[OLHARES SOBRE O ESC2020] Noruega


Noruega
Intérprete(s): Ulrikke
Tema: Attention



Carina Ferreira - “Attention” é uma canção com garra, fruto de um instrumental com força e uma interpretação sentida por parte de Ulrikke. Trata-se de uma balada que fica no ouvido e capta a “atenção”, como se intitula o próprio tema. Para mim, a Noruega seria uma justa finalista e merecia ficar sem dúvida no lado esquerdo da tabela classificativa, aliás, esta canção era uma das que figurava o meu top 10 antes do cancelamento desta edição eurovisiva. Em termos de palco, creio que resultaria usar em Roterdão ou um staging semelhante ao que Ulrikke se fez apresentar na final nacional ou algo ainda mais impactante.

10 pontos

Gonçalo Canhoto - Antes de mais, gostaria de destacar que a Noruega apresentou em 2020 uma das finais com mais qualidade da temporada, em que vários desfechos lhe permitiram ter uma representação digna em Roterdão. “Attention” versa sobre a típica relação do século XXI: Ulrikke mostra-se atormentada por ter de abdicar de ser ela própria e das suas convicções para obter a atenção e o amor de uma pessoa. Esta angústia, todavia, rendeu uma balada potentíssima à qual é complicado apontar alguma imperfeição: temos uma produção contemporânea e de alto nível, que facilmente escutaríamos nas rádios, defendida por uma voz límpida e segura e apresentada em palco de uma forma elegante e competente. Por todos estes elementos, seria justíssimo encontrar a Noruega no top 5 desta edição! 

10 pontos

João Diogo - A Noruega traz-nos uma das minhas canções favoritas da edição. Sim, eu sei, é cliché, é a típica balada eurovisiva, não é original nem traz nada de novo…mas é tão boa e com qualidade. Ulrikke é uma ótima intérprete e é também bastante boa a transmitir emoções. Eu senti o que ela estava a cantar durante a final norueguesa e isso é muito importante numa balada. Não sei até onde conseguiria chegar na Eurovisão mas seria de esperar que o júri lhe desse uma boa pontuação.

10 pontos
 
Luís Coelho - É uma balada lindíssima, bem interpretada, Ulrike é bastante competente, o instrumental é de outro mundo. Iria lutar pela vitória.

10 pontos

Luís Nepomuceno - O país do bacalhau, também conhecido por Noruega, seria representado por Ulrikke, com uma canção interpretada integralmente em inglês, “Attention”.  “Attention” é mais uma balada, num ano de muitas baladas. Com uma excelente música (um grande aplauso para a orquestração), a apresentação na final do Melodi Grand Prix foi tocante, com destaque para a utilização do violino e do violoncelo durante a performance.  Ulrikke tem uma voz excelente, suave e doce, mas bastante afinada. O refrão é, sem dúvida, das melhores partes da música e um dos melhores deste ano. Destaque também para toda a produção, que deveria manter-se em Roterdão. Passagem garantida à final, obviamente. Não seria uma das favoritas, mas seria uma ótima representante que deixaria os noruegueses bastante orgulhosos.

10 pontos

Paulo Lima - A Noruega traz, este ano, uma senhora voz. Potente e que sabe chegar à plateia. É uma voz que combina com o caracter misterioso da canção, que está muito bem produzida com toques muito modernos. Apresenta um espetacular crescendo, que resultaria muito no palco eurovisivo. Seria quanto a mim segura finalista, mas fora do top 10. Todavia peca pelo recurso a fórmula já também muito utilizada. Para o meu gosto musical, é canção que não me diz absolutamente nada, mas sei que tem muitos seguidores.

1 ponto

Pedro Fernandes - Muito embora “Attention” não fosse o meu tema favorito no MGP2020, tenho de reconhecer que era a escolha evidente pois é uma balada com qualidade e que causa (muito!) impacto. Se a Noruega ganhou o televoto no ano passado, este ano arriscava-se a ganhar o júri e, com um pouco de ajuda no televoto, poderia muito bem sair de Roterdão com mais um troféu para a coleção.

12 pontos

Tomás Nabais - A minha segunda favorita para vencer a edição deste ano (atrás de Itália). Mais uma balada, é certo, mas construída com pés e cabeça (nem de propósito: foi composta por um ex-concorrente da Eurovisão, Kjetil Mørland, um brilhante compositor) e que certamente iria agradar a uma grande parte dos júris. Tudo nesta música casa-se na perfeição desde o instrumental intrigante (aquele acordo do violino de início é sublime) e brilhante e depois a excelente  e perfeita voz de Ulrikke (uma das melhores), porém acho que lhe falta um pouco de emoção, mas no geral o pack desta canção é bastante agradável e poderia levar a Noruega a um dos melhores resultados de sempre. Certamente teve a minha “Attention”!


10 pontos

Vasco Miguel - Uma proposta moderna e atual, algo que a Noruega já está habituada a fazer nos últimos anos. Gosto bastante do instrumental, especialmente aquele violino e o violoncelo. Nota-se pela prestação da cantora, que ela sente realmente aquilo que canta. Passagem à final estaria garantida e acredito que facilmente chegasse ao Top10.

10 pontos
Total dos 33 comentadores: 298 pontos
 
Ver pontuações na íntegra AQUI



Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. NORUEGA: Ulrikke "Attention" - A parte final desta canção é uma obra-prima. Quando ela começa a sentir uma revolta interior por perceber que os seus intentos sucessivos derivados de uma paixão obsessiva não obtêm resposta da outra parte dá-se uma reviravolta no tom da sua voz poderosíssima que a forte instrumentalização da orquestra não deixa escapar e a acompanha de forma estrondosa. Sem dúvida para mim esta obra-prima mereceria a vitória se houvesse a consumação do festival. Dou: 12 pontos.

    ResponderEliminar