[OLHARES SOBRE O ESC2020] Suécia


Suécia
Intérprete(s): The Mamas
Tema: Move




Adão Nogueira - Não sendo a minha aposta para a final nacional, a Suécia iria muito bem representada. Com um tema e performance impactante em que se percebe que é a Suécia, apresenta-nos uma mistura de soul e pop fresca onde a presença e a voz das The Mamas é contagiante fazendo a que o ouvinte se ligue e que fique com vontade de participar. O único senão é que para estas magníficas e potentes vozes, seria de esperar uma aposta mais arriscada e evoluída, não uma aposta segura que já se sabe que resulta sempre bem para este país.

10 pontos

Cláudio Gonçalves - Mais um ano passa e a minha favorita não e selecionada para representar este pais tão bem sucedido na Eurovisão, mas ainda anseio por ver Anna Bergendahl a voltar a representar a Suécia. Fora este desabafo, e mais uma canção em que não consigo encontrar um ponto de interesse, apesar de aceitar que carisma não falta as The Mamas. Não sou do contra, mas sei que esta canção sair-se-ia muito bem em Roterdão, pois cativa a maioria, mas pessoalmente faco sempre skip cada vez que começa a tocar. Não gosto mesmo.

2 pontos

Diogo Martins -  A primeira coisa que noto nesta proposta é o poder vocal das The Mamas. Vozes Incriveis que combinam perfeitamente! Move é uma canção com uma mensagem muito positiva e cativante. E aqueles moves que as cantoras fazem são muito bem pensados. Dá vontade de os repetir enquanto ouvimos. Muito bem Suécia.

8 pontos

João Barateiro - De regresso à Eurovisão agora como artistas principais, as The Mamas trazem-nos uma canção gospel-pop, demonstram perfecionismo e qualidade vocal e abrilhantam-nos com uma apresentação visual ao vivo muito efetiva e bem trabalhada apesar da simplicidade e das fortes semelhanças com “Too Late For Love”. Carismáticas e impossíveis de não gostar, venceram o Melodifestivalen com "Move", uma canção com uma produção muito contemporânea, profissional e revestida de uma enorme qualidade a nível musical. É também instantaneamente memorável e esta qualidade da música só pode ser reconhecida devido à grande presença em palco das intérpretes, para além de ser muito bem estruturada e atingir o seu clímax na altura certo, fazendo com que se torne mais sólida e apelativa para quem esteja a escutar numa primeira audição. Não é extravagante mas é incrível e inegavelmente bem produzida e interpretada. Era o que a Eurovisão 2020 precisava. Sublime esforço da Suécia, o registo musical é semelhante ao dos anos anteriores mas as canções escolhidas continuam com uma enormíssima qualidade. Merece os meus 12 pontos, sem dúvida.

12 pontos

João Diogo - Como sempre, a Suécia teve uma das finais mais competitivas do ano. Para surpresa da maioria, eu incluído, as Mamas saíram como grandes vencedores ao derrotarem a ultra-mega-favorita Dotter e a regressada Anna Bergendahl. “Move” era das minhas preferidas do Melodifestivalen 2020 e fiquei agradado com a sua vitória mas a Suécia poderia fazer muitos mais estragos na Eurovisão com outras canções. “Move” precisaria ser muito polida, principalmente na parte visual, para ter mais impacto. Acredito que chegariam à final mas provavelmente iríamos ver a Suécia fora do top10 pela primeira vez em muitos anos.

8 pontos

Márcia Santana - Suspeito que se o ESC 2020 não tivesse sido cancelado, as Mamas arrecadariam facilmente a pontuação máxima do Júri. Uma música incrível que nos transmite umas "vibes" tão boas ao ponto de trazer esperança no futuro. Adoro ver a Suécia de volta aos Golden Days com músicas que mereçam realmente estar no TOP 5. Quanto às Mamas, são sem sombra de dúvida, as vozes mais competentes de toda a competição. A harmonia das três vozes para esta canção é simplesmente maravilhosa. 

12 pontos

Nuno Carrilho - Resolvi, para escrever este comentário, recuperar um excerto do meu artigo de opinião sobre a Final de 2019: "Aposta simples mas bastante forte que ganha uma força descomunal com a entrada do coro em palco." Longe estava eu de pensar que esse coro estaria de malas prontas para Roterdão e que a Suécia voltaria a ser a minha favorita em 2020. Poderosas (como sempre!), as The Mamas tinham tudo para um (novo) grande resultado para a Suécia com uma canção cativante, apelativa e muito enérgica. O facto de ser um estilo pouco visto nos últimos anos e no alinhamento, ajudaria a proposta a destacar-se. Na minha opinião, seria uma justa vencedora do concurso! A minha favorita do ano.

12 pontos

Pedro Fernandes - Tomaram-lhe o gosto em 2019 quando fizeram os coros de John Ludvik e quase que chegavam ao papel principal em 2020, mas faltou o quase… Excelentes vozes, canção bem produzida, bom staging… enfim, tudo aquilo que a Suécia faz de tão bem. Apesar de não ter sido a minha favorita no Melodifestivalen, isto era Final garantida e estaria na corrida pelo pódio em Roterdão.

12 pontos

Ricardo Simões -  Após a participação como coro do John Lundvik, The Mamas tinham tudo para brilhar em Roterdão. Com uma interpretação vocal perfeita e uma canção animada como “Move” é difícil alguém ficar indiferente. Gostava que o staging em Roterdão fosse mais alegre e menos escuro que o usado no Melodifestivalen apesar de ter resultado bem. Pessoalmente não gosto deste tipo de canções que fazem lembrar o estilo gospel mas tem a sua qualidade e certamente a europa iria apoiar este talentoso trio e a sua boa disposição.

7 pontos


Total dos 33 comentadores: 270 pontos
 
Ver pontuações na íntegra AQUI


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. SUÉCIA:The Mamas "Move"-É quase a repetição da Áustria 2000, até o título "All To You" me leva a pensar que a temática será a mesma. Todavia, há aqui uma pequena grande diferença, é que a qualidade da outra música põe esta da Suécia a um canto. Estas irmãs Meireles até se acham capazes de mover montanhas se preciso fosse e eu até acho que sim, porque aparentemente têm arquitectura para isso e
    muito mais.Dou:2 pontos.

    ResponderEliminar