[OLHARES SOBRE O ESC2020] Rússia


Rússia
Intérprete(s): Little Big
Tema: Uno



Carina Ferreira - “Uno” é uma canção que fica na cabeça, mas a meu ver não me transmite quase nada, mesmo tendo já ouvido várias vezes. Honestamente, as vozes (sobretudo a feminina) são um dos elementos que contribuem para gostar menos desta proposta. Por outro lado, sem dúvida que o instrumental é agradável e alegre, pessoalmente gosto. Creio que o staging em Roterdão seria algo semelhante ao que foi apresentado no vídeo oficial e dificilmente passaria despercebido até mesmo a nível do vestuário, algo que destaco por remeter a um estilo mais vintage. A Rússia passaria facilmente à final, contudo acho que no geral “Uno” é uma proposta sobrevalorizada.

6 pontos

Gonçalo Canhoto - Aquando do anúncio dos Little Big como representantes russos em Roterdão, não pude evitar a euforia e colocar as expetativas no topo. Num rasgo de sorte (raro este ano), após a primeira audição as expetativas haviam sido superadas, a euforia subira exponencialmente e 15 minutos depois já ensaiava a coreografia em frente ao espelho do meu quarto. A Rússia presenteia-nos com aquele que é o (meu) grande guilty-pleasure da edição. Não podemos negar o que é evidente: a canção é repetitiva, ligeiramente irritante e barulhenta… mas tem a genialidade de misturar estes ingredientes da forma perfeita a torná-la divertida e altamente viciante. Ame-se ou odeie-se, uma coisa é indiscutível: ninguém fica indiferente a “Uno”.

8 pontos

João Diogo - A Rússia mostra-nos novamente (e finalmente!) que sabe pensar fora da caixa e que é um país muito diversificado. “Uno” é divertidíssima, é catchy, dá-nos vontade de dançar e de aproveitar as alegrias da vida. Ao mesmo tempo é uma joke entry e, com isso, traz várias coisas más. Mas, das joke entries que já tivemos na Eurovisão, é capaz de ser a melhor de todas. A Rússia é boa nisto das piadas (veja-se 2012). Acredito que seria uma forte candidata à vitória no televoto mas o júri destruiria qualquer hipótese de vitória. Que pena não podermos ver as votações este ano e vermos os apresentadores a darem imensos pontos no televoto a uma das músicas mais ignoradas pelo júris. Teria sido épico.

6 pontos
 
Luís Coelho - Uma música que não me desperta nada. Pode agradar à maioria dos fãs da Eurovisão, mas não vejo criatividade. Existem muitas músicas similares a esta quase todos os anos.

3 pontos

Luís Nepomuceno - Em 2020, a Rússia apresenta a canção “Uno”, interpretada em inglês e espanhol pelo grupo Little Big.  Ano após ano, a Rússia aposta tudo o que tem para garantir um bom lugar na classificação final ou até mesmo a desejada vitória. Este ano não foi exceção. E que bela aposta! “Uno” é uma canção contagiante, impossível de sair da cabeça de qualquer um. Com um ritmo orelhudo, o pé de quem ouve esta canção vai, de certeza, escapar para a dança. A letra pode não ser a melhor coisa do Mundo, mas ninguém se iria esquecer da coreografia apresentada. Nem, obviamente, de trautear “uno, dos, tres, cuatro, cinco, seis”.  Obviamente que a Rússia estaria na final do Festival Eurovisão da Canção e seria, claramente, uma das favoritas à vitória. Roterdão estaria ao rubro com esta música

5 pontos

Paulo Lima - A Rússia muda a linha de participação dos últimos anos no Eurofestival, onde tem evidenciado uma enorme vontade de voltar a ganhar e voltar naturalmente a organizar o evento. E quanto a mim fá-lo com eficácia e na minha perspetiva a sua canção é a que teria mais possibilidades de ganhar este ano. Canção ritmada, com interpretação harmoniosa, com recurso a ritmos modernos, a personagens cómicas e a originais passos de dança, que se tornariam seguramente um sucesso no mundo eurovisivo. Uma canção interessante de ouvir, embora longe dos meus gostos musicais, mas sem dúvida é aquela que conduziria a arena ao rubro.

6 pontos

Pedro Fernandes - Little Big é um grupo bastante irreverente e criativo e esta canção reflete exatamente isso, muito fiel ao seu repertório habitual que, desde já, recomendo. A vocalista faz-me lembrar a vocalista do grupo Aqua, que fez grande furor nos anos 90. A Rússia é aquele país que levando uma macaca a cantar o “Atirei o Pau ao Gato” se safaria bem, com “Uno” tenho poucas dúvidas de que, pelo menos, no televoto, a Rússia tinha a vitória assegurada. O guilty-pleasure do ano.

12 pontos

Tomás Nabais - A canção mais alternativa desta edição, uma vez que não segue a tendência das típicas baladas deste ano, vem da Rússia com os Little Big e o seu “Uno”. A par da Lituânia, penso que esta canção seria a que ia disputar a vitória em Maio, devido ao seu tema contagiante e alegre e que certamente poria a arena a trautear este tema; para além do facto de este grupo ser muito conhecido nos países da ex-URSS. No entanto a canção em si, apesar de ter um refrão orelhudo e a fazer lembrar os Aqua Girl (principalmente na voz da cantora Sonya Tayurskaya) possui uma das letras mais pobres deste ano (o refrão é muito repetitivo) e a nível vocal não é do melhor, mas é um dos meus guilty pleasures deste ano.

7 pontos

Vasco Miguel - A Rússia traz uma proposta que se agrada ou odeia. Uma proposta com bastante ritmo que apetece levantar do sofá e começar a dançar. Este é o guilty pleasure deste ano e diferencia-se de qualquer uma das propostas da 1ª Semi Final. Sendo a Rússia, facilmente se classificaria para a Final e acredito que chegasse a ficar no Top 15.

7 pontos
Total dos 33 comentadores: 229 pontos
 
Ver pontuações na íntegra AQUI



Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. RÚSSIA: Little Big "Uno"- Até o papá foi para a festa. Não teve salada russa, antes uma margarida que os pôs à procura dos 3. Depois abandonaram o salão de baile e esqueceram-se do bunny funny, o que não se deve fazer logo a seguir ao yummy yummy mesmo que se chegue aos 6. Uno comportamento indecoroso como esse merece da minha parte um rotundo e gelatinoso zero.

    ResponderEliminar