[OLHARES SOBRE O ESC2020] Roménia


Roménia
Intérprete(s): ROXEN
Tema: Alcohol You




Adão Nogueira -   Desde que ouvi as propostas da Roménia que “Alcohol you” é a minha favorita de todas. Uma balada que apresenta uma mensagem interessante, com trocadilhos inteligentes que criam um ambiente carregado de emoções. É uma música assombrosa, forte, mas ao mesmo tempo com um toque de vulnerabilidade, patente ainda mais na forma de Roxen a cantar e da sua própria voz. Ela encaixa perfeitamente na voz e personalidade de Roxen, que transmite todas as suas emoções de forma autêntica. Uma daquelas músicas que sem querermos nos transporta para outro lado.

12 pontos

Cláudio Gonçalves - Breyan Isaac, fixem este nome! Ele e um dos letristas de “Alcohol you”, em que consegue fazer este brilhante trocadilho entre o “I’ll call” e “Alcohol”, dando um toque interessante a esta canção que foi amor à primeira vista. Após este merecido destaque ao letrista, falemos da Roxen, aquela versatilidade na voz dela, primeiro algo insegura e emocional, para algo poderoso e seguro, faz com que “Alcohol you” fosse uma das minhas favoritas a um regresso mais que justo da Roménia a final e de certeza a um top 10. Sem dúvida conseguiria um reconhecimento do pais na Eurovisão. Aguardo ansiosamente por 2021 para ouvir o que a Roxen vai cantar no palco eurovisivo.
 
10 pontos

Diogo Martins -  Considerada uma das favoritas do ano, a Roménia traz uma balada moderna e poderosa. De facto, "Alchool you" era a melhor proposta das cinco apresentadas. Roxen é uma intérprete bastante competente e carismática e a atuação na final nacional foi muito boa. Podia perfeitamente colocar de novo o país nos lugares cimeiros.

7 pontos

João Barateiro - Roxen traz-nos "Alcohol You", uma balada contemporânea. A intérprete tem uma voz e uma personalidade que assentam bem nesta canção, apesar de demonstrar alguma insegurança ao vivo mas é notório que tudo é completamente adequado para ela – canção pessoal e melancólica cantada por uma jovem tímida. Em relação à canção, estamos perante uma melodia fortemente inspirada em Billie Eilish, revela uma grande qualidade musical, uma estrutura boa e vai progredindo ao longo dos 3 minutos, algo que acontecia menos notoriamente antes do revamp. No entanto a questão de não corresponder ao gosto do público eurovisivo aliada ao facto de não estarmos perante uma canção emotiva e impactante dentro deste registo musical – comparando, por exemplo, com “Tears Getting Sober” que tem uma produção mais clássica e instrumental, esta última tem uma melodia muito mais forte e com hipótese de impressionar o público. Percebemos então que faltava algo para que esta canção se tornasse uma candidata a um Top 5, porém o potencial existe e a canção mantém-se extremamente competitiva e é certamente valorizada por muita gente.

6 pontos

João Diogo - Esta é uma Roménia que talvez nunca tenhamos visto na Eurovisão: uma Roménia moderna, com uma boa canção pop, deste século, e sem truques baratos para agradar ao televoto. É uma Roménia sóbria apesar da canção se chamar “Alcohol You”. Era, sem dúvida, a melhor aposta que o país podia fazer para a Eurovisão mas nem tudo é perfeito. Primeiro, Roxen parece ter pouco à vontade em palco, falta-lhe alguma experiência por ventura, e a nova versão da canção acrescentou-lhe um ponto alto que não fazia falta nenhuma (soa a desnecessário e feito para agradar a quem tem problemas de concentração). Espero que a Roménia siga este caminho no próximo ano mas talvez seja melhor deixar a Roxen escolher a sua canção favorita e não organizar uma nova final nacional.


8 pontos

Márcia Santana - Palmas, vénias e todas as coisas boas para a Roménia! A Roménia acordou e trouxe-nos em 2020 aquela que eu considero ser a melhor entrada do país, sem sombra de dúvidas, na Eurovisão. A Roxen entrega-nos tudo. Boa interpretação, bom vocal. "Alcohol You" possui uma carga emocional lírica impressionante, dando um gostinho de modernidade com os arranjos e o instrumental que nos levam para outra dimensão. Brilhante!
  
12 pontos
 
Nuno Carrilho - Entre desaires e polémicas, a Roménia vive uma das suas maiores crises de resultados da história eurovisiva e, contra todas as minhas fracas expectativas iniciais, o ano de 2020 poderia ser uma reviravolta para o país. Uma canção bastante internacional e bem marcante, "Alcohol You" tinha todas as canções para um bom resultado em Roterdão. A atuação da final nacional não me convenceu e sinto ser o único ponto negativo nesta análise de pré-temporada.

8 pontos

Pedro Fernandes - Depois de 2 anos consecutivos a falhar o apuramento para a Grande Final, a Roménia decidiu pôr a carne no assador. Apesar de não ser um tema que me diga grande coisa, reconheço a qualidade que lhe está subjacente e não seria surpresa alguma ver “Alcohol You” a ter uma das melhores classificações da Roménia nos últimos 10 anos.

10 pontos

Ricardo Simões - “Alcohol You” simplesmente preenche todos os requisitos de uma boa balada. Muitas emoções estão aqui presentes, tristeza, saudade, esperança, e é esta versatilidade que vai fazer com que cada ouvinte atribua um significado próprio à canção. Para mim, sinto que ao longo dos três minutos evolui e termina abruptamente, várias vezes, no refrão só para recomeçar novamente com mais força. Como se fosse os altos e baixos pelos quais todos passamos, com a letra a remeter para o lado amoroso e nostálgico. A Roxen é simplesmente perfeita na interpretação e dá-lhe um toque especial. Uma excelente aposta vinda da Roménia. 

12 pontos


Total dos 33 comentadores: 285 pontos
 
Ver pontuações na íntegra AQUI


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. ROMÉNIA: Roxen "I'll call you" - Esta música torna-se intolerável para mim porque é sempre igual do princípio ao fim, é mais curtida se for escutada junto ao muro das lamentações. Podes ter a certeza que não é um sonho mas um verdadeiro pesadelo. Uma dor de peito não se cura com uma embriaguez, assim como um mal de amor não se cura com uma ressaca. Lamento anunciar aos admiradores desta frágil criatura que não fico embevecido quando ela troca "I'll call you" por "alcohol you" porque não me deixo apanhar com estes trocadilhos. Dou: 1 ponto.

    ResponderEliminar