco difícil escrever sobre a música da Eslovénia principalmente pelo facto de ser tão esquecível. É esquecível, a melodia não fica na memória, e a única coisa de que me consigo lembrar é o “voda” prolongado no refrão. A nova versão tornou-a muito melhor, no entanto. A orquestração elevou a música mas seria suficiente para a salvar da eliminação? Provavelmente não.

5 pontos
 
Luís Coelho - Uma música fantástica, uma grande interpretação da cantora que é detentora de uma excelente voz. Com o tom melodioso da música, "Voda" iria arrasar no palco do Festival Eurovisão.

12 pontos

Luís Nepomuceno - A participar no Festival Eurovisão da Canção desde 1993, a Eslovénia apresentaria na edição deste ano “Voda”, uma canção interpretada por Ana Soklič na sua língua materna. Ana Soklič interpreta esta canção com uma força interior que poucos artistas conseguem transmitir nos dias de hoje. Esta força é também ela transmitida pelo ambiente envolvente a todos os que ouvem esta canção. A canção “Voda” apresenta um staging intimista, com um conjunto de cores mais escuras. Algo, aliás, a que a Eslovénia já nos habituou, tal como foi visto o ano passado em Tel Aviv. Destaque também para o tom de voz mais grave de Ana. Apesar da excelente voz da intérprete e da qualidade da música, num ano com tantas baladas, poderia ter alguma dificuldade no acesso à final. De qualquer forma, muito bom!

2 pontos

Paulo Lima - A Eslovénia, na minha opinião traz uma grande voz à ribalta, este ano. Voz imensamente potente, com uma presença imaculada, que com certeza deve ser muito respeitada no seu país de origem. Acrescenta-lhe o facto do recurso à língua nativa, o esloveno para a sua interpretação, facto por si só me dá enorme satisfação, pois parece-me ser esse um dos principais de diversidade do concurso. Mas ao avaliar a canção propriamente dita, pouco mais de positivo lhe acrescento para a descrever, pois esta assenta na minha perspetiva, na falta de originalidade e numa fórmula repetida já inúmeras vezes, que não me dá espécie de nenhum prazer em escutar. Previa-lhe a eliminação da final.

1 ponto

Pedro Fernandes - “Voda”, que significa “Água” na maior parte das línguas eslavas, como é o caso da língua eslovena. Eu aprecio muito o facto da Eslovénia ser dos poucos países que se vai mantendo relativamente fiel à aposta na sua língua na Eurovisão (esta seria a 3ª participação consecutiva em esloveno), mas “Voda”, para além de um refrão mais ou menos impactante, não é memorável e julgo que seria canção para se ficar pela semifinal e nem os poderosos vocais de Ana Soklič iriam evitar esse destino.

5 pontos

Tomás Nabais - Terceira vez consecutiva que a Eslovénia escolhe uma canção interpretada na língua materna, o que é de ressalvar! Todavia esta típica balada balcã, que começa suavezinha e que só explode a partir do minuto 1:25, não me aquece nem arrefece pois acho a demasiado esquecível, só valendo pela voz cristalina de Ana Soklič e do facto de cantar em esloveno. Seria com certeza ignorada pelo televoto e quem sabe dos jurados.

4 pontos

Vasco Miguel - A Eslovénia apresenta-nos uma balada cantada na sua língua materna (o que é de louvar). O instrumental é um pouco monótono até chegar a parte do refrão que explode. É um canção que tem que se ouvir mais que uma vez para ter uma opinião mais credível. Participando na 1ª Semi Final e a atuar na 1ª parte, poderia ficar ali um pouco esquecida o que possivelmente resultaria na não qualificação. Por mim, seria finalista.

5 pontos
Total dos 33 comentadores: 191 pontos
 
Ver pontuações na íntegra AQUI



Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. Eslovénia:"Voda" "Agua"-Esta música é muito monótona, não a incluiria na minha discografia. Não a vejo a fazer história para além da que é comum a todas as concorrentes por terem obtido um passaporte inviabilizado por uma pandemia. Dou: 0 pontos.

    ResponderEliminar