[OLHARES SOBRE O ESC2020] Geórgia


Geórgia
Intérprete(s): Tornike Kipiani
Tema: Take Me As I Am




Adão Nogueira - A proposta georgiana apresenta-nos um rock multilingue, mas que fica bem aquém das propostas rock que já passaram pelo festival. A música mistura sons rock com eletrónicos, mas a letra é um pouco repetitiva demais. Por mais que a sua tentativa seja passar uma mensagem positiva, pois como refere a letra “Tornike” não cede a pressões externas, essa mensagem não é bem conseguida, fazendo com que nem consiga ouvir a música por completo.
 
3 pontos
 
Cláudio Gonçalves - O pais que mais me surpreendeu em 2020, a par da Lituânia, foi este poderosíssimo "Take me as I am" do Tornike. O instrumental muito bem produzido, aquele vozeirão, que para mim seria a melhor voz em Roterdão (e aí temos de concordar que os georgianos têm sempre uma excelente voz, mesmo que o resto da canção seja por vezes abaixo do par).  Talvez seja apenas uma teoria da conspiração pessoal, mas acho que este Take me as I am parece ser um grito de revolta contra o Big 5 no concurso (alguém consegue explicar porque e que mencionam as nacionalidades inglesa, espanhola, italiana, francesa e alemã assim do nada?), bem como o facto de terem sempre resultados abaixo daquilo que seria mais justo para as propostas que o pais leva para o ESC. Ainda assim, seria a minha favorita, mas nunca para vencer, mas que permitiria trazer a Geórgia a final pela primeira vez desde Estocolmo
 
12 pontos

Diogo Martins - Comparando com outras canções rock que a Georgia tem trazido ao ESC, "Take me as i am" fica muito atrás. É somente uma canção agrável de se ouvir. Não há nada que torne esta canção especial e isso é mau.

4 pontos

João Barateiro - Esta nação caucasiana escolheu ser representada pelo Tornike Kipiani, que ganhou um concurso de talentos interno devido à sua grande e poderosa voz. A Geórgia tem se destacado pela variedade de estilo que traz ao concurso e em 2020 não é diferente, trazendo algo muito distinto do que estamos habituados a ouvir. É claramente algo complicado de comparar com outras, porém o sucesso desta canção estaria dependente da apresentação em palco e da interpretação da letra, que é muito subjetiva. A forma como cada um interpreta o texto desta canção dá-lhe brilho, foram bem sucedidos neste aspeto mas penso que o texto em si podia ser mais interessante e criativo, não perdendo a sua mensagem (que pode ser vista como uma crítica feita por um país pequeno a como todos abordam os estereótipos dos grandes países e procuram imitá-los). Quando ao instrumental, é poderoso porém um pouco básico e um pouco datado. No entanto, nota muito positiva para este esforço no geral, excelente trabalho por parte dos georgianos.

7 pontos

João Diogo - A Geórgia era um dos países para o qual tinha mais expectativas. Adoro a voz de Tornike e os seus estilos musicais preferidos fizeram-me pensar que iria trazer algo alternativo que tanta falta faz na Eurovisão. Em vez disso, Tornike trouxe uma quase joke entry. O instrumental está longe de ser uma joke entry mas a letra é pavorosa e não me deixa levar esta canção a sério. Se têm um inglês limitado porque é que não cantam na língua materna? Mesmo que o significado fosse o mesmo pelo menos o resto do mundo não ia perceber. Tornike pode fazer muito muito melhor.

2 pontos

Márcia Santana - Consigo apreciar e perceber o que a Geórgia quis trazer com "Take Me As I Am". Adoro o facto de termos uma música com algum power e algum Rock para apresentar. As vozes femininas dão um "up" à canção. Não imagino um intérprete melhor para esta música do que o Tornike.
4 pontos
 
Nuno Carrilho - A canção da Geórgia deste ano não me despertou o mínimo interesse durante toda a pré-temporada. Longe de ser das minhas canções favoritas, sinto que não é uma má canção... apenas é de um género que pessoalmente não aprecio. Contudo, reconheço-lhe um certo potencial para uma atuação em palco marcante e capaz de arrecadar uma boa pontuação. Para mim é uma das incógnitas do ano.

6 pontos

Pedro Fernandes - Ótimo instrumental, péssima letra... a sério que se estraga uma canção assim? Pelo menos que tivessem o cuidado de não ser inglês que pelo menos assim ninguém percebia o quão má esta letra é. Isto sou eu a resmungar como um bom tuga! Faltou essa na letra.

7 pontos

Ricardo Simões -   “Take Me As I Am” é uma canção que necessita de ser ouvida várias vezes até se formar uma opinião. Acaba por conseguir ser inovadora, mas a letra fica aquém. Quase como se o instrumental não combinasse com a letra e acaba por tirar a seriedade que parece ter. O facto de misturarem várias línguas tem a sua piada e as vozes são muito boas. Na minha opinião, é uma canção que não sabe o que quer ser, uma oportunidade desperdiçada.
 
5 pontos


Total dos 33 comentadores: 164 pontos
 
Ver pontuações na íntegra AQUI


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. GEÓRGIA: Tornike Kipiani "Take Me As I Am" "Aceita-me como eu sou"- Um amor ao que parece não correspondido deu origem a esta composição de género roqueiro e rouqueiro. A voz feminina tem o poder de pelo menos minimizar o tom tão agressivo do parceiro. Eu não sou muito apreciador deste tipo de música mas entre tantas composições presentes era quase inevitável que esta viesse no embrulho. Como fazem um casal simpático dou: 6 pontos.

    ResponderEliminar