[OLHARES SOBRE O ESC2020] Letónia


Letónia
Intérprete(s): Samanta Tina
Tema: Still Breathing




Daniel Cunha -  Não esperava nada assim vindo da Letónia. Originalidade não falta e noção de palco também não, agora algumas coisas deveriam ser melhoradas. Contudo, acredito que as falhas são compensadas no todo da performance.

4 pontos
   
Diogo Resgate - Relação de ódio com esta música, ainda que com alguma paixão. A paixão chama-se Samantha Tina, que é uma brilhante interprete! Excelente mesmo! Adoro a voz, o power e a entrega dela à atuação, é fenomenal.A atuação é bastante consistente, bom gosto na indumentária.  Agora a música: é uma mess! Instrumental confuso, muita mistura de estilos e chega a uma parte em que é gritos e mais gritos e mais gritos… Não acho que pudesse fazer sucesso no concurso...

 
2 pontos
 
Emanuel Filipe - Haja persistência. Sempre gostei dela enquanto artista, mas não das canções com as quais tentava representar a Letónia na eurovisão. Convém, no entanto, referir que mesmo não sendo do meu agrado, teria sido diversas vezes melhor opção para o seu país, que optou por enviar músicas inferiores. Pareceu-me a melhor opção a concurso no que diz respeito a um resultado na eurovisão, e penso que seria mais do que suficiente para o regresso letão à Grande Final. Gosto da garra dela, gosto da dinâmica do coro, e gosto daquela afinação perfeita. Era a minha favorita? Não. Se fosse letão teria votado nela por uma questão de estratégia, mas penso que a melhor opção, e que primava pela originalidade, seria ANNNA com “Polyester”.


 
7 pontos
 
Fábio Ventura - Longe de ter sido a minha favorita a vencer o Supernova 2020, Samanta Tina conquistou finalmente o direito de representar a Letónia no Festival Eurovisão (à sexta tentativa!). Não há dúvida que a intérprete tem um poderio vocal acima da média, além do carisma que a faz chegar mais longe, que torna “Still Breathing” um tema inesquecível. O instrumental electro-techno-pop tem uma produção interessante mas não é tão épico como tentou ser. Aliás, a determinada altura começa a tornar-se too much, entrando após o primeiro minuto em repetição constante ao invés de crescer para o clímax desejado. Na actuação ao vivo, o staging precisaria de ser maior e melhor concretizado, precisamente para tentar obter o estatuto de épico que a canção prometia. Para piorar, a pronúncia do inglês torna-se várias vezes ininteligível. Mas nem tudo é negativo: a mensagem da canção é uma ode a todas as mulheres que estão em constante tormento mas que “continuam a respirar”, uma mensagem de empoderamento feminino que continua a ser muito necessária. Para mim, foi uma escolha muito arriscada para a Letónia e sinceramente não creio que passasse da semi-final. Mas o que importa agora é: será que a emissora letã participará em 2021 e dará oportunidade à Samanta para que represente o país, após tantas tentativas sem sucesso? Por uma questão de compaixão, espero genuinamente que sim!

4 pontos

Marcel Pessoa -   Há variadas coisas que gosto nesta canção: as backing vocals dando um tom único para a música, os gritinhos esporádicos da cantora, a mensagem passada, a parte do rap e até o beat eletrônico do refrão que inicialmente não me agradava. Mas contra tudo isso, vemos um staging fraco, sem muito propósito, que não passa a mensagem da música de modo claro. Consequentemente a proposta letã perde sua força, e eu já a considero mais cool do que marcante. A final novamente não está certa para a Letónia.

 
6 pontos

Nuno Carrilho - Ao fim de mil e uma tentativas, eis que Samanta Tina chega ao Festival Eurovisão... aliás, chegava. "Still Breathing" é uma canção "de marés": tanto gosto, como odeio. Contudo, o estilo alternativo e inquietante tornam a canção bastante interessante, conseguindo destacar-se no lote de participantes. Acho que disputaria a Final do concurso.

7 pontos

Patrícia Gargaté - Esta canção tem a energia que eu gosto na Eurovisão. É moderna mas não é banal, por isso tem as doses quase ideais para um top 10 para mim. Duvido que na Eurovisão o conseguisse. A potência interpretativa da Samanta também é de louvar. Finalmente algo pop que me ganha a atenção ao longo de toda a canção e não só no refrão.
 
10 pontos
 
Ricardo Matias - De todas as canções que a Samanta Tina tentou levar à Eurovisão, esta é de facto a melhor, a mais interessante e a mais diferente de tudo aquilo que estamos acostumados a ver na Eurovisão. Pode não ser do agrado de todos, mas eu adoro todas as partes da canção: Desde o instrumental (incluindo a parte do dubstep), a coreografia (que não obstante ser algo intrigante é icónica), e a própria atitude da Samanta, que claramente se consegue ver o quanto ela desejava por este lugar na Eurovisão… para lhe ser no fim de contas tirado devido a este vírus… De todas as pessoas que tenho pena de não verem o seu sonho concretizado, é da Samanta quem tenho mais pena, pois eu acreditava num lugar na final, contudo sem conseguir prover o lugar com que a Letónia ficaria em 2020.
 
10 pontos

Rui Duarte - Não tenho muito a dizer acerca desta canção. É uma música moderna, mexida e dinâmica mas não me convenceu por completo. Acaba por ser uma escolha esquecível e até confusa demais para assimilar.  Mesmo assim, tendo em conta as opções de que dispunham na Final Nacional, esta, para mim, foi a melhor opção.

2 pontos

Total dos 33 comentadores: 173 pontos
 
Ver pontuações na íntegra AQUI

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. LETÓNIA: Samanta Tina "Still Breathing" - Todos os anos a Eurovisão tem vindo a exibir letras muito semelhantes "I will keep on running", "I never give up" "i'm still breathing", para não falar naqueles que não dizem nada mas estão vivos dentro de uma espécie de aquário e até ganham o festival. Este vídeo é uma mancha, parece um asilo de doidos e eu penso que a personagem que canta deve ser a comandante em chefe.A música é horrorosa onde até para não deslustrar, não falta a berraria. Arrotem bem: 0 pontos.

    ResponderEliminar