[OLHARES SOBRE O ESC2020] Macedónia do Norte


Macedónia do Norte
Intérprete(s): Vasil
Tema: You



Ana Branco -  Vasil mostra-nos os seus dotes vocais e coreográficos em "You". O que poderia ser só mais um cliché eurovisivo é transformado pelo seu performer carismático em algo interessante e que fica na memória. A capacidade vocal de Vasil é revelada nas notas mais agudas mas também nas transições rápidas para as notas mais graves. Ritmo interessante e boa composição musical. Teria certamente um bom staging. 
4 pontos

André Almeida - Um ano após ter vencido o voto do júri, a Macedónia do Norte volta a trazer qualidade ao festival. Confesso que a canção não me despertou muito interesse quando a ouvi pela primeira vez, porém, ao longo do tempo tornou-se uma presença assídua junto das músicas que mais ouço. Um estilo uptempo, com uma sonoridade um tanto sedutora e com certos elementos étnicos, fazem de “You” uma canção aprazível de se ouvir e traz uma lufada de ar fresco ao festival. Com a prestação certa em palco, poderia facilmente chegar à Grande Final.

8 pontos

Bruno Roque - E depois de um grande resultado em Israel, a Macedónia do Norte volta às canções más. Para mim está no lote das três piores do ano. Neeext!

1 ponto

Carlos Fernandes - A canção deste país é moderna, bem pensada, mas teria beneficiado com um intérprete com mais garra na voz. 12 pontos para a bailarina/ intérprete do videoclip que é simplesmente hipnotizante!

8 pontos

Cláudio Guerreiro - Não estando sequer perto do nível da canção do ano passado, esta “You” acaba por ser uma canção simpática e que não incomoda ninguém. Os vocais de Vasil são mais do que competentes para o estilo em questão, havendo inclusive alguns falsetes que demonstram a sua qualidade vocal. É daquelas canções cujo estilo faziam antever uma atuação sensual e bem pensada, algo que é, com exceção do ano passado, um dos pontos fracos da Macedónia do Norte. Duvido que conseguisse passar à final, mas eu nem me importaria que acontecesse.

6 pontos

Diogo Cabral -Depois da melhor proposta de sempre da Macedónia do Norte, a meu ver, este país volta a trazer uma proposta que rapidamente cai no esquecimento. Sem nada que nos prenda e nos surpreenda. Uma canção e melodia igual a tantas outras, ou seja, repete uma fórmula já vista e gasta. Acredito que nos Países Baixos fosse encher o palco de dançarinos. De resto, não consigo perspetivar essa canção. Não acredito que passasse à final em Roterdão.

1 ponto

Hugo Sepúlveda - Depois da surpresa de ser um dos grandes dark horses de 2019, a fasquia estava alta! De um modo geral, sentiu-se que Macedónia do Norte não esteve à altura. No entanto, contrariando essa opinião, eu gosto bastante de You! Acredito que seria daquelas que poderia crescer muito ao vivo, tendo em conta que seria necessário uma performance apaixonante que seduzisse o público, de modo a fazê-lo sentir toda aquela tensão sexual entre Vasil e o barman, quer dizer, a sua parceira no vídeo. A versão estúdio por si só já emana um ritmo sedutor que dá vontade de um dançar um tango, pena não ser mais apreciada!

8 pontos

Luís Nepomuceno - A canção “You”, interpretada por Vasil, seria a representante da Macedónia do Norte em Roterdão. “You”, integralmente interpretada em inglês, apresenta-se com uma sonoridade que nos remete para os ritmos quentes da América Latina. A ritmo da música é bastante interessante, cativando todos aqueles que a ouvem. Vasil soube aproveitar este ponto. A sua presença em palco deu, sem sombra de dúvidas, vida a esta canção.  Há que admitir que a letra de “You” não é propriamente rica em termos de vocabulário... Apesar disso, destaque para a voz de Vasil. Seria interessante ver se os vibratos ouvidos se iriam manter ao vivo. Para além disso, seria também interessante ver como correria a atuação ao vivo – a ligação entre o cantor, a coreografia apresentada e o ambiente envolvente.  Não seria uma passagem à final fácil, mas não seria de descartar totalmente. Tudo dependeria da performance dos concorrentes mais diretos e do alinhamento da Macedónia do Norte na semifinal. Certo será dizer que a canção “You” não teria o mesmo impacto que a canção do ano passado

6 pontos

Patrícia Gargaté - Gosto quando adicionam algo a uma canção que podia ser banal mas que lhe dá um toque especial. Este é um dos casos em que isso acontece. E apesar de não estar no meu lote de favoritas reconheço que é das mais decentes dentro do seu género este ano. Tenho algumas dúvidas sobre a apresentação em palco e creio que ia perder força, quando comparado com o videoclip oficial.

7 pontos

Rodrigo Pinto - “I just wanna dance with you”, com um groove destes, até gostava de fazer de Vasil (só me falta o jeito haha). Não é uma canção arrebatadora, mas ao vivo, adorava ver um autêntico bailarico! Congratulo a Macedónia do Norte pelo excelente trabalho que têm feito com as canções quer da Eurovisão adulta, quer da Júnior. Espero que 2021 continue a recompensá-los como aconteceu no ano passado.

10 pontos

Total dos 33 comentadores: 166 pontos
 
Ver pontuações na íntegra AQUI


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. MACEDÓNIA DO NORTE: Vasil "You"-Este tema vem na senda do que a Suíça nos apresentou na temporada passada, embora menos frenético e não tão espetacular não me coibe mesmo assim de gostar dele. Dou: 6 pontos.

    ResponderEliminar