[OLHARES SOBRE O ESC2020] Suíça


Suíça
Intérprete(s): Gjon's Tears
Tema: Répondez-moi



Ana Branco - O que dizer de uma canção que é, em todos os seus aspectos, perfeita? Gjon é um vocalista com um range surpreendente e uma técnica infalível. A letra e a composição musical é de uma superioridade indescritível. Répondez-Moi não precisaria qualquer palco especial – situação à la Salvador Sobral: metam-no no palco com uma luz a focar-lhe o rosto e seria uma performance inesquecível. Num ano de canções fortes, esta, talvez, seria a que se iria destacar.
 
12 pontos
 
André Almeida - Depois do 4º lugar no último ano, a Suíça pegou o gosto e apresentou-se em 2020 como uma das principais favoritas a vencer o festival. Gjon's Tears, a meu ver, traz a melhor balada de 2020, assim como uma das melhores canções em francês dos últimos anos. A música leva-nos a um ambiente soturno que apenas é iluminado pela magistral voz do intérprete . Aliás, há que destacar a incrível capacidade vocal de cantor, que aliada à bela letra da canção, fazem dos três minutos em que a escutamos, três minutos de uma experiência extremamente aprazível. Penso que no palco da Eurovisão iria oferecer-nos uma atuação intimista e que tocaria no coração de muitos telespectadores, assim como tocou no meu.

12 pontos

Bruno Roque - Uma das canções que cresce com o tempo e esse é o único problema. A língua francesa e a voz trazem algo muito especial a esta balada que não aborrece. Acredito que passasse à final, mas que apesar de ser atualmente uma das minhas preferidas, fosse capaz de não se destacar na classificação final – mas o suíço ganhou aqui um seguidor.

7 pontos

Carlos Fernandes - "Répondez-moi" é mágica! Prende do início ao fim. Tem voz , letra e melodia de qualidade.

12 pontos

Cláudio Guerreiro - Surpreendentemente, a Suíça iria presentear-nos com uma bela balada interpretada em francês. A par da Bélgica, este país teria também uma canção com elevada carga melancólica. A Eurovisão fica claramente a perder por não ter o privilégio de ter em palco algo com todo o potencial para ser, no mínimo, épico. É impossível não ficar indiferente ao timbre magnífico do cantor. Esta proposta possuía todos os ingredientes para voltar a dar um top 10 à Suíça.
 
10 pontos
   
Diogo Cabral -  Este país, após um ótimo resultado em 2019, apresentava, a meu ver, a melhor proposta do ano. Que canção! Que letra! Que voz! Que harmonia! Que emoção! Esta proposta soava-me a "winner vibes". Não me canso de a ouvir! Ainda bem que ele regressa em 2021. Oxalá com uma balada dentro de género deste ano!
 
12 pontos

Hugo Sepúlveda - Roop e "On fire" são aqueles que trazem um gostinho especial à competição dando destaque a um país como Lituânia, mas ainda assim os meus 12 pontos teriam de ser para a Suíça. Répondez-moi chegou de uma forma subtil e do nada dei por mim vidrado nesta música! Não só a melodia é assombrosa, como a voz de Gjon’s Tears assenta de uma forma incrível, e a própria letra e o seu significado são perguntas com que vários de nós já nos questionamos, o que dá um toque pessoal, mas abrangente. Acredito que seria daquelas que ao vivo iria arrebatar emocionalmente! É uma das grandes pérolas desperdiçadas de 2020, mas pelo menos Gjon’s Tears estará na próxima edição!

12 pontos

Luís Nepomuceno - A Suíça selecionou internamente Gjon’s Tears para representar o país com a canção “Répondez-Moi”, uma canção totalmente interpretada em francês. Destaque inicial para este facto. A língua francesa deve ser uma das línguas mais românticas do Mundo. E isso nota-se perfeitamente nesta música. “Répondez-Moi” trata-se de uma balada, sim. Mas não de uma balada qualquer. A qualidade da letra, juntamente com a excelente orquestração da música (principalmente do conjunto de cordas) fizeram desta canção algo maravilhoso para os ouvidos.  Gjon’s Tears apresenta um crescendo em termos vocais ao longo da música. Música esta que também tem uma certa evolução. A juntar à beleza da sua voz, uma interpretação esplêndida. Algo impressionante!Teria alguma curiosidade para ver como seria a apresentação em palco. Obviamente seria finalista e seria um dos fortes favoritos a vencer a edição deste ano. Suíça, muitos parabéns!
 
10 pontos
 
Patrícia Gargaté - Não vou esconder o meu favoritismo com esta canção. Era a minha segunda favorita para vencer a Eurovisão e foi a única que me deixou rendida à primeira. Uma voz que parece que saiu de outro mundo... O que é preciso para fazer com que isso se destaque? Uma melodia simples, moderna e com um ritmo marcado. Fórmula perfeita.
 
12 pontos

Rodrigo Pinto - Foram precisos 10 anos para a Suíça voltar a arriscar com uma participação em francês, e de que maneira! Estruturação inteligente, vocal incrível… O “jeux de mots” recorrido é, para mim, perfeito para a canção. Não poderia pedir mais, tragam em 2021 um Répondez-moi 2.0, que eu agradeço.

12 pontos

Total dos 33 comentadores: 326 pontos
 
Ver pontuações na íntegra AQUI


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. SUÍÇA:Gjon's Tears "Répondez-moi"- À pergunta porque é que cada um reza para seu lado a resposta deveria ser "provàvelmente por causa do confinamento" mas entendo que todas estas questões foram concebidas antes do estado de calamidade. Devo dizer que não gosto particularmente deste tema, por duas simples razões: a primeira é porque não gosto de muitos guinchos numa canção e a segunda porque tem muitas perguntas, algumas a meu ver são um pouco infantis para não lhes chamar outra coisa, parece que estamos num tribunal. Dou: 0 pontos.

    ResponderEliminar